Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Não sei pq não consigo fazer mais pedido no ifood ….gostaria que me ajudasse
Oi Sheila! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Eu estava fazendo meu cadastro no ifood club e disse varias vezes que teria 30 dias gratis, após meu pagamento diz que só tenho 7 dias de uso, não entendi, na propaganda disse uma coisa e depois que paguei aconteceu isso, perdi meus 30 dias?
Oi Pedro, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Cancelaram meu pedido da droga raia do ifood, depois recebi uma ligação avisando que foi cancelado, que o motoqueiro que iria realizar a entregar não iria poder, depois refizeram por telefone o pedido e na entrega me roubaram ….. liguei na drogaria eles n receberam o pedido como pode isso, como fico
Oi Michele, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Boa noite mim chamo Adriano só parceiro do idoso entregador, meu celular quebrou a 2 meses To tentando entra com outro aparelho novo com meu mesmo cadastro e não ti conseguindo entra com meu e-mail e senha, meu email cadastrado e esse, adrianomacedo599@gmail.com. Meu contado e esse tem como vcs entra em contato comigo nesse número 11-95329-9499 To sem são no momento
Oi Adriano. Poxa, sentimos muito por isso. 😕 Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq, ok?
Fiz um pedido e não me foi entregue, pela demora eu falei pelo chat e disseram que não encontram, cancelei e pedi para devolverem o pagamento. Nunca mais, nem dinheiro nem entrega
Oi Maria, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Acabo de visualizar aqui da minha sacada, no bairro do Real Parque, um entregador dessa empresa empinando a moto, com o escapamento aberto e muito barulho. Infelizmente, não deu para enxergar a placa da moto, mas vou intensificar nos grupos do bairro para que não peçam mais Ifood. Deixei de pedir por este motivo.
É um absurdo!
Oi Hidely, tudo bem? A gente pede desculpa por essa situação! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Nao estou conseguindo adcionar meus cartoes de credito mudei de telefone
Oi Andrea. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
ESTOU DESDE ONTEM AS 22H40 TENTANDO RESOLVER UM PROBLEMA COM VOCES E ESTOU SENDO IGNORADA E DESPREZADA!!!!!!!!!!!!
Oi Luana. Sentimos muito por essa situação. 😕 Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.
Minha empresa foi inativada preciso reativar, não consigo recadastrar pois diz que a loja já está cadastrada e não consigo acessar o portal parceiro pois diz que não sou loja cadastrada
Oi Jessica, beleza? Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 😉
Boa tarde,por gentileza estou desde ontem com problemas no meu pedido,fiz uma compra no Pão de Açúcar pelo Ifood e me entregaram a compra errada,imediatamente comuniquei com vocês e simplesmente deram como encerrado e não me devolveram o dinheiro e nem mandaram o certo . Entrei em contato com o mercado e me disseram que era com vocês.E agora quem vai resolver????passei o maior nervoso minha pressão aumentou passei muito mal sendo que cuido de uma idosa de 93 anos e depositei toda confiança em vocês por nao poder sair de casa,paguei antes o pedido 300.00 reais que para mim e muita coisa pous vivemos com dificuldade e simpl Ninguém entra em contato ou mensagem. Agora eu pergunto vcs vão resolver????Existe a lei do consumidor e vcs estão completamente errados,vou pedir até indeniza ao por eu ter passado mal por culpa de vocês quero meu dinheiro de volta e resolver esse problema o mais rápido possível
A gente pede desculpa por esse ocorrido, Sandra. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
gostaria de falar com vcs ,pois sou entregador do ifood e o meu celular quebrou, queria saber o que posso fazer , nesse caso e ele quebrou antes de começar a fazer uma entrega, o que posso fazer nesse caso
atenciosamente ;
Carlos.
Oi Carlos, tudo bem? Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq, ok?
Dia 11/11/23 fiz uma compra paguei PIX …PADARIA AMORIM. PEDIDO INCOMPLETO faltou 2 Pacotes de bolachas recheadas piraquê …valor 6,90 cada Ypejuizo de 13,80. Já nào é a primeira vez. O problema é que quando fui reclamar o entregador encerrou mesmo sabendo do erro e aí sim até agora nada.
Vcs não tem como entrar em contato. O cliente sempre fica a ver NAVIOS …NÀO CONSEGUE
Oi Angelica, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Olá boa noite,
Fiz meu cadastro mas não estou conseguindo acesso ao portal para eu cadastrar os produtos. Já assinei o contrato e sempre aparece que algo deu errado
Oi Franciele, tudo bem? Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 🙂
Olá boa noite!
Preciso de suporte… Eu perdi o chip cadastrado no iffod parceiros… Estou sem acesso a minha loja. Eu abri ela com CPF… E preciso passar para CNPJ… Estou há algum.sem.acessar por este motivo e preciso de acesso
Oi Ingrid. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar! 😉
Olá boa noite, mudei meu número do WhatsApp Business e não estou conseguindo acessar o portal do parceiro devido o código que manda pro número antigo, tentamos entrar em contato porém impossível. Número antigo (11)95914-4433
Gostaria de colocar esse novo (11)94066-9778. Poderiam me ajudar por gentileza. Boa noite aguardo o retorno logo dê vocês para que eu possa continuar a vender.
Boa tarde trabalhei como entregador ifood OL para a empresa exodo eles não me pagaram na data combinada não respondem as mensagens e nem atendem por favor entrem com providências
Oi, Daniel. Putz, sentimos muito por isso! 😐 Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Bom, eu fiz um pedido na pizzaria e eles aceitaram. Aí começou a atrasar muito, entrei em contato com a loja pelo Ifood, eles não aceitaram o CANCELAMENTO e não entregaram a minha pizza.
Isso foi falta de responsabilidade e respeito com o cliente.
Poxa, sentimos muito por isso, Hayane. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Me chamo Charles:
Não recebi o e-mail de confirmação apos a conclusão do cadastro
Mesmo depois das 48 horas porr favor gostaria de trabalhar com vocês no meu estabelecimento a muito tempo que estou esperando resolverem
Ei Charles. Vamos te ajudar! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 😉
Olá me chamo Fábio eu fiz meu cadastro no app entregador gostaria de saber como faço para o Ifood liberar para eu trabalhar já temais de um mês.
Nao chegou meu contrato para assinatura para concluir meu cadastro. Por favor me ajudem
Cnpj 52928208000179
Email: ghoficial8888@gmail.com
So falta isso para concluir o cadastro e nao concluiu pq nao chegou o comtrato
Ei Gustavo. Vamos te ajudar! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 😉