Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Realizei o cadastro, recebi o codigo de ativação, mas dar erro.
Oi, Maria! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
Recebi meu pedido incompleto e alguns itens errados e não consigo abrir reclamação pelo aplicativo pois trava na hora de enviar a foto
Oi, Amanda. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes parceiros. Assim que possível, entre em contato conosco pelo nosso perfil no Instagram @ifoodbrasil.
Fiz um pedido no japan time-Barra da tijuca as 11:21,e agora são 13:48 hs e não chegou e nem a loja responde o chat
Oi, Janaina. Por aqui conseguimos auxiliar lojas e restaurantes parceiros. Por isso, recomendamos que entre em contato direto pela opção Ajuda no app.
Não estou conseguindo entrar no portal para parceiros meu CNPJ é 36019696000145 preciso com urgência ,o único meio de ter contato com vcs e pelo portal porém não consigo acessar o código não chega no email e não consigo fazer o chamado por favor de uma atenção
Oi, Camila! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
Estou com problema com vcs no dia 08/05 não entregaram e itens. Mandei msg e ninguém resolveu. Estou mandando msg até hj e nada de reembolso. Ontem dia 12 fiz outra compra veio um produto errado. Tbem mandei msg e não resolveram. Cada dia pior esse suporte. O dinheiro, o meu reembolso até agora nada.
Oi, tudo bem? Por aqui conseguimos auxiliar somente os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue contato direto pelo aplicativo, na opção ajuda, ou enviando uma DM para o Instagram @ifoodbrasil (https://instagram.com/ifoodbrasil). 😉
Bom dia, meu pedido veio errado, depois de ter atrasado quase 2 horas, mesmo solicitando a cancelamento mandaram mesmo assim, agora mando mensagem e ninguém me responde
Oi, Geovanna! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.
Olá, não estou conseguindo acessar a minha conta do ifood, sou entregador, fui assaltado não tenho mais acesso ao e-mail e o celular, já mandei a foto da minha CNH para o ifood porém não tive retorno.
Aguardando o retorno o mais breve possível, desde já agradeço.
Oi, Olívio! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
Bom dia , entrei na minha conta e ela está congelada , dizendo que para minha região a semana está baixa , porém hoje moro em São Paulo , como faço para mudar a região ?
Oi, Brnado. Tudo bem? Ao acessar o Portal do Parceiro com seu login e senha, você encontra no menu lateral (à esquerda da sua tela) o ícone “Perfil”. Basta selecionar a opção e clicar no botão Endereço – assim será possível visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo. Se tiver qualquer problema nessa operação, acione nosso time pela aba “Chamados e ajuda” também do Portal do Parceiro, ok? 😉🙂
Não recebi o email para assinar o contrato, estou aguardando e nada ainda.
Oi Karina. Esperamos que esteja bem! 🥰 Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. ❤️
olá estou a 1 mes tentando reabrir minha loja não consigo coloco meu CNPJ e nada como faço pq na página da erro já tenho cadastro já fiz todos procedimentos só que meu imail é o mesmo mais o número de telefone mudou vejo minha loja na grade de restaurantes mais não consigo abri-la
Oi, Marcio! Você já realizou o procedimento de recuperação de conta? Basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/. Se ainda precisar de ajuda nos informe o CNPJ de cadastro, seu telefone para contato com o DDD, e o e-mail, por favor.
Hoje dia 14/05, iniciei uma experiência com ifood, quando o primeiro cliente entrou fiquei emocionada!Mas em seguida veio o cancelamento. Mesmo depois de tudo pronto o entregador não apareceu….e em seguida veio um pronunciamento q o endereço da loja estava errado. Não está? Gostaria de saber como fica, se ja estava com as encomendas prontas? Tentei contato,, mas o chat não estava disponível no momento!
Oi Adriana, tudo bem? Sentimos muito que sua primeira venda tenha seguido para um cancelamento. 😞 Saiba que em alguns casos é possível acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas. Confira a nossa política de cancelamento de pedidos aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/.
Não tô conseguindo entrar na minha conta
Oi, Telma! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
Ola bom dia, me chamo Gilberto, Queria recuperar minha senha, mas não estou conseguindo pelo app, faz um tempo que não entro no aplicativo e esqueci minha senha, já tentei recuperar pelo email e pelo SMS “tel”, mas nenhum dos dois chegam para mim, poderiam me ajudar?
Oi, Gilberto. Realize o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda envie um DM para nosso Instagram @ifoodparaparceiros. 😉
Gostaria que vocês me respondessem no Instagram para parceiros por favor pois estou com problemas, e o estou a 1 semana tentando todos os jeitos para consegui e nada
Oi, Elisangela. Se você já mandou um direct, responderemos por lá em breve! 🥰
estou tentando tirar meu estabelecimento do site
não consigo acesso e minha senha informa invalida
todos meus contatos de suporte não respondem
Fiz compra pelo IFood no Supermercado Delta, unidade de Porto Feliz. Quando fui finalizar o pedido para efetuar o pagamento, o sistema travou e acabou zerado tudo que fiz. Perdi 1,5h . Há como recuperar o meu pedido ?
Oi Edison. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.
Não consigo acessar nada….Preciso voltar a vender pelo ifood
CNPJ 37791333000196
Celular 16982556929
Me ajudem
Oi Simone. Realize o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda envie um DM para nosso Instagram @ifoodparaparceiros. 😉
Olá , fiz um pedido com retirada em uma farmácia , onde o pedido foi concluído porém não retirei , já tentei contato com ifood , já fui na farmácia e nada foi resolvido .
Minha conta está em restrições a dias estou tentando contato e ngm me responde , mudei a forma atual para bicicleta e ainda está pedindo a CNH
Oi, Hyan. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentregadores e envie uma DM, beleza? 😉 Vai ser possível te ajudar por lá.
Bom dia estou tentando configurar minha loja, porém ao ir na opção começar configurar a tela só fica branca e não me dá opções
Oi, Claudenor. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.