Garantir o crescimento da empresa é uma perspectiva atraente para grande parte dos empreendedores, mas esse objetivo também traz desafios próprios. Elevar a carteira de clientes também aumenta o número de questões com as quais o gestor precisa se preocupar, por exemplo.
Além disso, é preciso se informar sobre as diferentes maneiras de expandir as atividades, como os sistemas de franquia e lojas próprias. Este post conta com a participação de Antônio Leite, presidente e sócio do Grupo Trigo, que oferecerá dicas práticas para fazer o negócio crescer de maneira sustentável.
Continue a leitura para conhecer estratégias de crescimento e expansão empresarial!
Qual é o melhor momento para expandir um negócio?
O melhor momento para expandir as atividades de maneira sustentável é aquele no qual o empreendimento se encontra em uma situação financeira positiva e consistente. Sinais disso são lucros recorrentes e um bom posicionamento de mercado, com uma carteira fiel de clientes.
Contudo, vale lembrar que a expansão do negócio também gera um aumento da demanda. É por isso que estar em um momento financeiro positivo é tão importante para que o empreendimento dê conta de atender às novas necessidades. Serão mais clientes, mais negociações com parceiros, maior necessidade de investimento em marketing digital, entre outras questões.
Duas conhecidas formas de expandir o seu negócio são o sistema de franquias e o de lojas próprias. O primeiro concede um grau maior de autonomia para o parceiro, enquanto o segundo é, basicamente, uma extensão da matriz — com o objetivo de aproveitar oportunidades em uma nova localidade, por exemplo.
Quais são vantagens do sistema de franquias?
No modelo de franquias, o proprietário de uma marca (o franqueador) concede o direito de uso da própria marca, de uma patente, de serviços ou de produtos a um terceiro (o franqueado). Algumas vantagens desse formato são as seguintes:
- fortalecimento de marca. Uma empresa que chama a atenção de outros empreendedores, a ponto de que essas pessoas estejam dispostas a explorar a marca, se fortalece no mercado. Isso atrai investimentos, fornecedores qualificados, propostas de sociedade e parceria, entre outras vantagens;
- expansão acelerada. Os franqueadores conseguem expandir a sua marca por várias localidades, simultaneamente. Além disso, o proprietário da marca conta com o investimento dos franqueados;
- redução de riscos. O formato de franquias já está validado no mercado. Por isso, o gestor terá diversos estudos de caso para basear sua estratégia. Alguns exemplos de marcas que se fortaleceram com esse sistema são Cacau Show, McDonald’s, O Boticário, Colchões Ortobom, entre outras;
- suporte comercial. Com esse sistema, o franqueado terá o suporte técnico de profissionais mais experientes no mercado — proporcionado justamente pelo franqueador. Assim, eles trabalham junto rumo ao sucesso.
Outra vantagem importante, de acordo com uma reportagem da revista Exame, é que esse modelo é ideal para quem está começando no empreendedorismo:
“O franqueado não começa do zero, mas conta com um suporte estruturado e orientações claras. Para quem ainda está dando seus primeiros passos ou tem recursos limitados e prefere investimentos mais seguros, abrir uma franquia é uma estratégia interessante para aumentar as chances de sucesso e reduzir os riscos frequentes de um negócio independente.”
Como realizar um plano de expansão de franquias?
Para realizar um plano de expansão de franquias é preciso considerar diversos fatores. Conheça alguns deles:
- realize um estudo de viabilidade. Esse estudo mensura o tempo de retorno (payback) e utiliza cálculos para que o gestor entenda o tempo necessário para que os lucros cubram os investimentos;
- faça um planejamento financeiro. Além do payback, é preciso mensurar todos os gastos relacionados com o treinamento dos franqueados, suporte técnico, gastos jurídicos, entre outros. Uma análise de mercado também é relevante para obter informações sobre a demanda e para saber se o número de unidades pretendidas é adequado;
- defina o perfil dos franqueados. Qual é o tipo de profissional que você quer agregar ao negócio? A partir dessa questão principal, a empresa define como serão as suas diretrizes para atrair franqueados que se encaixem aos valores da marca;
- reforce a necessidade de integrar canais. O omnichannel deve ser aplicado tanto em matrizes como em franquias. É preciso estar onde o cliente estiver, como afirma Antônio Leite. Essa necessidade é ainda mais relevante quanto a marca já é reconhecida pela excelência em seu atendimento e pela capacidade de atender o consumidor em diferentes meios (telefone, chat, e-mail, aplicativo etc.).
Quais são dicas de expansão de negócios de Antônio Leite, presidente e sócio do Grupo Trigo?
Além de CEO do Grupo Trigo, Antônio Leite é presidente da Associação Brasileira de Franquias. Ele lista algumas maneiras de expandir o seu negócio, de modo a minimizar riscos e conquistar benefícios. Confira as dicas do expert e tome nota!
1. Entenda o quão replicável é o seu conceito
O conceito do seu empreendimento é replicável ou está restrito por condições muito particulares? Tanto em termos de lojas próprias como em franquias, Antônio indica a necessidade de explicitar os seus processos e padronizar alguns elementos, como a imagem e a identidade visual.
“Há negócios locais que exploram regionalidades, mas também há redes grandes, como a nossa, em que replicar os conceitos é fundamental”, explica o empreendedor. O objetivo é adotar práticas e conceitos de sucesso, que possam ser transferidos para outras lojas e franquias.
2. Forme sucessores
“Uma coisa é tocar um ou dois empreendimentos, como restaurantes. Você pode estar em um deles durante parte do dia, com tempo de sobra para gerir outro, liderando equipes, tocando o negócio. Contudo, se você expande as atividades, não poderá estar em todos eles”, afirma Antônio. Nesse sentido, é fundamental formar sucessores e lideranças para ajudar na administração.
O CEO também aponta a necessidade de capacitar as equipes e fortalecer a cultura organizacional e o engajamento. É preciso estabelecer alguns mecanismos que facilitem a identificação daqueles colaboradores que desejam crescer junto com o negócio. O olhar do gestor no dia a dia e a escolha de programas de treinamento são algumas formas de mapear profissionais promissores.
3. Tenha uma boa equipe jurídica
Antônio afirma que é fundamental ter uma boa equipe jurídica para analisar (e cumprir) os requisitos legais antes de oferecer o serviço de franquias, por exemplo. “Em termos de expansão, esse modelo de negócio confere uma possibilidade de crescimento mais acelerado“, aponta.
Além disso, o modelo de franquias atrai outros empreendedores que querem investir no seu negócio e fortalecer a marca. Contudo, ter uma equipe jurídica, que garanta que tudo isso possa ser cumprido de maneira legal, deve ser uma preocupação de todo gestor.
4. Estude os dois principais modelos de expansão
Antônio informa que suas empresas trabalham com os dois formatos (lojas próprias e franquias) — e cabe ao gestor definir qual deles se encaixa melhor em diferentes situações. O importante é não descartar nenhum dos modelos logo de cara e entender os pontos específicos de cada um.
Como você viu no artigo, garantir o crescimento de uma empresa passa por diversas decisões. Elas envolvem, inclusive, o formato de expansão. Pode ser por meio do estabelecimento de filiais, franquias, entre outros. O mais importante é definir diretrizes que garantam que as novas atividades estejam de acordo com as missões e valores da marca.
Aproveite a visita ao blog e confira um planejamento estratégico de expansão!