Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Bom dia , tenho saldo na minha carteira não consegui usar , paguei no Pix pra comprar e não consigo receber meu reembolso .

    1. Putz, Raquel! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood.

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  2. Fiz uma compra ontem no meu Pix e não devolveram meu dinheiro por cancelamento, quero meu dinheiro de volta

    1. Putz, Cyrleno! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood.

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  3. Ola bom dia chamo Fernando sou motoboy, meu app está autorizado mas ele tá restrito pedindo pra autoriza, quando vou autorizar não dá nada, vcs pode mim ajuda se n vou perder meu cadastro!

    1. No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq e caso precise de um suporte direcionado, a gente montou um perfil só para isso! Acesse: @ifoodparaentregadores e nos mande uma DM!

  4. Olá, fiz um pedido errado tentei cancelar e apareceu “a loja não concordou com a solicitação de cancelamento” falei com a loja e eles falaram que aceitaram sim, qro a devolução do dinheiro por gentileza

    1. Oi Raquel, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  5. Olá, no mês de Janeiro eu estava na OL RTS EMTREGAS RÁPIDAS que no final do mês eles fechou a OL. Do dia 16 ao 31 eu fiquei sem receber os repasses. Tentei entrar no suporte mas como estou em outra OL não consigo falar com suporte “NÃO RECEBI PASSE”. Gostaria que me ajudassem

    1. Oi Vitor. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉

  6. Fiz um pedido na empresa Faceburguer e não foi entregue. Liguei na empresa e a atendente disse que está sem previsão de entrega. Ela me chamou dizendo que o motoqueiro estava na porta. Mas eu estava na porta e ele não estava. Já faz 3 horas que pedi

    1. Oi Renata. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  7. Abri uma loja no ifood CNPJ 52.137.744/0001-56, porém, não consigo acessar. Podem me ajudar? Aguardo retorno. Obrigado

    1. Oi, Luiz! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  8. Abri uma loja no ifood CNPJ 52.528.613.0001-08 porém, não consigo acessar. Podem me ajudar? Aguardo retorno. Obrigado

  9. Meu cadastro foi aprovado porém não posso fazer entrega pois não foi liberado, desde o dia 24/01/24 , e tô precisando para poder trabalhar

    1. Oi, Rafael! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq e caso precise de um suporte direcionado, a gente montou um perfil só para isso! Acesse: @ifoodparaentregadores e nos mande uma DM!

  10. Boa noite eu estive um tempo ausente por problemas pessoais e minha conta foi congelada.. eu gostaria de pedir o desbloqueio pois eu preciso muito voltar as entregas para levar o pão de cada dia para minha familia

    1. Oi, Anderson! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse: @ifoodparaentregadores e nos mande uma DM.

  11. Olá, pessoa, fiz meu cadastro, porém quando vou acessar pelo portal, da uma mensagem de erro informando que,….
    ( Parece que algo deu errado
    Estamos com problemas para carregar a aplicação.)

    Você pode tentar recarregar.

    já uma semana tento e nada,…

    1. Oi, Monica! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  12. Bom dia ! Fiz meu cadastro erroneamente tenho Pet Shop porém iniciei o cadastro como restaurante agora preciso fazer a alteração e não consigo.
    Gostaria de um suporte para finalizar meu cadastro tem dias que tento sem sucesso!
    Fico no aguardo de um retorno e muito obrigado por enquanto.

  13. Fui fazer uma entrega agora e era pagamento em dinheiro. Entrei em contato com o cliente e o cliente me informou que já tinha feito o cancelamento e não estava em casa para pegar o produto. Fui na loja e a loja me informou que vocês deveriam me mandar um código para entregar o produto. Só que até agora não consegui contato com vocês, pois fui cobrado indevidamente do meu repasse.

    Valor: R$ 30,68 em dinheiro
    Porém não recebi o valor tentei entregar o produto e vocês não respondem no chat.

    Fui cobrado indevidamente no meu repasse.

    1. Oi, Reginaldo! Sentimos muito pelo ocorrido. No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse: @ifoodparaentregadores e nos mande uma DM.

    1. Oi, Ana! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  14. Vcs são uma porcaria em atendimento vom restaurantes parceiros não nos dão suporte algum pra falar com vcs e um inferno estou com meu dinheiro trancado e nada,preciso de atendimento estes chaves de vcs não funciona e uma grande merda

    1. Oi, Leila! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

  15. Boa tarde, perdi meu número de telefone cadastrado e não consigo acessar o portal do parceiro pois nao recebo o codigo para a verificação de dois fatores.
    Como devo fazer pra alterar o telefone?

  16. Sou parceiro IFOOD, liga cadastrada. Não consigo acessar meu portal do parceiro. Tento entrar e nada, diz que o e-mais não verificado.

  17. Não recebi meu repasse a conta que tava lá era da ol não era minha conta me passaram para nuvem só que eu troquei a conta meu aplicativo não quer ficar mais online

    1. Oi, Leo! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

24/11/2024

Como montar uma tábua de frios?

23/11/2024

Liberdade para experimentar e usar sua criatividade: conheça a cozi...

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas