7 passos para um planejamento estratégico de expansão

Quer ver o seu negócio chegar ao topo? Saiba como investir em um planejamento estratégico de expansão!

O sonho de toda pessoa empreendedora é ver o próprio negócio crescer cada vez mais. Mas para atingir os principais objetivos empresariais é fundamental contar com uma preparação adequada. Logo, garantir um desenvolvimento sustentável é também investir em um planejamento estratégico de expansão.

Independentemente do tamanho do negócio e dos objetivos, ter um planejamento estratégico é uma maneira de analisar a situação atual da empresa e definir os próximos passos. Tudo isso com foco em atingir pequenas metas, até chegar ao principal propósito.

Na prática, o processo pode parecer complexo e, de fato, envolve bastante atenção. No entanto, com pesquisa e dedicação, é possível garantir a expansão do negócio para novos patamares. Confira os 7 principais passos para expandir o seu!

1. Diagnóstico

Tudo começa com um olhar crítico sobre o negócio. Fazer o diagnóstico sobre o estado atual da empresa envolve observar os retornos financeiros, a gestão de estoque, a eficiência da logística e o relacionamento com o público. Cada detalhe conta para garantir um planejamento eficiente de crescimento.

2. Planejamento financeiro

Para investir em expansão, é preciso preparar a empresa financeiramente para arcar com os gastos e, principalmente, conseguir retorno a partir disso. Por esse motivo, delinear um orçamento para atingir os objetivos também é fundamental.

3. Determinação de prazo

Toda meta precisa de um prazo para ser colocada em prática. Estabelecer o período ideal para uma determinada realização no negócio é importante para estimular a ação e definir os principais passos para atingir os objetivos. O importante, no entanto, é definir intervalos realistas, conforme o contexto do negócio, do mercado e da economia nacional.

4. Análise da concorrência

Um projeto de expansão de empresa também precisa considerar os principais obstáculos no caminho. A competitividade é um exemplo disso e fator que pode atrasar a realização do objetivo de crescimento ou até mesmo de inauguração de um negócio.

Por essa razão, a análise da concorrência vai trazer uma melhor perspectiva das estratégias de crescimento ideais para se destacar no mercado. Para atuar no ramo da alimentação, por exemplo, é preciso oferecer algo que os consumidores ainda não encontram, seja em sabor, seja em preço.

5. Definição do modelo ideal

O desenvolvimento de negócios também envolve a escolha do melhor modelo de gestão. Com a sua empresa no formato adequado para as metas de crescimento empresarial, desde MEI a microempresa, é possível aplicar as estratégias e observar retornos satisfatórios.

6. Estabelecimento de objetivos

Objetivos de negócios são etapas definidas para alcançar os resultados que uma empresa quer alcançar, ou seja, chegar onde a empresa quer chegar”, destaca a coluna de Empreendedorismo do Sebrae.

Todo planejamento de expansão deve partir de objetivos claros e definidos para toda a empresa. A partir disso, é possível criar um plano de ação com cada passo necessário, os prazos, os recursos e o orçamento para as próximas etapas.

7. Ações de marketing

A ampliação da empresa também vai depender da qualidade da divulgação e dos investimentos em marketing. Com a expansão de mercado, ter maneiras de se destacar é essencial para o sucesso empresarial.

Por conta disso, conhecer o público-alvo, encontrar as melhores plataformas e canais para estabelecer uma comunicação próxima e saber como atender às suas expectativas são estratégias fundamentais para um plano de marketing. Com isso, é possível ganhar mais visibilidade e aumentar as vendas, processos essenciais para a expansão da empresa.

Em geral, o planejamento estratégico de expansão é uma das etapas primordiais para a realização de um plano de crescimento. Aproveitar as oportunidades e fazer parcerias de qualidade vai favorecer ainda mais o processo e garantir que o seu negócio chegue ao topo.

Gostou de saber mais sobre como definir estratégias de expansão? Confira as melhores dicas para caprichar no controle financeiro e garantir um orçamento para o crescimento do seu negócio!

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery