Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Bom dia to rodando a madrugada igual um maluco e só recebi 30 reais no ifood hoje, quero saber o porque?
Pablo, nesse caso, você pode abrir o seu aplicativo e consultar o seu extrato de valores, combinado?
é muito Dificil entrar em contato com o Ifood no inicio aparecia o atendimento no chat mais agora fica perguntas prontas e nao tenho nenhum retorno é muito ruim trabalha com app que nao tem um atendimento pessoal apenas respostas prontas
Fiz o meu cadastro em belo horizonte, agora estou morando em contagem não estou recebendo pedidos, o que devo fazer ??
Marcos, tudo bem? Por favor, clique em ajuda no aplicativo iFood para Entregadores e peça para alterar a sua localização.
Boa noite tenho uma loja na plataforma de vocês estou com problemas de receber os repasses de valores desde do dia 30 tem um valor pendente e até o momento continua pendente e outro valor que estava pra cair hoje e também não caiu podem me ajudar
Ana Lucia, tudo bem? Por favor, você precisa abrir um chamado no Portal do Parceiro na aba de chamados e ajuda.
Oi hj dia 06/09/23 recebi uma msg que tinha violado o termos de condições de uso do app, não sabendo qual tinha sido o termo de uso tenha uma nota de esclarecimento mais por eu não saber qual o termo tinha sido violado não consegui me justificar, agora sabendo qual foi termos venho por meio dessa informar que no dia 29 /08 /23 meu telefone foi furtado então deve ter sido por isso que foi feito várias vezes o reconhecimento facial por outro pessoa, e MH conta acabou sendo desativada definitiva eu preciso MT do app pois sempre trabalhei certo pq dependo do app para ganha o sustento da MH família
Jackeline, tudo bem? Para esse caso, por favor, clique no botão Ajuda do aplicativo iFood para Entregador.
Perdi o número de telefone ao qual meu cadastro do ifood era atrelado. Não consigo mais acessar o portal pois a autenticação de 2 fatores envia o código para o telefone antigo. Poderia né ajudar por gentileza ?
Alberto, tudo bem? No canto inferior esquerdo da página do login, você poderá ver um ícone “?” em azul, clicando nele é possível abrir um chamado para o time de atendimento, basta preencher as informações e aguardar o contato.
Olá, Boa noite não estou conseguindo acessar meu dispositivo novo,por que o outro quebrou
Crislerson, tudo bem? Nesse caso, você precisa acessar o botão de ajuda e continuar o atendimento com o nosso time, combinado?
Tem uma loja na minha região qje comprava sempre e agora aparece fechada. Verifiquem o que é por favor.
Aline, tudo bem? Nesse caso, a loja que define quando vai abrir ou fechar. Mas, você pode buscar o seu produto em outras lojas da região! 😉
Fui fazer uma entrega e não recebi o valor da taxa apenas o valor da promoção do dia que era 3,00 e o valor da corrida não recebi … Quero resolver isso e não consigo de forma alguma
Anderson, tudo bem? Por favor, acesse o aplicativo iFood para Entregadores e clique no botão Ajuda.
Meu aplicativo entregadores foi bloqueado há culpa foi da loja vcs não colocam opção de loja erro no sistema deles
Rudi, tudo bem? Por favor, acesse o aplicativo iFood para Entregadores e clique no botão de ajuda.
Olá , sou parceiro entregador Ifood porém não estou conseguindo acessar o app para trabalhar pois estou sem acesso ao email cadastrado no Ifood, preciso trocar o email pra ter acesso novamente , podem me ajudar ? Email sem acesso : davidffreitas@hotmail.com.br
Preciso alterar para o email
davidfrancofreitas81@gmail.com.
Aguardo sua ajuda .
David, tudo bem? Por favor, acesse o aplicativo ifood para Entregadores e clique na aba de Ajuda.
ola tou com poblema perde minha conta e cadastrado ifood.nao consigo falar com ninguem
Maristela, tudo bem? Por favor, faça esse passo a passo para recuperar a sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Realizei um pedido o mesmo foi cancelado e não foi estornado o valor para meu cartão e não estou conseguindo contato com o suporte
Juliana, tudo bem? Por favor, acesse o campo de Ajuda no aplicativo iFood.
Não consigo acessar minha conta e não consigo recuperar a senha, alterei meu número de telefone
Alan, tudo bem? Por favo, faça esse passo a passo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Quero mudar o número de telefone mais não consigo
Ricardo, tudo bem? Nesses casos, por favor, veja esse passo a passo para recuperar a sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Não consigo acessar minha conta
Max, tudo bem? Por favor, realize esse passo a passo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Estou com um problema sério em questão dos meus repasses, porque minha conta digital ifood foi bloqueada porém não consigo de nenhuma forma entrará em contato com a central para solucionar o meu problema
Patricia, tudo bem? Por favor, nesse caso, você precisa abrir um chamado no Portal do Parceiro na aba de Chamados e Ajuda para analisarmos o seu caso, combinado?
Ola bom dia, estou com problema pra entrar no aplicativo Ifood entregador
Qual email pra estar pedindo ajuda?
Edmilson, tudo bem? por favor, você precisa clicar na aba de Ajuda do aplicativo iFood para Entregador.
Estou tentando abrir um chamado, mas não consigo pois o portal não redireciona para o lugar correto.
Otavio, tudo bem? Por favor, faça o acesso novamente e clique na aba de Chamados e Ajuda.
Boa tarde
Não consigo receber meu repasse semanal, estou a mais de 10 dias tentando alterar os dados bancários e não consigo! Preciso de uma solução com certa urgência
Necessito doa valores para repor meus insumos.
Cyntia, tudo bem? Nesse caso, por favor, abra um chamado no Portal do Parceiro na aba de Chamados e Ajuda.