O WhatsApp é uma das melhores ferramentas de comunicação para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. Os recursos multimídias e o envio de mensagens rápidas permite que você crie uma relação mais próxima com o público. Entretanto, grande parte dos empreendedores ainda não sabem como vender pelo WhatsApp.
A mistura entre a conta profissional e pessoal, como automatizar o atendimento do aplicativo pelo chatbot, são apenas algumas das dificuldades que impedem que você crie uma rotina de atendimento ao cliente e aumente a lucratividade do negócio.
Continue a leitura e saiba como vender pelo WhatsApp!
Por que vender pelo WhatsApp?
Antes de saber como vender pelo WhatsApp, é importante conhecer algumas vantagens valiosas que essa ferramenta proporciona ao empreendedor. Confira!
Agilidade e praticidade no atendimento
Atenda seus clientes instantaneamente a qualquer hora do dia. Essa é a grande vantagem de utilizar a automatização de mensagens no WhatsApp.
Com a capacidade de preparar o envio de mensagens automáticas conforme a interação do consumidor, a ideia é garantir que nenhum cliente fique sem resposta, mesmo fora do horário de atendimento convencional.
Assim, você facilita o processo de venda, e ainda cria uma experiência positiva para o cliente em relação à sua empresa.
Maior alcance dos seus produtos e promoções
O WhatsApp permite a criação de listas de transmissão, uma ferramenta poderosa para compartilhar informações com todos os contatos de uma só vez. Ao contrário dos grupos, onde as respostas são visíveis a todos, nas listas de transmissão, a interação ocorre individualmente entre o cliente e a empresa.
Isso possibilita a disseminação eficiente de conteúdo sobre seus produtos, permitindo que os clientes compartilhem essas informações com seus próprios contatos, ampliando as chances de fechar novos negócios.
Mantenha a organização dos seus dados
Com a modalidade Business, você não corre o risco de perder vendas, pois é possível migrar todo o histórico de conversas e contatos cadastrados para uma nova conta ou dispositivo.
Esse recurso valioso mantém a organização dos dados e fornece um histórico contínuo do atendimento a cada cliente. Essas informações são essenciais para mensurar a aderência de produtos e desenvolver estratégias comerciais mais assertivas.
Como vender pelo WhatsApp?
Após entender melhor como criar grupos de vendas no WhatsApp, nada melhor do que aprender como vender nesta plataforma. Confira algumas dicas importantes!
1. Use o WhatsApp Business
O primeiro passo é instalar o WhatsApp Business, também conhecido como o WhatsApp para Empresas. O aplicativo conta com várias funcionalidades que ajudam a intensificar as vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.
Ele também fornece informações relevantes, como a quantidade de mensagens que a sua equipe enviou, quais foram entregues aos clientes e quais foram lidas pelo usuário.
A redução de custos é outra vantagem que esse aplicativo proporciona ao empreendedor. Com a implantação de um chatbot, ele consegue atender de forma simultânea centenas de clientes 24 horas por dia, reduzindo os gastos com o treinamento de atendentes.
2. Compartilhe imagens e vídeos de seus produtos
O WhatsApp é uma plataforma visual, então use isso a seu favor. Você pode compartilhar imagens e vídeos de seus pratos para dar aos seus clientes uma ideia melhor do que você está vendendo no seu restaurante, por exemplo.
Certifique-se de que as imagens sejam de alta qualidade e mostrem os itens sob a melhor luz possível.
3. Automatize os processos
A automação dos processos é fundamental, já que o trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Afinal, você terá vários contatos para divulgar uma informação.
Por isso, o aplicativo criou a linha de transmissão. Ela é responsável por aumentar a produtividade do negócio, enviando uma única mensagem para diversos clientes ao mesmo tempo.
4. Ofereça promoções exclusivas
Uma ótima maneira de incentivar as vendas pelo WhatsApp é oferecer promoções exclusivas para seus clientes. Isso pode incluir descontos e ofertas especiais ou brindes com suas compras.
Garanta que as promoções sejam exclusivas para seus clientes do WhatsApp para torná-los mais atraentes. Lembre-se de que o sentimento de exclusividade é a chave para a fidelização de clientes.
5. Crie um catálogo de produtos
Montar um catálogo de produtos é uma das principais etapas quando o assunto é saber como vender no WhatsApp Business. Confira um passo a passo de como montar um catálogo do início:
- acesse o WhatsApp Business;
- escolha se quer entrar com o seu número atual ou um novo número;
- vá na categoria que mais combina com o seu negócio;
- volte para a página inicial e vá em Configurações;
- selecione Ferramentas comerciais;
- toque em Catálogo para adicionar seus produtos e selecione Adicionar item;
- adicione informações e fotos do produto e vá em Salvar;
Depois de fazer isso, o seu item estará totalmente disponível no catálogo do WhatsApp. Não esqueça que existem algumas limitações em relação aos produtos que podem ser adicionados no aplicativo.
