Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

    1. Andre, tudo bem? Ao finalizar o seu cadastro, você receberá um e-mail. Caso não tenha recebido, por favor, faça o seu cadastro novamente.

    1. Oi, Heberte. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  1. Cara eu fui fazer a minha conta aí fui colocando meus dados, aí na hora de colocar o meu número eu errei e apertei próximo, aí eu fui clicar pra voltar e volto literalmente tudo, aí eu coloco meus dados dnv conta que meu cpf já está registrado. Teria como eu conversa com uma atendente humana pra tentar resolver a minha situação

    1. Adriano, tudo bem? Não realizamos chamadas telefonicas para atendimentos. Por favor, abra um chamado no Portal do Parceiro na aba de Chamados e Ajuda.

  2. Boa noite eu perdi meu celular e nao consigo mas acesso em minha conta quero troca o numero do telefone e email

    1. João, tudo bem? No canto inferior esquerdo, você poderá ver um ícone “?” em azul, clicando nele é possível abrir um chamado para o time de atendimento, basta preencher as informações e aguardar o contato.

  3. Estou tendo problema para acessar meu portal. Sempre aparece um erro ao abrir a página e não consigo colocar pra recuperar pois o número que foi cadastrado não tenho mais. Não consigo falar com suporte.

    1. Jackson, no canto inferior esquerdo, você poderá ver um ícone “?” em azul, clicando nele é possível abrir um chamado para o time de atendimento, basta preencher as informações e aguardar o contato.

  4. Estou com problemas no portal do parceiro, fiz o cadastro no site. O cadastro ocorreu normalmente, recebi o contrato por e-mail, não consigo entrar para inclui o cardápio. Ao tentar fazer login novamente aparece uma mensagem de erro, dizendo que não existe cadastro com esse e-mail e CNPJ.
    Gostaria de uma solução, já tentei entrar em contato e não obtive retorno.

    1. Maria, tudo bem? Você pode tentar fazer um novo cadastro ou clicar no canto inferior esquerdo, você poderá ver um ícone “?” em azul, clicando nele é possível abrir um chamado para o time de atendimento, basta preencher as informações e aguardar o contato.

  5. Recebi o contato de uma moça se dizendo funcionária do ifood querendo que eu assine um contrato que não da pra ler, gostaria de saber se vcs trabalham dessa forma?

    1. Cintia, tudo bem? Somente atuamos com casos de cadastro de novas lojas, mas sempre enviamos contratos que você abrir e realizar a leitura antes de assinar. Nesse caso, orientamos a não assinar nenhum documento ou realizar pagamentos antes de conseguir ler o contrato, tudo bem?

  6. Sou um motoqueiro parceiro, faço tudo certo e da melhor maneira possível para lojas e clientes. Faço do Ifood minha fonte de renda número 1 . Preciso muito que vcs levante a minha conta para o score 3 novamente. Devido a alta quantidade de motos na minha região, eu não consigo manter a quantidade de pedidos na semana .

  7. Meus pedidos estão sendo cancelados automaticamente e agr .Inha loja está fechada por conta dos pedidos cancelados. Não consigo abrir um chamado

  8. Boa noite, preciso de algum contato para que eu possa alterar meu celular pois troquei meu telefone e agora não consigo mais acessar minha conta

  9. Fiz um pedido no ifood na loja Melo flores II, no dia 22/09/23 para se entregue às 16h e nunca foi entregue, quero meu reembolso, pois foi uma falta de respeito pois era para uma pessoa em tratamento do câncer. Pedido n. 4042

    1. Oi Glaucia! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  10. Boa noite estou muita revoltada pois primeira vez que faço pedido eles não me entregaram cancelaram sem minha autorização e não me reembolsaram meu pagamento com pix ??????❓❓❓❓

    1. Oi, Adriana. Sentimos muito por essa situação, esse não é o padrão dos nossos paceiros no iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?

  11. Boa tarde, queremos ser parceiros a todo momento mais não tem neuma complexidade em uma rota para coleta a 27,3 km, não dá pra entender esta rota pq na região não tem motoboy, por duas vezes aceitei uma corrida com 25km e qdo faltava 1 minutos para a chegada na coleta o pedido foi deslocado sendo que vocês estavam visualizando onde eu estava que esta próximo da chegada mesmo assim deslocou a corrida, neste caso é preciso compreensão pq se acontece o meu deslocamento e totalmente em vão causando prejuízos e gastos, além de ser chato este fato acontecer. Obrigado agradeço pela oportunidade de me expressar.

  12. oi boa noite tenho uma loja no ifood mais faz tempo que esta fechada ,não alembro o email que coloquei e nem a senha

  13. Bom dia, gostaria de comprar um iFood Card para dar de presente. Mas nao consigo pagar pelo cartao de debito.
    Grazie

    1. Oi Camia! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  14. Troquei de número do celular e não consigo acesso no Ifood,porém o aplicativo indica que tenho um cadastro ,mais não consigo acesso mesmo redefinindo a senha e com o código de segurança!!

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