Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Infelizmente o Chat está com problemas já há alguns dias!! Já entrei em contato mas o problema persiste..

    1. Oi, Felipe! Primeiramente, muito obrigado por reportar esse problema. Estamos trabalhando firme para melhorar nossas ferramentas e oferecer recursos que ajudem, cada vez mais, os parceiros a terem uma operação mais eficiente. Por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam oferecer uma experiência melhor a você: confira aqui o que tem sido feito. Para solucionar esse problema que você indicou, clique aqui e confira se você está com a versão atualizada do seu Gestor de Pedidos. Caso continue tendo problemas, entre em contato com nossa equipe de suporte, para que possamos investigar melhor e entender como ajudar você. Aproveite para assinar nossa newsletter e continue recebendo mais conteúdos diretamente no seu e-mail.

  2. Boa tarde, não consigo abrir uma loja no app, neu cnpj consta como se ja houvesse sido utilizado, só que eu fiz o cnpj a poucos dias e não cadestrei em nenhum lugar.

    1. Oi, Mayko! Há uma conta ativa. Caso você não recorde o e-mail utilizado, sugerimos que siga os seguintes passos, por favor: logo abaixo da caixa de login do Portal do Parceiro há um botão chamado “Esqueci meu e-mail”. Você pode clicar nessa opção e preencher o formulário para que nossa equipe investigue o problema.

  3. Boa tarde! Amei as dicas de vcs, sempre faço isso mesmo. Infelizmente, recebi semana passada uma avaliação ruim, foi a primeira, mas fico muito triste, pois a avaliação do cliente foi extremamente grosseira, mas sei que acontece. Mas, gostaria de esclarescer uma dúvida com vcs, esse mesmo cliente, ficou extremamente chateado com o tempo de espera, mesmo após eu ter confirmado pedido pronto e aberto o chat para avisar que a refeição estava pronta e só aguardando o entregador parceiro do Ifood. Minha dúvida é: O cliente não sabe quando a responsabilidade de entrega é do Ifood, e que, quando o pedido será pago em cartão de crédito, é preciso encontrar um entregador parceiro que tenha a maquininha do Ifood? Desde já agradeço! Atenciosamente! @alquimiadosaborre.

    1. Oi, Rejane! Como vai?
      Poxa, a gente sente muito pela avaliação negativa que você recebeu. Mas não desanime! Temos certeza que você faz sucesso com muitos clientes.
      Respondendo a sua dúvida: o cliente visualiza o tempo total do pedido, que é o tempo do preparo mais o tempo da entrega. Caso você acredite que a reclamação tenha relação com uma experiência negativa que o cliente teve na entrega, você pode solicitar ajuda do nosso time de suporte para fazer a moderação da avaliação. Para isso, acesse o Portal do Parceiro e conte com nossos canais de atendimento.

      1. Olá, bom dia. Aconteceu comigo também. Minha pontuação caiu por causa do ifood e entregador. Cliente pediu e na hora de pagar com o cartão de crédito… quis pagar em dinheiro para o motoboy. O mesmo recusou pois não pode receber valores em dinheiro. E cancelou o pedido do cliente. O cliente avaliou a minha loja com nota 1. Eu entrei contato com ifood e minha nota continua baixa. Então as notas só vem para o restaurante e motoboy… mas não para o aplicativo ifood. Precisar deixar claro para o cliente que não recebeu em dinheiro.

  4. No momento nós só temos acesso ao gestor de pedidos pelo celular, e por lá o chat quase sempre dá erro. ? Ou então o cliente envia mensagem e não chega a notificação ?

    1. Oi, Ana! Esperamos que você esteja bem. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto. Por isso, queremos que você saiba que já estamos estudando esse assunto em busca de soluções que melhorem a experiência dos nossos parceiros com a gente. Por isso, convido você a conferir este post para entender as iniciativas que estão sendo tomadas. Por enquanto, oriento você a tentar atualizar o aplicativo. Avalie também a possibilidade de usá-lo pelo computador. Aproveite para assinar nossa newsletter e receba as próximas novidades diretamente no seu e-mail. ?

