Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Boa tarde , não moro no Brasil mas gostaria de fazer uma comprar para entregar na casa do meus pais , mas não consigo me cadastrar , existe alguma forma para consiga fazer as compras ?

    1. Oi Priscila! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  2. Bom dia, ainda estou em fase de configuração, cheguei na etapa de cadastrar conta digital estava disponível na conta do antigo dono da loja e uma minha atual porém como pessoa física, mas eu quero cadastrar é a minha conta como pessoa jurídica porque já tenho a conta digital feita mas não consigo cadastrar ela, no meu aplicativo não tem como abrir chamada não aparece a opção de abrir chamado para isso por favor preciso de uma ajuda urgente ou suporte que me ligue.

  3. Boa tarde Equipe iffood
    Perdi meu antigo número
    E não estou conseguindo recebe o código pra te acesso
    Na página inicial
    Por favor me ajudem

  4. Boa tarde! Estou precisando de um funcionário do iFood presencial na minha loja, pois já fiz várias solicitações e reclamações que não estou conseguindo fazer vendas na loja. Meu contato:(84)99623-2901

    1. Oi Fabíola! Temos um time de atendimento à disposição para ajudar você. Para isso, você pode acessar o Portal do Parceiro, Clicar na aba Chamados e Ajuda, selecionar o botão Atendimento e escolher o assunto que você quer falar. Assim você será direcionado para a pessoa ideal para dar suporte nesse assunto. Entenda aqui como funciona nosso atendimento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

    1. Oi Gabriel! Para trocar seu dados bancários você precisa acionar time de atendimento. Para isso, você pode acessar o Portal do Parceiro, Clicar na aba Chamados e Ajuda, selecionar o botão Atendimento e escolher o assunto que você quer falar. Assim você será direcionado para a pessoa ideal para dar suporte nesse assunto. Entenda aqui como funciona nosso atendimento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

  5. O IFOOD ESTÁ ME LESANDO DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS ,EU FIQUEI 4 MESES SEM RECEBER MEUS REPASSES E TIVE QUE CANCELAR MINHA LOJA DA PLATAFORMA PARA PODER ABRIR UM PEDIDO COM UMA ORDEM DE PAGAMENTO E ELES MARCARAM PARA RECEBER HOJE DIA 25/10 E EU FIQUEI DUAS HORAS NA FILA DO BANCO E QUANDO EU CHEGUEI NO CAIXA NÃO TINHA ORDEM DE PAGAMENTO NENHUMA. VOCÊS DEVERIAM RESPEITAR MAIS OS CLIENTES DE VOCÊS E NÃO FAZER HORA COM A CARA DAS PESSOAS DESSA FORMA. EU QUERO O MEU DINHEIRO

    1. Oi Nubia! Sentimos muito por esse ocorrido. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  6. Eu vou entrar com uma reclamação, tentei aplicar o cupom de uma loja o cartão de débito e pix não ia então coloquei credito na plataforma pra acessar o cupom de 20 reais e mesmo assim dá erro. Não tem um suporte de chat o insta não responde. Quero reembolso, cupom enganando as pessoas, simplesmente não aplica mesmo dentro das regras.

    1. Oi Viviane! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  7. Bom dia. Não consigo finalizar meu cadastro no Ifood, fala que existe outra tentativa de cadastro no meu CPF que me impede de ser aprovado. Poderia verificar por favor? Quero ser parceira Ifood. Aguardo retorno e obrigada .

  8. me cadastrei como entregador,mais não tou conseguindo entrar na página inicial pra me começar a fazer entregas

    1. Oi Jhon! Para problemas com repasse você deve de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  9. Pedi um hambúrguer e veio todo revirado e com cabelo . Pedi meu renbolso mas negaram . Nem mi enviaram outro pedido

    1. Oi Vera! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  10. Não tô conseguindo terminar o cadastro pq tá pedindo CNH e eu não tenho CNH quero colocar a opção de bike pra pode começar a fazer as entregas o que eu posso fazer sendo que não tenho CNH

  11. Uma sacanagem pos Tiago Pinheiro de Melo meu nome pos nuca usei o app agora preciso tive q fazer sa uber e vcs nada de mi ajuda pos só fis de vcs e até agora cadê manda resposta q N tenho ideia do q seja e sempre procuro telefone algo pra fala cm vcs zap e nada pos como poderemos resolver isso por favor poxa entregado de bik aí q falo vcs poderiam resolver esta situação ou n pos trabalhadores todos mas desta forma a empresa deixa a deus ara pos aguard uma resposta por q n wsta certo isso mesmo como estou na tal ol si nem eu tenho ideia desta situação

    1. Oi Larissa! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  12. Prezados
    Não estou conseguindo finalizar a configuração da loja, pois não recebi o contrato para assinar no e-mail.

    1. Oi Vanessa! Pedimos desculpas por isso! Às vezes é necessário um tempo um pouco maior para avaliação do caso pelo nosso time. Fique atenta também a sua caixa se Spam para recebimento do Contrato.

  13. Olá me chamo Douglas tô um tempo tentando abrir uma conta no ifood e não consigo o aplicativo já aceitou todos os meus dados mais ainda não liberou minha conta agradeço muito se poderem né ajudar

  14. fiz o cadastro da minha loja no Ifood e Pediram pra eu aguardar a confirmação do cadastro que ia tá entrando em contato comigo, E até agora nada.. Tô sem saber até agora se tenho o cadastro ou Não.

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