Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

    1. Oi Maria Fernanda. Lamentamos não poder te ajudar por aqui. Mas você deve abrir um chamado na opção “Ajuda” do App ou enviar uma mensagem no canal @ifoodbrasil. Lá temos um time especializado para te ajudar. Conte com a gente!

  1. O Ifood colocou minhas reclamações, finalizadas, não entendi porque,se não resolveram nada e muito menos falaram comigo, Bom Pelo jeito o Ifood não vai resolver nada, Acredito que não chegou ao dono ou Responsável Pelo Ifood,se ele acha que eu não vou Procurar meus direitos Eu vou sim, Porque foram meus filhos que ficaram sem os lanches,eu gastei 288,89 pra não receber o lanche e mais, receber o lanche violado, com nada dentro e oque que Tava,o milkcheike Tava virado em cima de uma batata que venho eu encomendei 3 batata,4 amburguer,3 milkcheike, MC lanche feliz,,e não venho nada,um pão mechido só com uma batata que isso,onde já se viu,cade o respeito com o consumidor? O Ifood me roubou, Fui roubado sim

  2. Boa Noite, bom fiz uma compra no dia 25/07 as 21h da noite fiz uma compra de 288,89pelo ifood até aí tudo bem foi minha primeira compra grande assim no ifood ,chegando as minhas compras, chegou a metade das coisas que eu comprei e oque ficou tava aberto e mechido e caído tudo, tirei foto, mandei pro suporte reclamei pro suporte e mesmo assim eles tão achando que estou errada, eu não estou errado porque se eu fiz um pedido tinha que vir direitinho e vir tudo, e não venho dai o ifood acha que sou rica dando dinheiro assim, ru vou reclamar porque estou no meu direito do consumidor o meu pedido venho violado e venho pela metade porque oque eu estou entrando eu fui roubada pelo ifood? Só pode Porque não querem me devolver meu dinheiro, se não venho oque eu pedi nada mais justo que me devolva meu dinheiro de

  3. Boa Noite, bom fiz uma compra no dia 25/07 as 21h da noite fiz uma compra de 288,89pelo ifood até aí tudo bem foi minha primeira compra grande assim no ifood ,chegando as minhas compras, chegou a metade das coisas que eu comprei e oque ficou tava aberto e mechido e caído tudo, tirei foto, mandei pro suporte reclamei pro suporte e mesmo assim eles tão achando que estou errada, eu não estou errado porque se eu fiz um pedido tinha que vir direitinho e vir tudo, e não venho dai o ifood acha que sou rica dando dinheiro assim, ru vou reclamar porque estou no meu direito do consumidor o meu pedido venho violado e venho pela metade porque oque eu estou entrando eu fui roubada pelo ifood? Só pode Porque não querem me devolver meu dinheiro, se não venho oque eu pedi nada mais justo que me devolva meu dinheiro de volta, meu direito do consumidor, foi um desrespeito que o Ifood fez com meus filhos e comigo que queria comemorar o aniversário do meu filho

    1. Oi Renata. Sentimos muito por essa situação, ela não reflete o padrão dos nossos parceiros no iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  4. Não consigo recuperar minha senha de acesso. Já fiz todo o passo a passo e o ifood não me envia o e-mail para recuperação.

    1. Olá, Lidiane. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  5. Que suporte horrível do ifood parceiro , estou tentando recuperar a senha do meu restante e não consigo falar com ninguém do ifood.

    1. Olá, Marcos. Sentimos muito por essa experiência.
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  6. Estou tentando todos os meios e NADA FUNCIONA!!!!!
    HA 3 DIAS VCS NAO DEVOLVEM
    MEU DINHEIRO NEM EM CREDITO NA CARTEIRA NEM CONSEGUIRAM A MINHA NOTA FISCAL NEM QUE MEU PEDIDO FOSSE ENTREGUE COMO FOI PAGO!!!! NO APP ACIONEI TODOS OS ITENS DE AJUDA, NAAAAAADA, TENTEI EMAIL, CHAT, NUMEROS DE WHATSAPP NAAAAAAADAAAAA!!!!!