6. Cadastre sua empresa no guia de negócios do WhatsApp
O guia de negócios do WhatsApp se tornou uma opção crescente para empresas no Brasil. Para cadastrar sua empresa, siga as seguintes etapas:
- baixe o WhatsApp Business: tenha a versão mais recente do WhatsApp Business em seu celular;
- inicie o cadastro: ao abrir o aplicativo, inicie o processo de cadastro no guia de negócios. É importante notar que o recurso pode não estar disponível para todas as empresas, pois o WhatsApp utiliza uma agência de pesquisa terceirizada para melhorar o guia;
- termos e políticas: siga todos os termos e políticas de uso, incluindo os Termos de Serviço do WhatsApp Business e a Política Comercial do WhatsApp;
- análise interna: após o cadastro, sua empresa passará por uma análise interna para garantir a conformidade com os termos.
- acesse o guia de negócios: vá para Ferramentas Comerciais no WhatsApp Business, clique em Mais Opções > Ferramentas Comerciais > Guia de Negócios;
- conclua o cadastro: responda a cada etapa até concluir o cadastro. Você receberá uma notificação sobre a adição da sua empresa ao guia de negócios.
Após a validação, os dados comerciais compartilhados ficarão visíveis para todos os usuários, proporcionando à sua empresa um perfil comercial no guia de negócios do WhatsApp.
7. Explore o Status do WhatsApp
Se você ainda não está utilizando o recurso de Status no WhatsApp para se conectar com seus clientes, está perdendo uma ferramenta valiosa. O Status do WhatsApp é a versão do aplicativo para o formato de Stories, conhecido pelo Instagram.
Com esse recurso, você tem a oportunidade de elevar o reconhecimento da sua marca e cultivar a fidelidade do cliente, compartilhando histórias envolventes e oferecendo vislumbres dos bastidores da sua empresa.
Considere o Status como uma adição estratégica às suas atividades nas redes sociais, proporcionando uma experiência mais imersiva, tanto no Facebook quanto no Instagram.
Além disso, aproveite o potencial promocional do Status ao postar imagens ou vídeos destacando descontos temporários em seu catálogo. Lembre-se de que o conteúdo postado nos Status desaparece automaticamente após 24 horas, criando uma sensação de urgência que mantém seu público empolgado com seus produtos ou ofertas.
8. Faça o envio do conteúdo interessante
Se você já utiliza o WhatsApp, sabe que nem sempre as mensagens não solicitadas são bem recebidas, especialmente se provenientes de números desconhecidos.
Portanto, ao enviar mensagens para seus clientes, especialmente aqueles que ainda não estão familiarizados com sua marca, é essencial pensar estrategicamente.
Atraia a atenção do seu público enviando conteúdo interessante e relevante. Isso pode incluir:
- material educacional relacionado ao seu produto ou nicho;
- oferecimento de suporte ao cliente;
- envio de vídeos informativos;
- criação de promoções exclusivas com links diretos para sua página.
Ao adotar essas práticas, você contribui para o conhecimento geral do seu público, e ainda cria uma abordagem mais envolvente. Portanto, evite ser uma empresa que bombardeia os usuários com mensagens o dia todo, pois isso pode afastá-los do WhatsApp em vez de envolvê-los.
Priorize sempre a qualidade sobre a quantidade, oferecendo um conteúdo que seja valioso e interessante para seus clientes.
9. Ofereça demonstrações de produtos
As demonstrações de produtos são oportunidades valiosas em que os vendedores podem ilustrar, seja de forma presencial ou virtual, o funcionamento e os benefícios dos produtos oferecidos.
O objetivo central dessa prática é instigar o entusiasmo do cliente, proporcionando uma experiência mais palpável antes da decisão de compra.
O WhatsApp, com seus recursos de mídia avançada, facilita o envio instantâneo de demonstrações de produtos para os clientes.
Por meio do compartilhamento de imagens e vídeos educativos, é possível oferecer informações detalhadas e de qualidade sobre o produto ou serviço, permitindo que o cliente tenha uma compreensão mais aprofundada.
10. Utilize o WhatsApp para fazer atualizações de pedidos e entregas
Diferentemente das confirmações automáticas enviadas por e-mail, que muitas vezes se perdem em meio a diversas mensagens diárias e podem até ser direcionadas para pastas de spam, o WhatsApp oferece uma abordagem mais direta e eficaz para atualizações de pedidos e entregas.
A comunicação via WhatsApp garante que os clientes recebam, de maneira rápida e eficiente, confirmações sobre pedidos, além de atualizações de status relevantes. Isso reduz a probabilidade de as informações importantes se perderem e melhora a interação entre o estabelecimento e o cliente.
