Passo a passo: como temperar frango de forma única

Saiba como temperar frango da melhor forma para que seus pratos fiquem ainda mais saborosos.

O tempero é o toque especial da culinária. Ele traz identidade para as receitas e impacta de forma direta a experiência gastronômica. É por isso que você precisa saber como temperar frango da maneira certa.

O tempero ajuda a diferenciar seus preparos. É uma forma de se destacar no mercado alimentício e oferecer sabores exclusivos para ter uma vantagem em relação à concorrência.

Pensando nisso, fizemos este post com dicas para dar sabor ao frango e deixar as suas receitas ainda mais especiais. Acompanhe!

Seleção dos ingredientes ideais

Você pode preparar frango com um tempero caseiro, algo mais sofisticado que envolva vinhos, uma receita tropical com frutas, e assim por diante. Então, para saber como temperar frango do jeito certo, primeiro é preciso selecionar os ingredientes.

Isso vai depender do tipo de prato oferecido no cardápio, já que até mesmo o corte da carne influencia na escolha dos ingredientes. Além disso, precisamos pensar na experiência que queremos oferecer ao cliente e na proposta do estabelecimento: cozinha caseira, regional, de alguma nacionalidade, autoral, entre outras possibilidades.

Técnicas de marinada e tempo adequado

A marinada é uma das melhores dicas para dar sabor ao frango. Isso porque ela permite que o tempero penetre nas fibras. A técnica consiste em manter a carne em contato com uma solução líquida por certo período.

A combinação de temperos depende do sabor que você deseja para o prato. Primeiro, remova o excesso de água da carne usando um papel toalha. Depois, passe a mistura de tempero por toda a carne. Um exemplo é a combinação de páprica, cebola, alho, pimenta do reino, sal e manjericão seco.

Essa mistura pode levar outros ingredientes que combinam com frango, como o curry, shoyu, alecrim, tomilho, orégano, manjericão, coentro e mostarda.

Finalize a marinada com um ingrediente ácido, como suco de limão, laranja, ou mesmo vinagre, em conjunto com azeite. O ideal marinar por no mínimo 30 minutos, mas você pode deixar marinando por horas e até mesmo de um dia para o outro.

Combinação de ervas e especiarias

Na dica anterior sobre como temperar frango citamos ingredientes que combinam com esse tipo de carne. É interessante acrescentar essas especiarias para que você consiga criar uma receita exclusiva.

Preparar frango com tempero autoral é o melhor caminho para ter um diferencial. As ervas finas, como tomilho, alecrim, salsa, manjericão e estragão, fazem com que a carne fique muito mais aromática.

Você também pode colocar um toque de mostarda para que o frango fique um pouco mais ácido e picante. O cominho e o coentro são bem-vindos porque conferem um sabor mais apimentado e terroso. Faça experiências para criar a sua própria receita de tempero para frango, com combinações exclusivas, que trazem essa identidade a mais.

Uso de ingredientes inusitados

Muita gente sabe como temperar frango do jeito caseiro e tradicional, mas se você quer se destacar, deve acrescentar toques especiais! Além das ervas e especiarias, use ingredientes inusitados.

Misturas feitas com mel, laranja, limão e gengibre trazem um tom cítrico para a carne. A cerveja branca também pode estar presente em algumas receitas. O molho de manga e o leite de coco são uma boa alternativa para temperar a sobrecoxa.

Em vez de usar laranja, prefira a tangerina. Com um toque de cravo, canela, noz-moscada e pimenta você cria uma receita síria. Raspas de limão siciliano garantem um sabor delicioso para o frango, além do aroma inconfundível.

O segredo para criar uma boa receita de tempero para frango é fugir do “mais do mesmo” e trazer identidade e autenticidade para o prato. Selecione os ingredientes ideais, aplique técnicas de marinada para temperar bem, dê toques especiais com ervas, especiarias e ingredientes inusitados para se diferenciar.

Saber como temperar frango de um jeito único é essencial para inovar. A criatividade na gastronomia tem o potencial de atrair e fidelizar clientes. Então, experimente novos sabores e adapte técnicas e temperos ao estilo e à proposta do seu negócio, para oferecer uma experiência cada vez melhor ao seu público.

Com um serviço de entregas, suas receitas de frango podem alcançar muito mais pessoas. Confira nosso guia com as dicas de um especialista para aplicar as melhores práticas de delivery.

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/02/2024

Prepare-se já! Aproveite as datas comemorativas de março!

23/02/2024

Quais são os planos iFood para negócios parceiros?

23/02/2024

Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo do cliente

 

Chegou o iFood Move!

O maior evento para restaurantes da América Latina!