    1. Oi, Nuria. Pedimos desculpas por essa situação, que não faz parte do nosso padrão. Assim que possível, envie direct para o perfil @ifoodbrasil no Instagram, que iremos te ajudar, ok?

  7. Troquei de numero e não consigo acessar a minha conta só pelo e-mail o produto está sendo cobrado normalmente um absurdo

    1. Olá, Ricardo. Tudo bem?
      Envie uma DM para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros que nosso time vai ajudar você!

  8. ola, bom dia, ja tive uma loja no ifood porém ela esta inativa pois não uso a um bom tempo. porem queria reativa-lá, só que não estou conseguindo pediram para abrir um chamado, mas não consigo abrir pois o email vai coloco o código e simplemente não entra da um erro.

    1. Olá, Nayara. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  9. Bom dia, eu gostaria de saber o que tá acontecendo com a minha conta no Ifood, pois não consigo finalizar a comprar, diz que a operação é incomum, e recusa.
    Liguei pra minha operadora e me informaram que tava tudo normal no cartão, pra eu entrar em contato com vocês pra resolver.
    Horário da compra 18:52h, valor RS98,52, final do cartão 3646.
    Grato

    1. Oi Raimundo, tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil, ok?

  10. Olá! Não consigo mais acessar mais meu restaurante no portal iFood , não consigo entrar em contado, da que não foi possível enviar e-mail para o e-mail que tem lá, sempre dando erro

    1. Olá, Beatriz. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  11. Estou indignada com o Ifood dois anos que compro nunca tive problema . Sábado 17/09 fiz uma compra pelo Ifood de 588 reais e veio faltando vários itens estou pedindo ajuda no site está como conversa finalizado não querem falar comigo é um absurdo eles tem que resolver meu problema

    1. Olá, Graziele. Tudo bem?
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “ajuda” ou envie um direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  12. Bom dia entrei no meu aplicativo fiz o pedido e fico carregando e saiu aí entrei novamente o pedido não deu certo e descontou do meu cartão de crédito e não aparece nem pra pedir ajuda pois não está o pedido lá só o valor descontado

    1. Olá, Estefani. Tudo bem?
      Tivemos uma instabilidade no sistema, mas já foi solucionada. Se você ainda estiver com problemas, envie uma direct para o @ifoodbrasil que o nosso time vai ajudar você!

  13. Fiz um pedido.cobraram não foi entregue
    Quero ressarcimento do valor . ninguém se responsabiliza e uma vergonha . ressarcimento

    1. Olá, Luis. Sentimos muito por essa experiência!
      Nesse caso, você pode buscar ajuda enviando uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

    1. Oi, Luiz. Tudo bem?
      Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Se for entregador, fale com o @ifoodparaentregadores. Assim conseguiremos analisar melhor o seu caso e te ajudar.

  14. Fiz um pedido no dia 21/08/2024, foi cobrado o valor no meu cartão, porém no app o pedido ficou pendente para pagamento. Hoje dia, 22/08 o pedido foi concluído no app, mas não foi entregue e eu não estou conseguindo solicitar ajuda através do app.

    PRECISO QUE FAÇAM O ESTORNO DO MEU DINHEIRO!

    Pedido de nº 6649 – Drogaria Araújo, Meeting Shops – 319

    1. Oi Ana Caroline, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  15. quando coloco o email e senha na plataforma de parceiros para entrar no gerenciador de pedidos aparece essa mensagem abaixo e não sai disso

    Parece que algo deu errado

    Estamos com problemas para carregar a aplicação.

    Você pode tentar recarregar.

    nosso

    cnpj
    44531780000171

    restaurante
    Gé Delivery e Restaurante

    por gentileza aguardo o contato em qualquer dos meios abaixo

    email de cadastro
    jack_sp_silva@hotmail.com

    telefone de cadastro
    11946286771

    no aguardo dos procedimentos para resolução acima do erro…

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