Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. oi boa tarde a um tempo atraz criei uma loja no ifood e trabalhei durante um tempo mas por motivos pessoais não continuei mas agora estou querendo reabir minha loja e não estou conseguindo acessa la não sei pq

  2. Estamos com problemas para enviar msg para os clientes depois que o pedido foi despachado, toda vez que tentamos acessar o chat aparece a mensagem “tente novamente” e não resolve. Só depois que o cliente concluído o recebimento conseguimos o chat acessar novamente e responder os questionamentos dos clientes .

  3. “UMA VERGONHA” esse atendimento novo via ASSISTENTE VIRTUAL do ifood, estou tentando chamar alguem no chat ja faz mais de 1:30 e estou deixando para fotografar e abrir reclamação no reclame aqui, vai adiantar alguma coisa ? logico que não !!!!

  4. Tô tentando resolver um problema de repasse faz um mês e vocês não resolvem, estou aguardando o contato desde o início do mês já estamos no final do mês e nada de solução do problema de repasse, a única coisa que disseram era que minha conta estava errada o que não é verdade pois já fizeram um repasse no valor de 52,00. E outra eu só tenho contas digitais, falar por telefone com vocês mas vocês não tem um canal que funcione absurdo. Quem vai arcar com juros nas minhas contas devido ao atraso de vocês pra pagar, parem de me enrolar e depositem o que vocês me devem ou terei; que procurar a justiça pra resolver.

  5. tentando resolver um problema de repasse faz um mês e vocês não resolvem, estou aguardando o contato desde o início do mês já estamos no final do mês e nada de solução do problema de repasse, a única coisa que disseram era que minha conta estava errada o que não é verdade pois já fizeram um repasse no valor de 52,00. E outra eu só tenho contas digitais, falar por telefone com vocês mas vocês não tem um canal que funcione absurdo. Quem vai arcar com juros nas minhas contas devido ao atraso de vocês pra pagar, parem de me enrolar e depositem o que vocês me devem ou terei; que procurar a justiça pra resolver.

  6. Preciso resolver problema de repasse, minha conta está inativa por “várias pendências e não consigo entrar em contato com NINGUÉM pra falar sobre! É urgente! Me ajudem.

    1. Oi, Arthur. Para que a gente consiga te ajudar, é necessário que nosso time analise seu cadastro. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

      1. Lucas, tudo bem? Para alterar os seus dados bancários, você precisa acessar o Portal do Parceiro, clicar na aba de Chamados e Ajuda para solicitar a troca.

  7. OLA , ESTOU TENTANDO ENTRA EM CONTANDO COM VCS JA TEM MAIS DE UM MES.
    MEU REPASSE NAO FOI FEITO ATE HOJE! ESTAR TUDO CADASTRADO CORRETAMENTE , ESTAR TUDO CERTO E ND DO DINHEIRO CAIR E ND DE CONSEGUIR FALAR COM VCS!

  8. falta de respeito e responsabilidade com os parceiros de vcs , fora que quem estar representando vcs nunca dão um suporte. Somem do nd!! na hora de cadastra e um inferno de tanto ligar.
    tem mais de mes pra receber um repasse e nd, ficam so arrolando.

  9. Olá, o que está ocorrendo que o repasse não foi feito? Não estou conseguindo contato vias fone, chats e executivo.

    1. Oi, Samantha. Temos uma equipe de suporte à disposição para ajudar você. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Se já tiver feito isso, pedimos que aguarde o prazo de até 7 dias para análise, beleza?

  10. Boa noite, tenho 2 perguntas! Eu vi em um pedido aqui da adega que mesmo com motoboy do ifood aqui dolado e o meu pedido eu ja ter colocado pronto e ta só esperando motoboy, não toca pra eles de imediato assim que dou baixa pronto. Ifood deixa pra jogar pros motoboy faltando 10min do tempo maximo que tem pra buscar e levar ate cliente. Vi que no perfil da minha loja o tempo de espera/entrega ta 78min não teria como diminuir isso maximo que der ?

    Outra pergunta, hoje saiu um pedido pelo ifood Gabriel Miranda
    Pedido #0016●Feito às 17:10, motoboy veio ate a adega retirou pedido, chegando proximo da casa do cliente ele foi e colocou isso Status do pedido
    Cancelado
    Motivo: O pedido não cabe na bag.

    não entregou pro cliente e sumiu com nossa mercadoria! E agora pra nós ta aparecendo que foi CANCELADO PELO RESTAURANTE e não fomos por nós!! eu preciso urgente resolver isso.

    grata desde ja

    1. Oi, tudo bem? Vamos te ajudar! Atualmente, para parceiros com o Plano Entrega, o tempo é calculado pela Inteligência Artificial do iFood. Caso você queira alterar seu tempo do pedido, é recomendado treinar a ferramenta sobre o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Saiba mais sobre o tempo do pedido aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido 😉 Já para falar sobre o cancelamento, acione nosso time pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda, beleza?

  11. Olá, tenho um CNPJ MEI, alterei o CNAE a 03 dias para poder cadastrar como parceiro IFOOD, mas mesmo depois de 03 dias continuo recebendo mensagem na hora de criar conta digital Ifood dizendo que meu CNAE não é compatível, mas o CNAE é o 5611-2/01.

    1. Ei, Filipe! Às vezes é necessário um prazo maior para que as informações da receita atualizem no nosso sistema. Para que a gente consiga te ajudar melhor, envie um direct para nosso Instagram @ifoodparaparceiros, combinado?

  12. Olá, minha loja no ifood foi cancelada, tenho repasse para receber já foi aberto o chamado, recebi um e-mail dizendo que a partir do dia 15 de agosto estava liberado para saque no banco Itaú, fui lá no dia 21 e não estava liberado, estou tentando falar com alguém e não obtenho resposta, não consigo acessar mais o portal depois que minha loja foi cancelada. Preciso de ajuda para saber se o valor já está liberado para saque.

    1. Oi, Clara! Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  13. Gostaria de relatar sobre um promoção e quando vou fazer o pedido some o valor da promoção

  14. Bom dia, ontem realizei pedido e não recebi, já tentei todas as maneiras solicitar o reembolso e não tem essa opção disponível, não é justo pagar por um produto e a plataforma nem se quer me respondeu encima.

  15. Péssimo suporte sou entregador estou tentando acessar minha conta de entregador o aplicativo constantemente dando erro o código nunca chega utilizo meu telefone cadastrado como maneira de acesso a conta insiro as informações tudo corretamente aparece a mensagem que o telefone email ou senha estão incorretos um erro da própria plataforma que não possibilita um maneira de contato em tempo real com o suporte

    1. Oi Lucas, tudo bem? Por aqui, a gente não consegue acesso aos dados dos entregadores, por isso, por favor, acesse o seu aplicativo iFood para Entregadores e clique no ícone de Ajuda.

  16. Boa Noite não consigo entra na minha conta do ifood porque não lenbro a senha do aplicativo nem o imel cadastrado

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