Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Quero receber meu financeiro do repasse e sempre tem uma desculpa
Quero resolver isso é fechar minha loja já que não recebo só trabalhando de graça pra vcs
Diz que me liga mais isso é mentira pois só vcs não consegue me ligar
Tô revoltada com essa situação
Se vcs não resolver isso pra mim vou ser obrigada a acionar o Procon!!!!
Oi, Wiodete! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Eu realizei uma compra e houve cancelamento. Isso ocorreu dia 21/12/23 e até agora não tive o estorno do valor. Eu quero que devolvam o valor que foi retirado. Absurdo isso!
Oi Marilia! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.
Tentei fazer um cancelamento do meu pedido não consegui ,não aparece essa opção clara não entendi mandei msg pra loja a loja não respondeu
Oi, Josi! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.
Olá, Tiago! Você consegue suporte para alteração de dados cadastrais em nosso Portal, na Central de Ajuda. Basta abrir um chamado que o time responsável irá orientar. (:
Fiz o cadastro da minha empresa no meu cpf tem 15 dias, não recebi nenhum retorno se foi aprovado ou não, tento entrar no portal, aparece um erro e não carrega. E não consigo entrar em contato com ninguém para me ajudar a solucionar o problema.
Oi, Fellipe!!! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ/CPF de cadastro e telefone para que possamos te ajudar!!
Olá, Simone! Poderia entrar em contato com a gente via DM em nosso instagram (@ifoodparaparceiros) explicando melhor o erro percebido? Assim, nosso time responsável pode entender melhor o seu caso e fornecer a orientação necessária.
Olá, Amanda! Vamos te ajudar! Caso você não esteja recebendo o código em seu e-mail você precisa clicar em “Não recebi o e-mail” na pagina de recuperação de senha, no canto inferior direito; Logo após, clique em não possuo acesso a nenhum dos e-mails; Selecione o motivo e por fim, preencha o formulário e envie. Assim que enviar o formulário a equipe entrará em contato em até 48h pelo telefone informado.
Eu realizei uma compra e houve cancelamento. Isso ocorreu dia 04/03/24 e até agora não tive o estorno do valor. Eu quero que devolvam o valor que foi retirado.
Oi, Kauê! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.
Boa noite. Fiz uma compra a meia hora atrás com cupon de desconto e o desconto não foi aplicado, gostaria de saber o motivo.?
Oi, Paulo! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.
Fiz uma compra em uma loja e entraram em contato pedindo o número do telefone mandei e a loja alegou que o motoboy estava com a moto quebrada e se poderia mandar o pedido vai Uber flex e se eu poderia realizar o Pix então eu fiz o pagamento via Pix e a loja não mandou o meu pedido e não atende as mensagens nem pelo Ifood e nem no whatsapp gostaria de saber como devo fazer pra que meu dinheiro seja devolvido ou que a loja seja retirada da plataforma pois está lesando as pessoas
Oi Bruno, tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.
Hoje fiz meu cadastro e ainda não recebi meu contrato de parceiro. Estou tendo muita dificuldade para falar com o suporte. Preciso de ajuda
Tem alguma previsão do contrato ficar pronto ?
Ei Renato, tudo bem? Depois que você envia sua documentação e a documentação da sua empresa, seus dados vão para análise interna do nosso time. Só depois de aprovado você poderá configurar sua loja e começar a vender. 😉 Pedimos que aguarde o prazo e fique de olho no e-mail e celular cadastrado, ok? ❤️
Não entra não tenho número e nem e-mail que me cadastra de novo ou já tá até aprovado
Fala Reinaldo, tudo bem? Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
Olá, eu estou há um mês parado, estou sem fazer entregas. Estou com problemas nos dados bancários o suporte não me ajuda ninguém se quer aparece, não existe e-mail ou telefone para contato, eu estou até com dúvida se existe alguém no suporte.
Fala, Wellington! Beleza? Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
Faz 4 dias que estou realizando cadastro com Ifood, 1 dia realizei o cadastro inicial, adiconei itens a loja imagens, informações e finaceiro, itens basicos. Ao dar continuidade no 2 dia o site nem o app aceitou minha senha, solicitei resetar mas não recebo email nem na caixa de entrada nem no spam.
Tentei pelo chat porém o robo ñ me transfere para um atendente e nem me auxilia com o quesito.
Recebo email solicitando dar continuidade ao cadastro ao clicar sou gerenciada a pagina onde miha senha ñ é verificada e nem reset no email recebo.
Aguardo retorno.
Oi, Emily! Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.
Fiz um pedido no mc o refrigerante vazou e molhou meu lanche todo impossível de consumir… tenho fotos e tudo
Oi, Mauro! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.
Caros amigos, diversas vezes e em diversas lojas, solicitei o envio da nota fiscal de compra e não me foi enviado. Diversas vezes o McDonald’s me enviou, mas não constava o meu CPF. Precisa urgentemente melhorar essa questão aí.
Oi Clarice, agradecemos a sua sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.
Oi eu tenho um valor na carteira digital no iFood e quero que o valor para minha conta do banco mas não consigo como eu faço para resgatar esse valor de volta para minha conta
Oi, Marcia! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.
Olá, Hanna! Se você esqueceu seu e-mail ou senha de acesso às ferramentas iFood, você pode acessar este passo a passo para voltar a usar sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Olá, Jaick! Tem novidade na área, o perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente la na DM que iremos atendê-lo.
E ah! Não esquece de seguir para ficar sabendo de todas as novidades, hein?