Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. a dois meses nao recebo meu repasse, ja fiz todos os procedimentos pedidos o repasses voltaram acair nomal porem ficaram dois meses pra traz, e o ifood nao me da um suporte ou ate mesmo uma data especifica pra o pagamneto, como fica minha situação?

    1. Oi Luciano, tudo bem? Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. ?

    1. Oi Elydiane, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?

  2. abri minha conta no ifood, comecei a montar o cardápio e estava tudo nomal . Afaz dias que estou tentando acessar e não estou conseguindo acessar o portal , tentei contato pelo chat mais quando pedem meu cnpj consta como inativo, tendei entrar em tenho um problema mais quando pedem o cnpj e telefone costa como incorreto . ja liguei pra minha contabilidade meu cnpj esta ativo na receita .
    Gostaria de saber oq esta acontecendo , preciso abrir a minha loja .
    segue cnpj: 36296031000189

    1. Oi Leonardo, tudo bem? Enviamos todas as informações necessárias para o seu e-mail. Esse processo está previsto nos Termos e Condições Gerais de Contratação da plataforma. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, retorne por meio do e-mail, que vamos esclarecer pra você, tudo bem? ?

  3. Fiz um pedido hoje as 19:10 com previsão de entrega as 19:37, são 21:08 e não recebi meu pedido, no app não tem a opção para cancelar, o que eu faço?

    1. Oi Henrique, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?

  4. Eu quero trocar de número de telefone esse número aqui é não uso mais esse número 81995941400 e quero colocar esse número novo 81988880839 e também não tá aparecendo a foto da minha conta do iFood eu não consigo verificar como tá minha conta

    1. Oi Everton, tudo bem? Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉

  5. Estou a mais de uma hora aguardando meu pedido a loja nem ao menos atende nem responde o chat. Paguei no Pix quero meu dinheiro de volta
    Burguês língua av São Miguel pedido 9769

    1. Oi Lindomara! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  6. Boa noite gostaria de saber como faço pra da andamento em uma conta, pois quando vou fazer.o cadastro da que meu CPF já existe, gostaria muito de roda.

  7. Quero ser parceiro entregador, acabei de tirar a carteira mais sempre trabalhei nas entregas estou precisando muito, quero trabalhar com vocês me ajudem

  8. Fiz um compra no mercado, e ao finalizar, ocorreu um erro no app do ifood. O valor foi debitado da minha conta, e quando faço contato com vocês, é informado que não existe dos dados desta compra. Porém existe este debito em minha conta que não foi estornado.
    Vocês me mandam entrar com contato com o meu banco, o banco me manda entrar em contato com vocês.

    Não quero o dinheiro de volta, só que finalizem meu pedido e entreguem o que foi solicitado.

    1. Oi Marcella! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  9. Estou tentando fazer o cadastro como ifood parceiro e está dando a mensagem que violei as regras do ifood e não consigo finalizar, meu cnpj está correto dentro das norma solicitadas e mesmo assim não finalizo o cadastro. CNPJ: 35.466.282/0001-00

  10. Fiz uma entrega hj na zona norte de sp de sp mas nao consegui validar o codigo do cliente pois fiquei sem sinal de internet nas emediacoes, me afastei um pouco e o código foi validado porem o ifood disse q eu teria q retornar ao indereco por estar a 700 metros de distancia e dar saida, fiz isso mas de novo ñ deu certo por não sinal no local, agora noa consigo finalizar a entrega, moro em sitio e estou a 46km do local mas a entrega foi feita, alguem pode me ajudar? Obrigado!

  11. Boa tarde ifood por favor me ajuda excluir minha conta no ifood entregador sem querer eu recebi uma mensagem de reativação da minha conta mais desativou e não consigo entrar em contato com vocês pelo app mais se poder reativar meu CPF pra mim criar outra conta não tem problema eu quero mesmo é trabalhar me responde lá nonreclame aqui por favor só dá pra mim falar com vocês por lá mais lá sobra resposta automática obrigado

  12. Não consigo acessar minha conta de jeito nenhum, esqueci a senha mas eu tenho o e-mail no meu celular mas não consigo o app está bulgando muito por favor eu pago minha faculdade com isso

  13. Boa tarde já estou conversando com vocês faz tempo pelo reclame aqui já mandei mais de 20:30 também eles não consegue me ajudar que acontece eu fiz uma conta do iFood e me paga entregas motoboy aplicativo de entrega só que faz uns dois anos já e ela de bicicleta eu não consegui acho que terminar esse cadastro só que não consigo nem excluir minha acesso essa conta para mim poder colocar um veículo novo tempo de moto que eu tenho aqui na mensagem de São Paulo que não é nada só que eles falam que aparece aqui tá lotado é mentira porque tem três colega meu que conseguiu já colocou eu tô tentando arrumar confusão

  14. Eu não tenho mas o e-mail e o numero mas do meu cadastro.
    Quero mudar por gentileza.
    Estou precisando trabalhar e estou no aguardo da minha atualização do meu cadastro.

  15. Bom dia!

    Estou tentando, contactar o ifood para relatar um problema. Mas não estou conseguindo, falar com ninguém.
    Gentileza, entrar em contato no Tel.:(71)98108-0847.

    1. Oi George! Temos um time de atendimento à disposição para ajudar você. Para isso, você pode acessar o Portal do Parceiro, Clicar na aba Chamados e Ajuda, selecionar o botão Atendimento e escolher o assunto que você quer falar. Assim você será direcionado para a pessoa ideal para dar suporte nesse assunto. Entenda aqui como funciona nosso atendimento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

  16. Tô com a paciência lá em baixo com vocês , e olha que minha parceria nem foi iniciada , fiz o cadastro tem uma semana e não tenho nenhuma retorno de vocês , até pra falar com um assistente ou atendente não existe essas opções em lugar nenhum, esse contato ( 11 96390-9392) não funciona pra nada , robô ruim
    Eu quero saber se vou ter uma loja nesse lixo ou e melhor desistir antes que eu me arrependa lá na frente.

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