Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Preciso falar com suporte do iffod não consigo entrar na minha conta
Denilso, tudo bem? Por favor, veja esse passo a passo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Olá no dia 30/06, fiz o pedido e o valor foi cobrado mas o Ifood cancelou meu pedido dizendo q não foi efetuado o pagamento. Entrei em contato com o suporte do Ifood para pedir o estorno do valor.
No meu cartão alelo (o que foi utilizado pra efetuar o pagamento) ainda não caiu o estorno. Ao entrar em contato com eles, me disseram que precisam de uma carta de vocês comprovando o cancelamento com as seguintes informações: nome do estabelecimento, data da compra, valor da compra e comprovação do cancelamento
Conseguem me ajudar com essa carta?
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Boa tarde ja tente fala com afood peli ajuda e não to conseguindo pq eu fiz pedido des do dia 31/07/2023 e não repassaro esse valor quero uma resposta
Claudia, tudo bem? Por favor, abra um chamado na aba de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro para verificarmos a situação do seu repasse.
Acabei de fazer uma compra, veio com item faltando, estou aqui no chat do aplicativo de vocês a meia hora sem resposta nenhuma. Muito descaso
Marilise, tudo bem? Por favor, você precisa falar com a gente através do item de Ajuda no aplicativo do iFood.
Boa tarde eu queria saber como faco para entrar no meu portal ifood sendo q vou entrar e da erro pede para re arregar oq eu deve fazer..
Oi Diego! Vamos te ajudar. Nesse cado voê pode entrar por uma guia anonima. Ou, se for o caso, você pode usar o fluxo de recuperação de conta. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Caso não consiga recuperar, entre em contato com a gente por DM no Instagram @ifoodparaparceiros
Fiz um pedido hoje 05/08/2023 de um bolo pela loja Sodie- Helena Maria o bolo veio totalmente revirado e a loja não me responde
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Não estou conseguindo deixar minha Lanchonete on line no ifood . Esta dando que o sistema esta pdv desconectado.
Rafael, tudo bem? Nesse caso, por favor, abre um chamado na aba de chamados e ajuda no Portal do Parceiro para verificarmos o que está acontecendo, combinado?
Perdi a máquina do ifood no dia 25/07/23, fiz boletim de ocorrência e enviei por e-mail, só que voltou um e-mail dizendo que tenho que fazer a solicitação pelo app, só que eu revirei o app e não encontro opção para fazer a solicitação, encaminhei no e-mail o BO e necessito uma nova máquina, por gentileza conseguem me dar um suporte decente?
Boa tarde
Fiz um pedido ontem ( pedido n° 2149 ) mandei reclamação ao restaurante ( sobre a qualidade do produto, estava c gosto e cheiro da carne do recheio da pizza compatível por estar crua, ou mal cozinha …. Porém como pedir ao ifood p acompanhar? O restaurante ainda não respondeu. isso é risco de contaminação alimentar
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
O ifood não me responde no WhatsApp.
Gente!! Preciso de receber meus valores que estão retidos com vcs. Já parei de usar a plataforma para não aumentar o valor! E não consigo uma solução
Priscilla, tudo bem? Por favor, você precisa acessar o Portal do Parceiro e abrir um chamado na aba de Chamados e Ajuda para verificarmos o que aconteceu com os seus repasses. Caso precise, você pode seguir o passo a passo para recuperar o seu acesso: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Olá boa noite
Tô me cadastrando e não tá sendo aprovado gostaria de saber oque tá acontecendo
Bom dia!
Gostaria de saber como faço para resgatar ums valores que estão presos no portal parceiros, estes valores já tem mais de uma semana e ainda não entrou na minha conta digital?
“Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.”
Boa tarde,
Infelizmente estou em débito com o Ifood e quero quitar meu boleto.
Como faço para que entrem em contato pelo whatsapp (71)985130090 ou email bomfimgleiton@gmail.com
Gleiton, tudo bem? Por favor, você precisa recuperar a sua conta com esse passo a passo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/ e depois abrir um chamado no Portal do Parceiro na aba de Chamados e Ajuda.
Olá, meu pedido não foi entregue ! Fiz o pedido 15:15 e são 17:42 ( a loja falou que já tinham saído com a entrega , sendo que o motoboy mudou umas 3 vezes ) paguei pelo pix , como obtenho o retorno ?!
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Olá, meu pedido não foi entregue ! Fiz o pedido 15:15 e são 17:42 ( a loja falou que já tinham saído com a entrega , sendo que o motoboy mudou umas 3 vezes ) paguei pelo pix , como obtenho o retorno ?!
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
estou precisando fazer alteração do cnpj E RECEBER MEU VALOR RETIDO NO MES DE JULHO E AGOSTO GOSTARIA MUITO DA AJUDA DE VCS
Antonio, nesse caso, você precisa abrir um chamado no Portal do Parceiro na aba de Chamados e Ajuda.
Como troca o número de telefone do cadastro do ifood
Boa noite , meu cadastro fica reprovando sendo que meus dados estão corretos e de acordo com o iFood entregador , simplesmente não aprova sem nenhuma explicação
Oi Julio! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Preciso de atendimento! Preciso contestar um cancelamento e não há opção no gestor de pedido. Como que faz para ter atendimento no ifood?
Valeria, tudo bem? Nesse caso, você pode abrir um chamado na aba de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro.
Boa noite na da de ontem 07/08 fiz uma compra com pagamento via Pix fiquei sem comunicação q meu telefone descarregou na HR q fui olha no app já estava como entregue como q faço para ter meu reembolso
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
no dia 08/08/2023 as 22:12 fiz um pedido pelo app do.ifoos de 20.esfirra que seria retirado na.loja habibis e até a 00:42 a entrega não foi feita falei com a atendente do.habibs ela.disse que já tinha sido retirado pela entregadora Rosemary amorim até agora não foi e ainda foi descontado da minha conta quero o estorno do valor na minha conta o mais rápido possível decepcionada demais
Oi, Marcela. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?