Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Olá no dia 30/06, fiz o pedido e o valor foi cobrado mas o Ifood cancelou meu pedido dizendo q não foi efetuado o pagamento. Entrei em contato com o suporte do Ifood para pedir o estorno do valor.
    No meu cartão alelo (o que foi utilizado pra efetuar o pagamento) ainda não caiu o estorno. Ao entrar em contato com eles, me disseram que precisam de uma carta de vocês comprovando o cancelamento com as seguintes informações: nome do estabelecimento, data da compra, valor da compra e comprovação do cancelamento
    Conseguem me ajudar com essa carta?

    1. Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

    2. Boa tarde ja tente fala com afood peli ajuda e não to conseguindo pq eu fiz pedido des do dia 31/07/2023 e não repassaro esse valor quero uma resposta

      1. Claudia, tudo bem? Por favor, abra um chamado na aba de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro para verificarmos a situação do seu repasse.

  2. Acabei de fazer uma compra, veio com item faltando, estou aqui no chat do aplicativo de vocês a meia hora sem resposta nenhuma. Muito descaso

  3. Boa tarde eu queria saber como faco para entrar no meu portal ifood sendo q vou entrar e da erro pede para re arregar oq eu deve fazer..

    1. Fiz um pedido hoje 05/08/2023 de um bolo pela loja Sodie- Helena Maria o bolo veio totalmente revirado e a loja não me responde

      1. Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?

        Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  4. Não estou conseguindo deixar minha Lanchonete on line no ifood . Esta dando que o sistema esta pdv desconectado.

    1. Rafael, tudo bem? Nesse caso, por favor, abre um chamado na aba de chamados e ajuda no Portal do Parceiro para verificarmos o que está acontecendo, combinado?

  5. Perdi a máquina do ifood no dia 25/07/23, fiz boletim de ocorrência e enviei por e-mail, só que voltou um e-mail dizendo que tenho que fazer a solicitação pelo app, só que eu revirei o app e não encontro opção para fazer a solicitação, encaminhei no e-mail o BO e necessito uma nova máquina, por gentileza conseguem me dar um suporte decente?

  6. Boa tarde
    Fiz um pedido ontem ( pedido n° 2149 ) mandei reclamação ao restaurante ( sobre a qualidade do produto, estava c gosto e cheiro da carne do recheio da pizza compatível por estar crua, ou mal cozinha …. Porém como pedir ao ifood p acompanhar? O restaurante ainda não respondeu. isso é risco de contaminação alimentar

    1. Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  7. Gente!! Preciso de receber meus valores que estão retidos com vcs. Já parei de usar a plataforma para não aumentar o valor! E não consigo uma solução

  8. Bom dia!
    Gostaria de saber como faço para resgatar ums valores que estão presos no portal parceiros, estes valores já tem mais de uma semana e ainda não entrou na minha conta digital?

    1. “Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.”

  9. Olá, meu pedido não foi entregue ! Fiz o pedido 15:15 e são 17:42 ( a loja falou que já tinham saído com a entrega , sendo que o motoboy mudou umas 3 vezes ) paguei pelo pix , como obtenho o retorno ?!

    1. Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  10. Olá, meu pedido não foi entregue ! Fiz o pedido 15:15 e são 17:42 ( a loja falou que já tinham saído com a entrega , sendo que o motoboy mudou umas 3 vezes ) paguei pelo pix , como obtenho o retorno ?!

    1. Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  11. estou precisando fazer alteração do cnpj E RECEBER MEU VALOR RETIDO NO MES DE JULHO E AGOSTO GOSTARIA MUITO DA AJUDA DE VCS

  12. Boa noite , meu cadastro fica reprovando sendo que meus dados estão corretos e de acordo com o iFood entregador , simplesmente não aprova sem nenhuma explicação

  13. Preciso de atendimento! Preciso contestar um cancelamento e não há opção no gestor de pedido. Como que faz para ter atendimento no ifood?

  14. Boa noite na da de ontem 07/08 fiz uma compra com pagamento via Pix fiquei sem comunicação q meu telefone descarregou na HR q fui olha no app já estava como entregue como q faço para ter meu reembolso

    1. Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  15. no dia 08/08/2023 as 22:12 fiz um pedido pelo app do.ifoos de 20.esfirra que seria retirado na.loja habibis e até a 00:42 a entrega não foi feita falei com a atendente do.habibs ela.disse que já tinha sido retirado pela entregadora Rosemary amorim até agora não foi e ainda foi descontado da minha conta quero o estorno do valor na minha conta o mais rápido possível decepcionada demais

    1. Oi, Marcela. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?

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