Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Não estou conseguindo ter acesso ao aplicativo entregador
    Por favor alguém me ajude
    Infelizmente Ifood não suporte e não responde os e-mails

  2. Boa tarde!

    Meu nome é Kauene, falo da Mecasul – Mercedes Benz, estou entrando em contato para saber da possibilidade de uma parceria ou prestação de serviço de vocês.
    Estamos localizados na Br 158, que não possui estabelecimento alimentício por perto, estamos estudando a possibilidade de disponibilizarmos um cupom de desconto para nossos clientes.
    Nosso público são em sua maioria caminhoneiros, que poderiam usar o app nas cidades disponíveis. Gostaria de saber se existe essa possibilidade e como poderia ser feito.

    Obrigada desde já.

    1. Oi, Kauene. Nos mande um direct para o Instagram (@ifoodparaparceiros) para entendermos melhor, beleza? ?

  3. Boa noite, comecei no ifood a 1 mês, gostei muito do aplicativo, mais a 3 dias ficou online mais de 3 hs sem receber se quer 1 chamada. Estou disposto a fazer o melhor para garantir uma renda pra ajudar na criação das minhas filhas. Mais as vezes acabo desanimando por ficar muitas hs parado sem fazer se quer 1 entrega. Gostaria de entender o porquê isso acontece. Desde já agradeço a atenção

    1. Oi, Marcos. Nos mande um direct pelo Instagram (@ifoodparaparceiros) que vamos te ajudar, ook?

  4. Estou tentando falar com suporte e ninguém me responde ou simplesmente finalizam o chamado como se tivesse solucionado o problema, fiz uma compra do qual a mesma não foi entregue e consta como se tivesse, eu puxei na câmera sequer passou carro no horário que consta a finalização do pedido e isso vocês podem confirmar e só olhar onde esse motorista finalizou e como se ele não tinha o código que é solicitado no final da corrida, bem eu não irei me confirma com esse absurdo até por se tratar de valor alto se a plataforma não me dá o respaldo ou suporte acionarei os órgão competentes procon justiça

    1. Oi Danielle. Sentimos muito por essa situação. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  5. o meu repasse nao caiu no dia certo, e mandei mensagem pro bando do ifood e nao resolvel . eu nao entendo como pode nao ter um telefonema pra entrar em contado com o ifood so por mensagem sendo q nao ajuda em nada e sempre um emburrando pro outro atender e nada resolve

  6. preciso falar sobre um pedido, abri uma solicitação de ajuda mas não resolveram o meu problema e agora não consigo abrir outra solicitação!

    1. Oi Luis Felipe. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  7. Bom dia td bem eu queria saber porque ficou desponive e não recebo rota e por q tão baixando meu escore sempre trabalhando certinho aqui na plataforma nunca tive problema argulm

  8. Olá me chamo ryann e estou com problemas no meu login do ifood entregador. clico em {esqueci minha senha} e a tela aparece que está com erro. e preciso arrumar isso logo pois preciso trabalhar .Obrigado desde já, aguardo o retorno de voces.

  9. Nao estou conseguindo entrar no aplicativo de entregador como faço pra resolver esse problema

  10. Minha conta já foi aceita pra trabalhar, mais quando eu abro ela fica dando falha de carregamento, por favor me ajude resolver logo isso eu preciso trabalhar .

  11. Fiz um pedido no Ifood, comprar do mercado Nossa Kasa e o entregador veio mais buzinou no portão errado. Voltou com meu pedido e deu pedido cancela sem reembolso, tenho 4 crianças em casa e não posso ter esse prejuízo. Fui até o mercado e realmente me disseram que o erro foi do entregador. Preciso retirar ou solicitar outra entrega da mesma pois tive apoio do mercado pra entrar em contato com vocês. ELes tentaram o mesmo na minha frente, tentei falar no chat ainda não obtive resposta. Sou cliente a mto tempo e nunca passei por tamanho desgosto

    1. Oi, Estevao. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  12. ola….
    uma cliente fez o cancelamento da venda sabendo que seu pedido ja tinha saindo pra entrega agiu de má fé pq no sistema n ifood nao deveria aceitar cancelar quando o pedido esta a caminho do cliente en agora fico prejuizo cliente tinha pagamento online.
    cliente :elisa manuela pedido:4205 localiador:7975848

  13. Não estou conseguindo acessar minha conta coloco meu gmail correto minha senha correta a página quando carregar para entregar no app da erro me ajudem a resolver esse problema

  14. Bom dia fiz um pedido ontem pelo ifood na loja kfc shopping bela vista e veio faltando lanche n consigo falar com a loja paguei 105 reais nada paguei e os funcionários com falta de atenção n colocou meu pedido completo aguardo o estorno ou meu lance

    1. Oi Fabia, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  15. Prezados,

    Conforme informado 1 mês do clube grátis o meu acabo cobrando uma taxa indevida cancelei antes porque não estava utilizando e agora queria o estorno do valor mas não acho opção para chat com o ifood por aplicativo

    1. Oi, Yuri. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

    1. Pamela, tudo bem? Por favor, no canto inferior esquerdo, você poderá ver um ícone “?” em azul, clicando nele é possível abrir um chamado para o time de atendimento, basta preencher as informações e aguardar o contato.

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