Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
Respostas de 2.255
Como atualizar meu email de acesso da plataforma.
Oi Danilo. Como vai? Caso precise de suporte você pode entrar com nosso time de especialistas via atendimento no Portal do Parceiro: http://ms.spr.ly/6126eROAC.
Olá, Dione! Neste caso você poderia acessar a opção “Não recebi o e-mail” na pagina de recuperação de senha, no canto inferior direito; Logo após, clique em não possuo acesso a nenhum dos e-mails; Selecione o motivo e por fim, preencha o formulário e envie. Assim que enviar o formulário a equipe entrará em contato em até 48h pelo telefone informado.
Boa noite, trabalhei com o Ifood a uns anos atrás, minha conta foi bloqueada porque estava com meu CNPJ irregular, porém agora regularizei tudo e gostaria de retornar, não consigo mais acessar minha conta, poderiam me ajudar
Oi, Arthur. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2
Boa tarde não estou conseguindo acessa minha conta e nem recupera minha senha.
Oi, Fabricio. Se você esqueceu seu e-mail ou senha de acesso às ferramentas iFood, você pode acessar este passo a passo para voltar a usar sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Finalizam o atendimento sem ajudar.
Não há outro meio de falar com o IFood. Atendimento péssimo, esperando até agora meu caso ser resolvido.
Já abri um sac no procon já que o IFood não resolve nada
Minha conta sumiu ,não estou conseguindo acessar nada ,o que aconteceu,o que eu faço ?
Boa noite
Quero cadastrar meu produto no Ifood
Mais eu trabalho nas feiras ( ou seja lugares diferentes) o entregador do Ifood pega onde eu estiver ou só num mesmo endereço?
Oi. Tenho um alelo alimentacao.
Nao estou conseguindo cadastrar no ifoof( aplicativo)
Coloco o numero e pede pra mim colocar um numero legivel.
Meu cartao é novo.
Preciso de ajuda. Tentei ligar. Mais nenhum dos numeros funciona.
Putz, João! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Boa tarde
Eu tive que mudar o número do meu celular e restaurar o aparelho. Agora para entrar na minha conta ele pede para validar através de SMS ou pelo watts desse número que não tenho mais.
Possuo apenas a conta do e-mail e um novo número de celular.
Pode me ajudar por favor.
Obrigada
Oi, Sonia! Se você esqueceu seu e-mail ou senha de acesso às ferramentas iFood, você pode acessar este passo a passo para voltar a usar sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Já sou parceiro do Ifood mas perdi o acesso Ponto do Churrasco.
Governador Valadares mg
Preciso abrir meu aplicativo n consigo
Olá, Maria! Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar em nossa “Central de Ajuda” no link: https://bit.ly/3Rkt2M2
Bom dia. Fiz o meu cadastro no ifood parceiros para minha loja mas sempre que tento acessar o portal aparece uma pagina de erro pedindo para recarregar. Aguardo retorno com urgência.
Bom dia , estou com um problema na minha conta , meu celular foi roubado, e eu não sei a senha do e-mail dele e o código que pedi no ifood pra acessar a conta eu encaminho direto pro e-mail e eu não tenho mais o telefone e nem a senha do g-Mail, queria ver se alguém do suporte poderia me ajudar trocando meu telefone e meu e-mail pra mim poder volta a trabalha minha conta e desde 2020 sempre trabalhei certinho mais por causa desse problema já estou em casa a mais de jma semana sem fazer entrega então pfv me ajudem preciso trabalha ….
Como entrar em contato com o suporte se estou sem acesso a plataforma. Manutenção após receber o código de acesso.
Olá, Natália! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Basta seguir esse passo a passo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Olá, Tatiane! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Basta seguir esse passo a passo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Olá, João! Vamos te ajudar! Caso você não esteja recebendo o código em seu e-mail você precisa clicar em “Não recebi o e-mail” na pagina de recuperação de senha, no canto inferior direito; Logo após, clique em não possuo acesso a nenhum dos e-mails; Selecione o motivo e por fim, preencha o formulário e envie. Assim que enviar o formulário a equipe entrará em contato em até 48h pelo telefone informado.
Caso precise de ajuda, fale com nosso time pelo canal exclusivo no WhatsApp. Basta acessar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1 😉
Olá, Sérgio! Olá, parceiro! Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar em nossa “Central de Ajuda” no link: https://bit.ly/3Rkt2M2