Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Eu estava fazendo meu cadastro no ifood club e disse varias vezes que teria 30 dias gratis, após meu pagamento diz que só tenho 7 dias de uso, não entendi, na propaganda disse uma coisa e depois que paguei aconteceu isso, perdi meus 30 dias?

    1. Oi Pedro, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  2. Cancelaram meu pedido da droga raia do ifood, depois recebi uma ligação avisando que foi cancelado, que o motoqueiro que iria realizar a entregar não iria poder, depois refizeram por telefone o pedido e na entrega me roubaram ….. liguei na drogaria eles n receberam o pedido como pode isso, como fico

    1. Oi Michele, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  3. Boa noite mim chamo Adriano só parceiro do idoso entregador, meu celular quebrou a 2 meses To tentando entra com outro aparelho novo com meu mesmo cadastro e não ti conseguindo entra com meu e-mail e senha, meu email cadastrado e esse, adrianomacedo599@gmail.com. Meu contado e esse tem como vcs entra em contato comigo nesse número 11-95329-9499 To sem são no momento

  4. Fiz um pedido e não me foi entregue, pela demora eu falei pelo chat e disseram que não encontram, cancelei e pedi para devolverem o pagamento. Nunca mais, nem dinheiro nem entrega

    1. Oi Maria, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  5. Acabo de visualizar aqui da minha sacada, no bairro do Real Parque, um entregador dessa empresa empinando a moto, com o escapamento aberto e muito barulho. Infelizmente, não deu para enxergar a placa da moto, mas vou intensificar nos grupos do bairro para que não peçam mais Ifood. Deixei de pedir por este motivo.
    É um absurdo!

    1. Oi Hidely, tudo bem? A gente pede desculpa por essa situação! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  6. ESTOU DESDE ONTEM AS 22H40 TENTANDO RESOLVER UM PROBLEMA COM VOCES E ESTOU SENDO IGNORADA E DESPREZADA!!!!!!!!!!!!

    1. Oi Luana. Sentimos muito por essa situação. 😕 Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.

  7. Minha empresa foi inativada preciso reativar, não consigo recadastrar pois diz que a loja já está cadastrada e não consigo acessar o portal parceiro pois diz que não sou loja cadastrada

    1. Oi Jessica, beleza? Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 😉

  8. Boa tarde,por gentileza estou desde ontem com problemas no meu pedido,fiz uma compra no Pão de Açúcar pelo Ifood e me entregaram a compra errada,imediatamente comuniquei com vocês e simplesmente deram como encerrado e não me devolveram o dinheiro e nem mandaram o certo . Entrei em contato com o mercado e me disseram que era com vocês.E agora quem vai resolver????passei o maior nervoso minha pressão aumentou passei muito mal sendo que cuido de uma idosa de 93 anos e depositei toda confiança em vocês por nao poder sair de casa,paguei antes o pedido 300.00 reais que para mim e muita coisa pous vivemos com dificuldade e simpl Ninguém entra em contato ou mensagem. Agora eu pergunto vcs vão resolver????Existe a lei do consumidor e vcs estão completamente errados,vou pedir até indeniza ao por eu ter passado mal por culpa de vocês quero meu dinheiro de volta e resolver esse problema o mais rápido possível

    1. A gente pede desculpa por esse ocorrido, Sandra. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  9. gostaria de falar com vcs ,pois sou entregador do ifood e o meu celular quebrou, queria saber o que posso fazer , nesse caso e ele quebrou antes de começar a fazer uma entrega, o que posso fazer nesse caso

    atenciosamente ;

    Carlos.

  10. Dia 11/11/23 fiz uma compra paguei PIX …PADARIA AMORIM. PEDIDO INCOMPLETO faltou 2 Pacotes de bolachas recheadas piraquê …valor 6,90 cada Ypejuizo de 13,80. Já nào é a primeira vez. O problema é que quando fui reclamar o entregador encerrou mesmo sabendo do erro e aí sim até agora nada.
    Vcs não tem como entrar em contato. O cliente sempre fica a ver NAVIOS …NÀO CONSEGUE

    1. Oi Angelica, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  11. Olá boa noite,
    Fiz meu cadastro mas não estou conseguindo acesso ao portal para eu cadastrar os produtos. Já assinei o contrato e sempre aparece que algo deu errado

    1. Oi Franciele, tudo bem? Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 🙂

  12. Olá boa noite!
    Preciso de suporte… Eu perdi o chip cadastrado no iffod parceiros… Estou sem acesso a minha loja. Eu abri ela com CPF… E preciso passar para CNPJ… Estou há algum.sem.acessar por este motivo e preciso de acesso

  13. Olá boa noite, mudei meu número do WhatsApp Business e não estou conseguindo acessar o portal do parceiro devido o código que manda pro número antigo, tentamos entrar em contato porém impossível. Número antigo (11)95914-4433
    Gostaria de colocar esse novo (11)94066-9778. Poderiam me ajudar por gentileza. Boa noite aguardo o retorno logo dê vocês para que eu possa continuar a vender.

  14. Boa tarde trabalhei como entregador ifood OL para a empresa exodo eles não me pagaram na data combinada não respondem as mensagens e nem atendem por favor entrem com providências

  15. Bom, eu fiz um pedido na pizzaria e eles aceitaram. Aí começou a atrasar muito, entrei em contato com a loja pelo Ifood, eles não aceitaram o CANCELAMENTO e não entregaram a minha pizza.
    Isso foi falta de responsabilidade e respeito com o cliente.

    1. Poxa, sentimos muito por isso, Hayane. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  16. Me chamo Charles:
    Não recebi o e-mail de confirmação apos a conclusão do cadastro
    Mesmo depois das 48 horas porr favor gostaria de trabalhar com vocês no meu estabelecimento a muito tempo que estou esperando resolverem

    1. Ei Charles. Vamos te ajudar! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 😉

  17. Olá me chamo Fábio eu fiz meu cadastro no app entregador gostaria de saber como faço para o Ifood liberar para eu trabalhar já temais de um mês.

    1. Ei Gustavo. Vamos te ajudar! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! 😉

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