Como engajar no instagram em 2024: o que você precisa saber

Como engajar no Instagram: dicas para aumentar o engajamento e melhorar os resultados das suas estratégias.

Com mais de 130 milhões de usuários cadastrados, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros, segundo o Data Report. A alta adesão indica um ambiente de muitas oportunidades, inclusive para empresas que desejam aumentar o conhecimento da marca e fechar novos negócios.

A presença no ambiente digital tornou-se uma necessidade, empreendimentos que não investem em redes sociais perdem espaço para a concorrência. Porém, não basta tem um perfil nessa comunidade virtual, tão importante quanto isso é saber como engajar no Instagram.

Thiago Murça de Almeida, especialista em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Gestão de Marketing Digital, ajudará você a entender mais sobre engajamento e estratégias que precisam ser usadas para atrair, nutrir e qualificar os seus potenciais clientes.

Quer acessar dicas incríveis e que podem ajudar o aumentar o seu engajamento no seu perfil do Instagram? Continue a leitura e descubra!

O que é engajamento do Instagram?

O engajamento no Instagram representa a interação do público com o conteúdo oferecido no seu perfil. Ele é representado pelo número de curtidas, comentários feitos em postagens, compartilhamentos, salvamentos de posts, entre outros.

É por meio do percentual de interações que você consegue identificar se as postagens são interessantes para o público que acompanha o seu perfil. Quando o engajamento está baixo é sinal de que a estratégia de marketing precisa passar por uma revisão.

A métrica de engajamento é de grande importância para quem usa a rede social, inclusive, serve como um dos parâmetros usados pela própria plataforma para entregar os conteúdos para mais seguidores.

Você sabia que o Instagram não mostra todos os posts de quem você segue? Ele só mostra no feed as postagens que considera mais relevantes para o seu perfil. Dessa forma, conteúdos com bom engajamento são vistos como mais relevantes e, consequentemente, aparecem para mais pessoas.

Resumidamente, o que você precisa ter em mente é que quanto mais engajado for o seu público, mais o seu conteúdo aparecerá!

Como acompanhar o engajamento no Instagram?

Acompanhe o engajamento no Instagram diretamente em seu perfil. No canto superior direito da tela acesse as configurações e atividade, indicadas pelo símbolo de “três riscos horizontais”.

Depois, acesse a opção “insights” — ela só está disponível para perfil profissionais. Nela, você terá acesso a uma série de informações, como:

  • contas alcançadas;
  • contas com engajamento;
  • total de seguidores.

Nesse momento, é possível analisar os números de engajamento em diferentes períodos, nos últimos sete, quatorze, trinta e noventa dias.

Para saber se os números estão bons é preciso seguir as dicas de especialistas. A taxa média ideal de engajamento em uma postagem é de 2,5%. No entanto, uma variação entre 1% e 5% ainda é vista como positiva.

Caso a sua taxa de engajamento esteja abaixo de 1% é recomendado realizar uma revisão no planejamento de marketing e estratégias de comunicação.

Quais as dicas para aumentar o engajamento?

Antes de pensar em colocar qualquer estratégia em prática você precisa levar em consideração o perfil e as necessidades do seu público.

“O primeiro passo para aumentar o engajamento e até o número de seguidores no Instagram é conhecer bem o seu público. Não estou falando aqui apenas da criação da persona, mas, sim, de uma análise mais profunda sobre seu comportamento, incluindo até mesmo os horários que ele prefere interagir com os perfis que ele segue nas redes”, explica Thiago.

A ideia é ter à sua disposição elementos que sirvam como embasamento para a criação de conteúdos e a composição das demais estratégias de interação. Com isso, você pode colocar em prática as cinco dicas que apresentamos a seguir!

1. UGC e vídeos

Segundo dados da empresa de análise Rival IQ, compartilhados pela Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap), a taxa de engajamento no Instagram vem sofrendo quedas constantes desde 2019.

Esse fenômeno está relacionado principalmente à popularização de vídeos curtos, que ainda não são suficientemente explorados pelas marcas. Em relação a ferramentas como o reels, os autores do estudo destacam:

“Se esses números servem para alguma coisa, é para reforçar a popularidade cada vez maior dos vídeos curtos nas mídias sociais, embora nem todos estejam prontos ou dispostos a abraçar essa mudança”.

Por isso, no cenário atual, os perfis que desejam aumentar o engajamento no Instagram precisam investir em UGC (conteúdos gerados por usuários) e vídeos. Thiago traz dicas interessante nesse sentido.

“Variar os formatos também é outro ponto de atenção, não deixando você preso aos posts clássicos compostos por imagens e um texto. Utilize vídeos, carrosséis, reels, stories e até o IGTV, usando legendas realmente chamativas, que incentivem a interação de maneira geral. Lives também são muito bem-vindas”.

Você não precisa ser um especialista para criar esses conteúdos, inspire-se em outras marcas e referências que admira. Uma ideia interessante é mostrar um pouco da rotina no estabelecimento com vídeos curtos postados nos stories.

Nesse ponto, investir em ambiente instagramável pode trazer um efeito positivo, não só na atração de clientes para o estabelecimento, mas na produção de conteúdos de vídeos para as redes sociais.

2. Elementos interativos

Os stories são considerados um dos elementos mais interessantes do Instagram já que favorecem a interação e o engajamento do público.

