Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Não consigo entrar em contato pra resolver meu problema com ninguém minha loja tá fechada já vai fazer 1 semana por que não consigo resolver o problema
Quero tirar sem gemido no aplicativo iFood não lembro a senha que coloquei eu não tô tendo mais acesso a ele
Oi Romulo! Como vai? Caso esteja com algum problema no seu acesso ou tenha esquecido e-mail/senha, utilize o recurso de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Boa tarde 4 meses sem usar o meu aplicativo pois não tenho acesso até hoje esperando contato do ifood e nada, fechei a loja e vendi os equipamentos pq não consigo vender sem a plataforma e ontem chegaram 4 entregadores com pedido de entrega aqui no local resolvam
Oi Lucyla! Sentimos muito pelo ocorrido, essa não é a experiencia que queremos entregar. Caso não tenha utilizado ainda, pedimos para que use o recurso de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Preciso entrar em contato com a empresa!
Olá meu cadastro no ifood entregador está com meu número velho e emial velho e não tenho acesso mais pq troquei de número e email e não lembro a senha do e-mail velho e não consigo entrar pq o código chega no número velho e no email velho como faço pra cadastrar meu novo e-mail e outro número
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Realizei compra ontem, pedido foi pago por pix e não chegou. Não consegui cancelar pô ia recusaram meu cancelamento. Pedido com estimativa de chegar às 22:29, 04 h da.manha encerraram o pedido e status como entregue. Até agora não tive resposta do estorno.
Fiz já dois pedidos no ifood e não foi entregue,ontem tive este episódio,estou indignada,pq fiz uma cirurgia e resolvi pedi umas coisas no app , então o motoqueiro não entregou pra mim ,então fui lesionada novamente ? quero meu dinheiro de volta.
Boa tarde.
Não tenho como baixar o aplicativo do ifood.
Preciso saber como faço o cadastro no computador?
Sou funcionária e tenho que ativar o benefício fazendo o cadastro.
Oi Eliane! Temos um canal no WhatsApp exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos acionar: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Se precisar de mais alguma ajuda, estamos por aqui!
Muito burocrático. Pra um pedido precisa o engregador confirmar. Código. Link. Depois o cliente. Depoia a loja de novo. Baita trabalhareirs torna ineficiente. O cliente confirmando que recebeu e tá ok basta. Perde-se muito tempo. Não consegui resolver o primeiro pq não tem suporte q atende no chat e não é auto explicativo essa confusão de tanto de código. Péssimo app pra loja parceira.
Não tô conseguindo ligar na minha conta do ifood entregador , e está tudo correto com a minha conta inclusive email , senha e telefone . Eu preciso muito dessa conta é de onde vem meu sustento e da minha família hoje tenho vários horários agendados por conta desse problema não consigo fazer entregas.
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Não tô conseguindo logar na minha conta do ifood entregador , e está tudo correto com a minha conta inclusive email , senha e telefone . Eu preciso muito dessa conta é de onde vem meu sustento e da minha família hoje tenho vários horários agendados por conta desse problema não consigo fazer entregas.
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Olá fiz o cadastro da empresa toda certa e não vai para frente já hora de logar
Oi Julio! Se estiver com problemas de acesso, entre em uma aba anônima do navegador, vá até à página https://portal.ifood.com.br, clique na opção “Esqueci meu e-mail” (mesmo que você saiba o e-mail) e preencha as informações que serão solicitadas.
Meu pedido foi concluído no supermercado super nosso do bairro Cruzeiro em bh ? Minas Gerais
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Boa noite,fiz uma compra pelo Ifood a compra foi feita com sucesso e agora não amostra o meu pedido. Vim no mercado onde seria feito a retirada. Gostaria de receber o que eu paguei por favor
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Fiz uma compra de mercado no iFood, e não recebi, então fiz o cancelamento da compra
Até o momento não recebi o reembolso
Preciso do valor pra fazer a feira mês ! Oque faço?
Olá realizei um compra no Club iFood e agora só aceita Pix no ato da compra não falou que tinha um tipo exclusivo de pagamento senão não teria comprado.
preciso falar com o suporte de vocês.
cnpj 10960229000121
Thary, por favor, abra um chamado na aba de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro e explique o seu caso para o time de atendimento ajudar você.
Boa tarde. tive um pedido onde o ifood demorou para enviar um motoboy, porem proximo ao prazo de entrega o motoqueiro chegou e o cliente cancelou o pedido, porem o motoqueiro levou minha mercadoria e nao devolveu. Por outro lado eu informei ao cliente que o motoboy havia chego e o cliente disse que ja havia cancelado, que o ifood deu esta opcao, resumindo essa logistica esta errado, faz 3 dias que estouy tentando abrir um chamado e nao consigo, nao tem um, whatssap, nao tem um telefone, nao tem um contato facil. com o ifood. Ate agora ninguem analisou minha situacao.
Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.
Bom dia,
Eu sou coordenador de marketing do Gimba e nos temos lojas com voces dentro da plataforma Ifood. Eu preciso de acesso porque a pessoa que estava antes saiu e agora estamos sem acesso nenhum e preciso atualizar o catalogo.
Podem me ajudar
Oi Victor. Vamos te ajudar. Recomendamos que você utilize o recurso de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/. Vá até ” Não tenho acesso a nenhum dos e-mails” cadastrado e faça a recuperação.
Caso não consiga, nos chame na DM do instagram (@ifoodparaparceiros) com o seu CNPJ para conseguirmos te ajudar melhor.
Estou com problema para cadastrar minha doceria no Ifood pelo CPF , ao tentar finalizar da sempre erro.
Oi Thais, tudo bem? Para finalizar o seu cadastro, por favor, converse com a gente pelo whatsapp: https://api.whatsapp.com/message/D3ITB3SECAC6B1?autoload=1&app_absent=0