Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
671 respostas
é verdade entregamos o pedido e o cliente diz que não recebeu, ou diz que o consumo improprio e tira qualquer foto, nada ver e eu fico no prejuízo
Oi Geisiane. Nesse caso utilize a ferramenta de contestação de cancelamento disponível. Se precisar de alguma ajuda chame um de nossos especialistas! 😎
Ifood está uma sacanagem pelo amor de Deus, as pessoas consome os pedidos é dps cancela isso é uma falta de respeito com os dono do estabelecimento
Oi Renata. Estamos constantemente trabalhando em melhorias para que o processo de cancelamento seja cada vez mais transparente e participativo para nossos parceiros. Depois que o cliente solicitar o cancelamento e enviar as evidências, seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento disponível.
magnificent issues altogether, you just gained a brand new reader. What might you recommend about your publish that you made a few days ago? Any certain?
quando vão colocar uma opção de falar com alguém nesse ifood? só falamos com robô.
As pessoas cancelam o pedido depois de consumir e não temos como contestar. ficamos no prejuizo. precisamos de um suporte e melhor atendimento.
cliente cancelou o pedido e não tive nem como aceitar ou não. simplesmente o ifood aceitou o cancelamento e eu fiquei no prejuizo. comeram e depois cancelaram dizendo que não foi entregue. e como não aparece nada perguntando se eu aceito ou não o cancelamento? vcs tem que ajudar os parceiros com esses golpes.
Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse assunto, Kenya. Saiba que estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para melhorar a experiência dos nossos parceiros com a gente. ❤️ Sobre os cancelamentos que já contestou, acesse a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que nossa equipe interna vai ajudar você, tá bem? 👊
O cliente pediu por engano dizendo ele ne. Pediu o cancelamento só que passou do prazo e a loja pediu pro cliente solicitar o cancelamento novamente. Quando o cliente foi solicitar colocou como pedido não entregue. Como vou entregar uma coisa que o cliente queria cancelar? Claro que ficamos no prejuizo!
Oi, Marcela. Sentimos muito por isso. Nesse caso, o cancelamento não está de acordo com as condições da política de cancelamentos e não é passível de contestação.
O cliente fez o pedido e não atendeu o entregador. Entregador, chamou, ligou, mandou mensagem e nada. No outro dia o cliente cancela o pedido, com mais de 24h após e o ifood nao nos da direito a contestação. Lembrando que comuniquei ao ifood na mesma hora que o cliente nao estava atendendo e a resposta foi que eu deveria aguardar. Enfim loja fica no prejuizo.
Oi Mari. Nesse caso, fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.
Cliente pediu o hambúrguer quase 3 horas da manhã… Fiz a gentileza de levar cheguei lá não erra no endereço… Pois o mesmo não e daqui da cidade… Tomei prejuízo… Andei 8Km para fazer a entrega… mesmo assim liguei mandei mensagem e eles não saíram para receber
É duido vc entregar e simplesmente o cliente comer e cancelar !
Na má fé, e ficar por isso mesmo.
Oi Alexandre. Estamos constantemente trabalhando em melhorias para que o processo de cancelamento seja cada vez mais transparente e participativo para nossos parceiros. Depois que o cliente solicitar o cancelamento e enviar as evidências, seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento disponível 😉👊
O pior de td, é q o ifood N da Um suporte p nós. Isso é inaceitável, trabalhamos, pagamos nossas comissões p ifood td certinho, e quando precisamos, eles vem sempre com a mesma coisas, quando vc N fala só com o com robô. Difícil trabalhar dessa forma sendo q N temos suporte nesses casos.
A gente sente muito que sua experiência tenha sido assim. Caso ainda precise de ajuda, nos envie um direct pelo Instagram (@ifoodparaparceiros) que vamos analisar o seu caso, beleza?
É a segunda vez que esse cliente faz a mesma coisa ficamos no prejuízo e sem poder contestar o cancelamento
boa noite
aconteceu comigo tive um pedido com entrega própria meu entregador entregou o pedido no dia 03/01 e no dia 04/01 o cliente cancelou alegando que não foi entregue.
Eu não estou conseguindo contestar esse pedido cancelado.
Gostaria de saber oque tenho que fazer?
ifood não pensa nos parceiros, cancelamento não existe, retsurante ruim leva nota baixa e tem desempenho fraco a medida q as notas e comentarios são ruins, cliente desonestos não são problema para o ifood q recebe sua comissão de qquer maneira
Ifood simplesmente não se preocupa, pois recebem sua comissão mormalmente
bom dia, confirmamos a entrega cliente diz que esta improprio para consumo
vcs deixam eles nos dar golpes, nao entendo pq esse suporte tao fraco para as lojas
Oi Igor. Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/ 👊
O cliente recebeu a mercadoria em casa comeu e depois cancelou, alegando que não foi entregue, aí fica fácil o restaurante fica no prejuízo porque o app não dá este suporte, o problema é que não tem como contestar o prejuízo é grande.
Oi Emerson. Você pode contestar um pedido de cancelamento em até 7 dias. Entenda melhor quais são os casos contestáveis nesse link aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/ 😉
Sentimos muito por isso, Cesar. Sabemos que esse é um processo que pode gerar algumas dúvidas, por isso implementamos diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Confira nossa política de cancelamentos e saiba como resolver esses casos 👊
eu tento entrar em contato o ifood nao da suporte e ficamos no prejuijo com os cancelamentos
precisamos de um sporte melhor os clientes ficam com olanche e cancelam falta de respeito
Oi Nicolle. Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/
Boa noite!!
O ifood poderia dar a oportunidade de bloquear o cliente, recebe e na madrugada cancela o pedido?
não faço questão do valor, mas pelo menos não atenderemos mais clientes com má intenção.
Oi Raul. Você por usar a ferramenta de denúncia já disponível. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/denuncia-cancelamento-indevido/