Como criar grupos no WhatsApp de vendas?
Existem duas formas de usar grupos de WhatsApp para vender: você pode criar grupos com potenciais clientes ou participar de grupos de vendas para divulgar seu negócio. Conheça algumas dicas importantes para os dois cenários!
Autorização
Receber spam é sempre uma experiência desagradável. Não faz parte de uma boa estratégia de marketing enviar mensagens sem autorização do cliente. Por isso, sempre se lembre de ter o consentimento da pessoa para adicionar ao grupo.
É possível fazer isso de duas maneiras: por meio de um link de acesso ao grupo ou solicitando a autorização.
Leia os termos de uso
O próprio aplicativo estabelece algumas regras às empresas. Portanto, antes de criar o seu grupo de vendas, é necessário estar ciente dessas normas e evitar que a sua conta seja bloqueada.
Os termos de uso autorizam a troca de mensagens sobre notificações de envio de entrega, pedidos e transações. Além disso, o empreendedor recebe as atualizações sobre as vendas dos produtos.
Não use o grupo apenas para vender
É sua responsabilidade manter o grupo do WhatsApp ativo. Por isso, além de usar os grupos para divulgação de novidades, publicação de descontos e ofertas, utilize também para sanar dúvidas sobre o assunto, motivar conversas sobre um tema e enviar conteúdos úteis.
Dessa forma, você consegue criar uma relação pessoal com os clientes, engajando-os cada vez mais à sua marca, mantendo o interesse e fidelizando.
Segmente os grupos por interesse
Em vez de ter um grupo genérico sobre o seu estabelecimento, uma forma mais eficiente de utilizá-lo é segmentar os integrantes pelos interesses específicos.
Por exemplo, se você tem mais de um delivery, no qual vende diversos tipos de pratos, pode criar um grupo de vendas apenas de interessados em um tipo de alimento. Assim, você só envia os produtos conforme o gosto desse público em específico.
O que é chatbot para WhatsApp?
Chatbot é um programa movido por Inteligência Artificial (AI) que simula uma interação com os usuários por meio de uma interface de chat.
No caso de um chatbot para WhatsApp ou Instagram, os negócios conseguem vender de forma mais automatizada. Em um delivery, por exemplo, a ferramenta envia o cardápio, retira o pedido, coleta os dados do cliente e faz todo o processo de atendimento.
Na prática, um robô de assistência virtual, além de obedecer aos comandos do usuário, consegue compreender a linguagem em si. Isso significa que, quanto mais conversas essa ferramenta tem com os clientes, mais inteligente ela fica.
É aí que entra a Anota AI. Uma ferramenta criada pelo iFood e projetada para otimizar os processos de atendimento em serviços de delivery, o Anota AI oferece um atendimento automatizado e personalizado aos clientes.
Utilizando técnicas avançadas de Inteligência Artificial e bots, a tecnologia possibilita que estabelecimentos recebam e processem uma grande quantidade de pedidos de maneira eficiente e organizada.
Para empreendimentos alimentícios, a Anota AI atua como uma aliada poderosa na gestão de pedidos. O robô, em conjunto com o cardápio digital, estabelece interações com os clientes, esclarece dúvidas e coleta informações essenciais, como a quantidade de itens desejados, o endereço de entrega e a forma de pagamento.
Como usar o chatbot no delivery?
O chatbot é a ferramenta ideal para eliminar o estresse causado com o recebimento de muitas mensagens ao mesmo tempo, especialmente no horário de pico, por meio de envio de mensagens simples, que solucionam as dúvidas dos consumidores.
No caso do delivery, ele otimiza o tempo ao responder às dúvidas mais frequentes dos clientes, como qual é o cardápio ou taxa de entrega.
Portanto, a primeira etapa para usar um chatbot no delivery é integrá-lo à plataforma existente. Isso permite que os clientes façam seus pedidos diretamente pela ferramenta, sem precisar sair da conversa.
A integração pode ser feita por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos) fornecidas pelas próprias plataformas de delivery ou por meio de ferramentas de integração.
Além disso, você também pode aproveitar o chatbot no delivery com o rastreamento de pedidos. É possível fornecer atualizações aos clientes sobre a localização da pessoa entregadora e sobre o tempo que falta para a demanda ser concluída.
Isso ajuda a reduzir a ansiedade dos consumidores em relação ao procedimento, além de melhorar a transparência do processo de entrega.
Sabendo como vender pelo WhatsApp, certamente você conseguirá obter melhores resultados no seu negócio. Considere a implantação do chatbot, já que esta é uma ótima solução, principalmente se você trabalha com estabelecimentos alimentícios.
Aproveite a visita no blog para conhecer o Anota AI e aumente as vendas pelo WhatsApp!
9 respostas
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