Desde que a ferramenta foi lançada ela recebeu inúmeras atualizações e recursos interativos que devem ser explorados em suas estratégia como: enquetes, marcações de perfis e caixinhas de pergunta.

As funcionalidades são fáceis de usar, permitindo que você crie conteúdo com rapidez e qualidade, mantendo os seguidores engajados. Thiago explica como fazer isso dentro da sua estratégia.

“Você deve utilizar todos os recursos possíveis, focando sempre em jogar a bola para o público, deixando que ele responda, comente e interaja o máximo possível com suas publicações”.

O publicitário ainda destaca um fator muito importante dentro de um plano de ação de marketing: as lives.

“As lives são bons meios de fazer isso, mas também é possível gerar interação assíncrona com as enquetes, caixas de pergunta e os quizzes. Se eles surgirem com vídeos, melhor ainda, já que eles tendem a ter mais retorno por causa da retenção do usuário”.

Abrir caixinhas de perguntas é uma forma fácil de estimular a interação com os seguidores. Está sem ideia de conteúdos? As perguntas das caixinhas, além de gerar respostas, podem servir como fonte de insights para criação de reels e posts.

A recomendação é abrir caixinhas de perguntas nos stories ao menos uma vez por semana. Essa frequência ajuda a melhorar o posicionamento da sua marca como uma autoridade no assunto, contribui para o ganho de seguidores e contribui para gerar gatilhos de vendas.

Não se esqueça de responder aos comentários, fazer perguntas e manter as conversas em alta pelo máximo de tempo possível. Uma boa dica para isso é publicar quizzes ou enquetes, além de publicações do tipo “marque um amigo que…”.

3. Aproveite as trends do Instagram e Tiktok

As trends, muito populares no Tiktok, são conteúdos virais que se propagam rapidamente pelas redes sociais. Sabe aquelas dancinhas e dublagens que todo mundo começa a fazer, aparentemente “do nada”?

Elas são tendências que podem ser usadas para aumentar as visualizações no seu perfil favorecendo o engajamento e número de seguidores.

Antes de usar uma trend, avalie se ela dialoga com a comunicação da sua marca e se vale a pena investir na produção do conteúdo. Tenha em mente que ela se caracteriza como um conteúdo que se propaga rapidamente e na mesma velocidade se torna antiquado. Por isso, você precisa estar atento e atualizado a respeito das tendências do momento.

4. Reaproveitamento de conteúdo em diferentes formatos

Essa dica complementa o que mencionamos no tópico anterior. Uma dúvida deixada por um seguidor na caixinha pode se transformar em um vídeo para o reels, assim como uma sequência de Stories pode ser transformada um vídeo longo, feedbacks recebidos no direct podem se transformar em postagens no feed, e assim por diante. Use a criatividade!

Todas as informações postadas nos stories, que são relevantes e não perenes, podem ser arquivadas nos destaques. Explore essa ferramenta, pois os seguidores, especialmente novos, costumam acessar dos conteúdos disponibilizados nessa aba para conhecer mais sobre a empresa e seus serviços.

Por falar neles, vale lembrar que todo o perfil deve ser construído pensando na estética, escolha de cores e tipografia da marca. Crie a sua identidade visual e seja fiel a ela. Se você conseguir chamar atenção dos consumidores, aumenta as chances de marcar suas memórias.

Uma identidade visual forte e esteticamente agradável, ajudará na atração e compartilhamento dos posts, aumentando o engajamento e autoridade.

5. Constância e planejamento

Mesmo que você não tenha experiência com redes sociais e tampouco o suporte de profissionais, a organização é um ponto de atenção para o sucesso do seu projeto. Montar um planejamento é um dos passos mais importantes nesse sentido. Thiago orienta:

Comece pela definição dos seus objetivos, mas seja realista. Nada de criar metas ou analisar métricas que não condizem com a sua realidade. O ideal é começar por baixo, dando pequenos passos a cada campanha”.

Depois, você deve criar um calendário editorial com temas e assuntos relevantes para o público que serão publicados nos momentos adequados — posts sobre pizza no dia mundial da pizza, por exemplo.

Determine também um orçamento (se houver) para cada publicação e impulsione aquelas que você acha que terão mais chances de sucesso.

Crie um conteúdo de qualidade e utilize ferramentas para programar seus posts sempre que precisar. Isso é ótimo para temas que são sensíveis ao tempo, como datas comemorativas ou temas que estão em alta no momento.

Para finalizar, use as ferramentas do próprio Instagram para medir como suas campanhas tem desempenhado. Se algo não estiver dando certo, não hesite em fazer modificações, principalmente se o post for impulsionado.

Engajar no Instagram é sinônimo de reconhecimento e crescimento para a marca. Como você viu, é possível alcançar bons resultados combinando organização e estratégia.

Use as ferramentas com inteligência, invista na comunicação com os seus seguidores, mantenha a constância e use cases de sucesso como inspiração. Com as dicas que trouxemos aqui, você já tem uma base para começar a construir conteúdos únicos!

Agora que você já sabe como engajar no Instagram, aproveite para aprofundar o seu conhecimento sobre marketing digital, descubra o que é Growth Marketing e como aplicá-lo em seu negócio.

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