Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

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Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

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Por iFood

2.243 respostas

  1. Fiz uma compra no McDonald’s na sexta feira dia 07/06/2024 ,o lanche veio todo molhado pois o suco veio todo destampado,solicitei o estorno,o pagamento foi através do Pix ,até agora não recebi o reembolso,já liguei no banco e fui informada que não foi repassado valor nenhum para o banco.

    1. Olá, Gleiciane. Tudo bem?
      Sentimos muito por essa experiência, estamos sempre buscando melhorias no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  2. Sou motoboy fiz uma coleta na Paoquente em Gravataí e os funcionários da padarias esquecerem de me entregar o pão do cliente fiz oque pude pra voltar no estabelecimento voltei até o local do cliente pra entregar os pães dele e não recebi nada pela corrida.
    Ai vocês estão de brincadeira né ifood

    1. Olá, Martielon! O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em todas as situações. Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.

  3. Efetuei uma compra ontem, num restaurante o pedido veio todo bagunçado com a embalagem quebrada, mandei mensagem pro suporte do ifood, ate agora nem finalizaram minha conversa, ja tem quase 24 horas e nada de nenhum retorno !!

    1. Lamentamos pelo ocorrido, Victoria. 😕 Como você já abriu um chamado para nosso time de atendimento é só aguardar que daremos um retorno em breve.

  4. Oie acabei quebrando meu celular e nao eatou conseguindo colocar outro cekular pq estou nos 30 dias ainda tem como faser alguma coisa ou terei que espera dar a data pra poder voltar a trabalhar?

    1. Oi, Eduardo. Tudo bem? Se você for um restaurante ou loja parceira, envie uma mensagem privada para o Instagram @ifoodparaparceiros. Se for entregador, chame o @ifoodparaentregadores que nosso time vai te auxiliar, ok? Te esperamos!

  5. Fiz uma compra dia 08/06 no Carrefour , não foi entregue meu pedido , já debitou do meu cartão e não tenho uma posição do IFood, eles não me responde! Por favor fazer o reembolso ou enviar meu pedido .

    1. Olá, Mary. Tudo bem? Sentimos muito por essa experiência.
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio App, na opção “Ajuda”.

  6. Boa noite sou parceiro e estou desesperado pois por motivos de doença fiquei alguns meses com minha loja no ifood fechada agora não consigo acessar o PORTAL DO PARCEIRO de jeito nenhum nem com e Mail e senha e muito menos com recuperação de senha ou é Mail os códigos chegam mas ao inserir da erro. Já tentei o passo a passo e nada NAO CONSIGO NENHUMA AJUDA DO IFOOD pois não tem disponível nenhum canal direto com o parceiro. Nenhuma ajuda de fato é ou foi me oferecida. Descaso com o parceiro preciso recuperar meu portal para poder abrir minha loja no ifood novamente.
    AJUDA SO PECO AJUDA URGENTEEEE

    1. Olá, Jefferson! Esperamos que esteja bem!
      Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  7. Boa noite sou parceiro do ifood entregador
    Meu nome é Henrique da Cruz Pereira
    Trabalho 2 anos no ifood
    Troquei o número do App ifood
    E agora eles não mim deixam acessa minha conta
    E infelizmente persi o email cadastrado
    Tô 1 mês ja sem trabalha tô desesperado

    Queria troca meu email do App
    Por favor entra contato comigo 11987517556
    11960912927 ok
    Preciso de ajuda não tenho suporte do App

  8. Boa noite sou parceiro do ifood entregador e estou desesperado ok
    Meu nome é Henrique da Cruz Pereira
    Trabalho 2 anos no ifood entregador troquei o número na plataforma e agora da erro pra entra ok e perdi o acesso do meu email cadastrado na plataforma.
    agora não consigo acessar o PORTAL DO PARCEIRO de jeito nenhum nem com e Mail e senha e muito menos com recuperação de senha ou é Mail os códigos chegam mas ao inserir da erro. Já tentei o passo a passo e nada NAO CONSIGO NENHUMA AJUDA DO IFOOD pois não tem disponível nenhum canal direto com o parceiro. Nenhuma ajuda de fato é ou foi me oferecida. Descaso com o parceiro preciso recuperar meu email para poder abrir meu app do ifood novamente.
    AJUDA SO PECO AJUDA URGENTEEEE
    Meu contato
    11987517556
    11960912927
    Meu novo email henriquetucaiatucaia@gmail.com

  9. Ola boa tarde . Fiz uma compre no mercado Ifood (vianense de Nilópolis) . Meu pedido foi cancelado pois o app me mostrava que faltava ainda para o entregador chegar e eu não vi a mensagem dele , ele cancelou o pedido ok ,eu já comprei em vários mercados e quando o entregado cancelou meu dinheiro foi reembolsado , e dessa vez não quiseram reembolsar nem oque faltou da minha compra, diz lá que me devolveram mas e mentira eu não consigo contato nem com central e nada pelo amor de Deus meu dinheiro e suado

    1. Oi, Riandra. Esperamos que esteja bem! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

    1. Oi, Ronaldo. Lamentamos por isso e temos um time disponível para ajudar! Você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  10. Não estou conseguindo acessar o iFood consta que meu e-mail não está cadastrado a, preciso de um retorno URGENTE

    1. Olá, Kele. Tudo bem?
      Tivemos uma instabilidade no sistema, mas já foi solucionada. Você ainda está com algum problema para acessar o Portal do Parceiro? Se sim, entre em contato via DM na nossa página oficial @ifoodparaparceiros.

  11. Oi estou a mais de um mês esperando já fiz o meu cadastro tudo e o app diz que esta tudo certo e só aguardar
    Ifood entregador

    1. Oi, Lucas. Beleza?! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras. Mas chame o @ifoodparaentregadores lá no Instagram que nosso time irá te ajudar. Te esperamos!

  12. Bom dia tínhamos contrato a 4 anos, porém nossa loja que é de “bebidas” estava no menu de “restaurantes” pedi para que ajustassem através de um chamado porém me informaram que teria que cancelar o contro atual e realizar um novo cadastro, feito isso agora não tenho cadastro novo bem consigo acessar as informações do cadastro antigo, tais como vendas do mês passado e valores a receber, preciso passar isso para o contador mas o ifood não dá nenhum suporte, como vou acessar essas informações!

    1. Oi, Fernando. Esperamos que esteja bem! Como você não possui mais acesso ao Portal do Parceiro, envie uma mensagem direta para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) informando o CNPJ de cadastro. Assim conseguiremos analisar seu caso internamente e te dar a melhor orientação. Estamos à disposição.

  13. nao estou conseguindo acessar minha conta do ifood para entregado minha senha e imail estao dando errado ja tentei pela opçao esqueci minha senha mesmo assim nao consigo acessar prescisso de ajuda a recuperar

    1. Oi, Bruno. Tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM.

  14. Oi, Alison. Tudo bem? Tivemos uma instabilidade na plataforma que impactou no seu acesso às ferramentas de gestão. Já atuamos para corrigir, mas se ainda precisar de ajuda, envie um direct no Instagram @ifoodparaparceiros. Estamos à disposição!

  15. Boa tarde, estou com problemas em relação a pagamentos no ifood.
    Não consigo pagar com nenhum cartão porque simplesmente é recusado mesmo tendo limite.
    Comprei um ifood card de 100 reais e o saldo está na carteira e também não consigo utilizar porque na hora de pagar é recusado.
    Isso é uma falta de respeito com o cliente, melhorem essa parte de pagamento.
    Eu quero usar o meu ifood card, até porque paguei por ele!!!!!

    1. Oi, Jaqueline. Tudo bem? Sentimos muito por essa experiência. 😕 Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  16. Estou com um problema de um pedido não entregue como cliente e tentando contato com o chat ate perceber no dia de hoje que minha CONTA FOI EXCLUIDA não consigo contato por nenhum canal, estou totalmente a merce pois não consigo me cadastrar com meu dados anteriores e nem meu pedido que estava em pedido de reembolso tenho acesso necessito urgenteemente de m retorno
    Número final 2626 só whatsapp

    1. Olá, Pamella. Tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  17. Fiz uma compra no mc Donalds dia 14.06
    O lanches veio todo revirado , pedi reembolso e até agora não caiu

    1. Oi, Agatha. Este canal é exclusivamente para restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil 😉

  18. Acabei de fazer um pedido na churrascaria tourao na fazenda grande do retiro o que seria pra ser churrasco file especial uma carne dura crua que veio na quentinha junto com a salada vinagrete alagada com a água que sai da carne crua macarrão com um gosto estragado legal arroz toscana e frango muito frio reclamei com iford disseram não conseguiram entrar em contato com a loja.
    Entrei em contato com a loja a loja disse que o iford não entrou em contato com eles
    Acordei com muita fome pois trabalho a noite passei o dia dormindo além de ficar com fome pagar quase 60 reais por um produto vou ter q descartar no lixo muito. decepcionada de mais

    1. Olá, Fernanda. Sentimos muito por essa experiência! você consegue buscar auxílio no próprio App, na opção “Ajuda”.

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