Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
por que o ifood está pedindo reconhecimento facial se vocês não resolver isso aí a gente vai fazer greve aqui em Recife a gente vai parar de vez até resolver isso porque o tempo todo e toda hora isso já tá ficando chato você tem que fazer alguma coisa tem muita gente que precisa aí e vocês fazendo isso aí com os pessoal
Vocês tem que resolver esse bug aí que tá tendo aí reconhecimento facial o dia todo dia toda hora
Não tenho mais meu número e não consigo acessar minha conta.
Pode me ajudar
Oi Whallison! Caso tenha dificuldades no acesso, utilize os recursos de resgatar e-mail ou resgatar senha (“Esqueci minha senha” ou “Esqueci meu e-mail”) nesse mesmo site: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Bom dia!
ate o momento eu nao conseguir verificar o meu reelmbolso no cartao no ticket e nem no saldo na minha conta do ifood. falaram 48 horas uteis e ate o momento nada!
gostaria de uma posicao
Oi Janderson! Vamos te ajudar com isso. Entre em contato conosco pela DM do @ifoodparaparceiros para entendermos como te ajudar. 🙂
Olá bom dia como faço pra recuperar minha conta do ifood entregador ?
Oi Luis! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Boa tarde ! Não estou conseguindo acessar minha loja.
Oi Karla! Caso tenha dificuldades no acesso, utilize os recursos de resgatar e-mail ou resgatar senha (“Esqueci minha senha” ou “Esqueci meu e-mail”) nesse mesmo site: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Bhaa tá difícil mesmo com o Ifood ngm resolve nd, cadastrei minha conta pra receber o repasse e deu td certo, já me mandaram até 00,1 centavo na conta, mas agora na hr de receber o repasse disseram q não estão aceitando minha conta, daí fiz outra conta e mesmo assim não aceitam, como a pessoa vai trabalhar sem receber? Já tentei d td pra falar com eles e ngm resolve
Oi Marcio! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Fiz o cadastro foi aprovado
Me logo todo dia é isso faz mais de 15 dias nunca tocou nada
Oi Silvio! Para te ajudar com isso temos uma série de materiais gratuitos que você pode usar para divulgar seu negócio e conquistar mais clientes! Acesse a página do blog para conhecer cada um deles! https://blog-parceiros.ifood.com.br/categoria-de-materiais/materiais-de-divulgacao/
Um absurdo fechei minha loja por um período mudei de endereço e já faz 3 meses que não consigo entrar e ninguém minha atende e olha que a taxa é absurdo que pagamos e nao temos suporte meu tel pra contato 32 99907 9489
Oi Sirly! Obrigado pelo seu comentário. Direcionamos grandes investimentos em tecnologia e inovação para que milhões de clientes tenham acesso aos estabelecimentos parceiros. Nos preocupamos com a saúde financeira do seu negócio e, por isso, preparamos uma série de conteúdos que podem ajudar você a fazer uma precificação equilibrada e lucrativa no seu negócio. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/precificacao-de-produtos/
Caso esteja com dificuldades ou problemas com a plataforma, temos um time preparado para te ajudar! Vá em “Chamados e Ajuda” no Portal do Parceiro, e clique em “Atendimento” para iniciar a conversa com um de nossos Atendententes :).
Boa tarde!!
Preciso cancelar o clube , pago e não posso usar pois todo hora ficam querendo me cobrar o valor para participar eu já pagando, na verdade nem contratei e me cobram isso, como não me serve quero cancelar e não tenho um canal para assim fazer.
Oi Andiara! Esperamos que esteja bem! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Oi bão tarde meu nome e João Paulo dos Santos Almeida eu tinha uma conta com vocês só que daí eu pedir minha senha e não uso mais o email Nei o telefone daí eu queria saber como eu faço para alterar esse endereço
Oi João! Se você esqueceu seu e-mail ou senha de acesso às ferramentas iFood, você pode acessar este passo a passo para voltar a usar sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
chamei um motoboy de vcs em um pedido, porem ele nao veio fiquei eseprando ate 1 da manha e nada, nisso o pedido se deu como confirmado porem o pedido nao saiu da loja gostaria de falar com alguem sobre para resarci o cliente pois eu nao vou pagar do meu bolso devido as taxas em cima dos produtos
Oi Santo! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Oi boa noite meu dinheiro ainda não foi estornado
Oi Jessica! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Sofri um acidente ano passado durante entrega tratei uma fratura exposta de fêmur agora estou tentando voltar a fazer entregas e minha conta está congelada sem chance de opção de falar com o suporte ou ajuda no aplicativo de entregador por favor se puder me ajudar com algum retorno agradeço
Oi! Estefan, sentimos muito por essa situação. Mas, no momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Me cadastrei para fazer entrega e até hoje nada
Oi Nadson! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. 🙁 Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Boa noite eu sou parceiro entregador. Estou com problemas nas entregas. Mais não consigo falar com vcs pelo app.
Oi Roney! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Não consegui alterar meu e-mail e número cadastrado para acessar minha conta
Oi Dani! Caso tenha dificuldades no acesso, utilize os recursos de resgatar e-mail ou resgatar senha (“Esqueci minha senha” ou “Esqueci meu e-mail”) nesse mesmo site: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Caso ainda assim encontre alguma dificuldae nos chame pela DM do @ifoodparaparceiros no Instagram para entendermos como te ajudar.
Troquei de dados bancário e já foi aprovada recebi 00,01$ na minha conta pra confirmar.E até agora não saio da restrição me ajudem por favor
Oi Welinson! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Tive problemas com uma loja, abri a solicitação de reembolso e tá bugada desde ontem carregando e não sai dessa tela. Não existe outra forma de falar no chat com alguém do Ifood, pq quando abro o pedido em questão vai automaticamente pra essa tela de carregamento…
Oi Gabriel! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Olá. Estou tendo problema no meu cadastro do Ifood entregador. Não estou conseguindo fazer novo cadastro. Poderia mim ajudar: ???
Oi Mateus! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.