  5. Boa Noite. Eu não consigo falar com o cliente pelo chat,já tentei várias vezes não permite,só quando o cliente envia msg pra mim. Tô triste tive avaliação ruim por não poder conversar e explicar algumas questões pra o cliente.me ajuda. Grata..

    1. Oi, Natalia! Primeiramente, muito obrigado por reportar esse problema. Estamos trabalhando firme para melhorar nossas ferramentas e oferecer recursos que ajudem, cada vez mais, os parceiros a terem uma operação mais eficiente. Por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam oferecer uma experiência melhor a você: confira aqui o que tem sido feito. Para solucionar esse problema que você indicou, clique aqui e confira se você está com a versão atualizada do seu Gestor de Pedidos. Caso continue tendo problemas, entre em contato com nossa equipe de suporte, para que possamos investigar melhor e entender como ajudar você. Aproveite para assinar nossa newsletter e continue recebendo mais conteúdos diretamente no seu e-mail.

  6. Pq é tão difícil entrar em contato com o ifood?
    Estou a meses sem acesso com meu gestor de pedidos e portal do parceiro o telefone do ifood não existe,os outros meios de comunicação não respondem.Uma merda de atendimento , com isso eu vou perdendo vendas e clientes

    1. Oi, Amanda! Esperamos que você esteja bem. Estamos trabalhando para oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos estabelecimentos parceiros. Confira as ações que tem sido tomadas.

      Para recuperar o acesso às ferramentas, sugerimos que você utilize o recurso de recuperar e-mail do Portal do Parceiro. Lá você poderá preencher um formulário informando suas informações, para que nosso time interno ajude você nesse assunto!

  7. Não estou conseguindo acessar meu gestor de pedidos e portal do parceiro, peço que resolver isso o mais rápido possível

    1. Oi, Saulo. Infelizmente ainda não temos essa funcionalidade implementada nas nossas ferramentas, mas com certeza é uma ótima melhoria para nossos produtos. Vamos estudá-la internamente e esperamos trazer boas notícias em breve. Por enquanto, nossa sugestão é que você deixe as mensagens padrões salvas no bloco de notas, para que possa copiar e colar com facilidade. 😉

  8. Bom dia. Estou tendo problemas com atualização de cardapio faz mais de 1 mes, não consigo fazer alteração e colocar preços.

    1. Oi, Daniela. Para te ajudarmos com isso, precisamos que entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro, fica no menu lateral. 🙂 Assim, nosso time interno vai poder analisar e te dará um retorno. 🙂

  9. Minha loja esta fechada, mas tem um cliente me mandando msgs, como respondê-lo??
    So recebo notificações! mas n abre nada!!

    1. Oi, Keyson. Você não consegue responder pelo Gestor de Pedidos? Lá aparece também a opção de chat com o cliente. Caso tenha alguma dificuldade, entre com seu login e senha no Portal do Parceiro e clique em https://portal.ifood.com.br/cases/help – para podermos te ajduar. 😉

  10. Ola preciso de suporte do ifood. Nao consigo falar com ninguem. Nao consigo acessar o portal do parceiro e ninguem consegue me ajudar. Faz 5 dias que estou com o restaurante fechado. Pode me ajudar. Preciso de suporte.

    1. Oi, Denis. Encaminhamos seu comentário ao time responsável e, se o e-mail utilizado aqui for o mesmo do Portal, vamos buscar uma solução para o caso, tá bom? 🙂 Caso o e-mail seja diferente, preenche este formulário aqui: https://forms.gle/H7Y3YPjMeT9R5N7w5. Nosso time vai te atender. 🙂

  11. Boa noite eu fiquei um bom tempo sem abrir o restante agora voltei a trabalhar quero voltar a trabalhar com o aplicativo do Ifood sendo que eu esqueci a minha senha não tenho mais acesso o meu email cadastrado nem tenho chip

    1. Oi, Ezequiel. Entra em contato com o nosso time pelo chat em https://parceiros.ifood.com.br/restaurante, clicando no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela. Depois disso, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉

  12. Boa tarde, preciso de ajuda, pois estou implantando novamente a ativação de uma rede de ifood, porém o antigo gestor havia cadastrado no email pessoal, e não temos mais contato com ele para poder recuperar a senha e nem sabemos o login, e provavelmente o contrato foi encaminhado para o email próprio dele.
    Preciso de um suporte urgente!
    Por favor entra em contato comigo o quanto antes, implantei o ifood em outras casas, porém preciso que alguém me auxilie o quanto antes

  13. Boa noite!
    Quero cancelar meu pedido de conta para fazer entrega, que está em análise a anos.
    Como faço pois não consigo recuperar minha senha para fazer o cancelamento

    1. Oi, João. Tudo bem? O que acha de concluir seu cadastro aqui com a gente? Basta entrar em contato com a gente pelo chat na página de cadastro mesmo – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Por lá poderemos te auxiliar melhor. 🙂 Ao acessar, clique no botão que fica no canto inferior direito do site pra abrir uma janela de conversa. <3

      1. Já tentei fazer isso, mas lá só está dando resposta automática, preciso que vocês façam o cancelamento do pedido de cadastro, já que não sai de análise

        1. Oi, João. Temos um time humano disponível para te atender por essa opção informada. ? Vamos verificar o que pode estar acontecendo e pedimos que tente novamente por lá.

  14. Boa tarde. Meu namorado tem cadastro no ifood entregador porém o mesmo não consegue entrar por efetuou a troca do número de celulares e o código não chega mais e não tem mais acesso ao e-mail cadastrado.
    Ele gostaria de efetuar a troca do número do celular.

    1. Oi, Doris. Nesse caso, o atendimento precisa seguir pela opção de suporte no app ou site para entregadores. =D Nosso time vai verificar e auxiliar vocês por lá, ok? 🙂

  15. Fiz um pagamento via pix hoje, dia 08/06/2022 e o pedido não foi realizado. Foi debitado devidamente, inclusive tive de refazer o pedido, mas o valor não foi estornado. Solicito estorno.

    1. Oi, Fernando. A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. 🙁 Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda. 🙂

  16. Bom dia, estou tentando realizar o cadastro como parceiro restaurante há 1 semana e no final da esse erro “Erro inesperado” todos passos foram efetuados corretamente, o pior que não tem nenhum e-mail de contato, telefone, ou qualquer suporte para que eu possa conseguir resolver esse problema

      1. Infelizmente, esse chat sugerido, funciona com respostas predefinidas, não dando oportunidade para resolver de fato o meu problema, eu cadastro tudo certinho, escolho a conta digital, vem o código de verificação pelo e-mail, coloco o código válido e na proxima tela dá esse erro “Erro inesperado no servidor
        Infelizmente um erro inesperado aconteceu, mas tentamos salvar suas informações aonde você parou. Você poderia continuar o cadastro?” Estou a mais de 2 semanas tentando cadastrar o restaurante e não consigo. Por favor me ajude.

        1. Bom dia o que aconteceu sou cadastrada no ifood e tem 2 semanas que não recebo meu pagamento pelas vantagens

          1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

            Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

            Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  17. Preciso de ajuda, cancelei meu contrato com a plataforma porém meus repasses não estão sendo feito! preciso que entrem em contato.

    1. Oi, Edneia. Após encerrar as atividades na plataforma, os valores são pagos por meio de uma Ordem de Pagamento (OP) e você pode sacá-la em qualquer agência do Itaú, comparecendo munido do RG e contrato social. Nos mantemos à disposição pra qualquer ajuda de que precise, ok? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

27/11/2024

Encantar o cliente através de experiências: 4 dicas

26/11/2024

Shawarma: o que é e como preparar?

25/11/2024

Vale a pena investir em franquias de alimentação? Conheça o mercado...