Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. boa noite estou com problemas para entra no portal parceiro,ja sou cadastrdo e nn consigo voltar a trabalha com vcs ,podem entra em contato por favor 21982593985, LIGIA

  2. Fiz um pedido via pix o mesmo foi cancelado pelo restaurante mais não recebeu estorno via pix e sim como saldo ifood que merda é essa tao ficando louco só pode arruma essa merda ?

  3. oi, Rafael! Como vai?

    Esse canal é exclusivo para falar com as lojas parceiras. Para obter um suporte para clientes, entre em contato com o iFood pelo próprio app, utilizando o botão Ajuda.

  4. Boa tarde,

    Por favor, gostaria de pedir para deletarem ou excluirem suas propagandas com textos abusivos. Essas mensagens são um insulto para o ouvinte.
    Gostaria muito de enviar em anexo a imagem contendo a empresa iFood. Nela é possível ver nitidamente a mensagem de insulto.

    Obrigado pela atenção!
    Rafael

  5. Como faço pra entra em contato com iFood pois não recebi nem um repasse sobre minhas vendas não sei mais o que fazer não consigo entra em contato com ninguém

  6. Joia estou visitando seu blog tem um aplicativo que tem se destacado, chamado PCG Programa Classificados Grátis, com ele você pode anúnciar seu produto ou serviço em mais de 340 sites de Classificados de forma semi-automatizada, certamente você vai ter mais retorno usando essa ferramenta de marketing, basta pesquisar no Google: Programa Classificados Grátis e você vai encontrar esse agregador de sites classificados automatizado. Beijos

  7. Meu nome é jaqueline Barbosa, fiz meu cadastro no portal de parceiros. Recebi um e-mail falando que preciso revisar os dados. Quando faço meu login com jaquellinebarbosa00@gmail.com, não acontece nada na página. Ela fica em branco, não consigo acessar nada. Podem ajudar por favor??

  8. Boa tarde prezados,
    Fiz o cadastro no Ifood e não consigo entrar no portal do parceiro. Preciso saber como devo proceder. Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.

  9. Boa tarde!
    Já tenho um cadastro no Pessoa Fisica é possível alterar para Pessoa Jurídica?
    Como devo fazer?
    Fico no aguardo.
    Obrigada!

  10. Cadastrei meu restaurante, apareceu a mensagem de cadastrado porém quando colo meu email e o cód que envia para meu email o site aparece como “Algo deu errado” e não carrega. Quero utilizar o Ifood mas esta difícil. Preciso de um suporte!

    1. Lari, sentimos muito por isso. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  11. Boa noite venho por meio dessa mensagem manifestar minha insatisfação ao fazer a compra de um produto por meio do débito o produto não foi entregue em meio domicílio e o que me leva a pensar que fui roubada solicitei o estorno e a declaração é de até 30 dias ??? Foi no débito não tem lógica não ter a restituição. Gostaria de saber se tem alguma alternativa ou seria a via judicial ??

    1. Oi, Rosana! Sentimos muito por isso. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.

  12. Ola boa noite

    realizei o pedido pelo Mc donalds, e quando o pedido chegou, veio itens faltando… tentei contato via chat no qual nao fui atendida para saber o que fazer.. e todos nos sabemos que é impossivel falar direto com a loja

    aguardo uma solução

    1. Oi, Roberta. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes, mas é possível obter suporte com o seu pedido direto pela opção Ajuda do aplicativo.

  13. Gostaria de atualizar meu número novo para ter acesso ainha conta novo número 8299331473…antigo 82987659997

  14. Tô cem acessa minha conta por falta e atualização do meu número novo 8399331473… CPF..114.638.264.27 Cassio melo dos santos gostaria de uma resolução obgd pela compreensão boa noite ou (dia)..deus proverar

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