Você já entrou em uma loja procurando uma camiseta e levar um shorts também? Ou de ir ao supermercado comprar uma massa de bolo e levar uma barra de chocolate para fazer a cobertura? Ou, ainda, acessou o cardápio de um restaurante no iFood só para comer um sanduíche e pegou a bebida junto? Essas situações são exemplos de cross merchandising.
Basicamente, essa é a estratégia de vendas que oferece produtos complementares para incentivar a compra de um item adicional. Mais do que trazer praticidade e conveniência aos clientes, essa é uma forma de aumentar seu faturamento.
Afinal, dados reunidos pelo Exploding Topics indicam que 30% das empresas focam a melhoria da experiência do cliente e a capitalização das oportunidades de vendas cruzadas. Isso porque essa medida aumenta a receita, melhora a satisfação dos consumidores e simplifica a jornada de compra.
Essas informações já evidenciam a importância de usar o cross merchandising, mas ainda tem mais. Veja neste post por que vale a pena implementar essa estratégia.
O que é cross merchandising?
Cross merchandising é a prática de dispor produtos complementares lado a lado nas prateleiras ou cardápio para incentivar a compra de itens adicionais. É uma espécie de venda cruzada, na qual você coloca os itens de forma estratégica no ponto de venda para estimular a rotatividade de mercadorias com pouca saída.
Por exemplo, no delivery, você pode colocar no cardápio uma sobremesa e uma bebida opcional na hora do cliente escolher um prato principal. Já em um supermercado, você pode colocar os achocolatados ao lado do leite.
Em todos os casos, o cliente tende a comprar por impulso ou por lembrar que precisa de determinado produto. Assim, você influencia o processo de compra e otimiza o seu funil de vendas.
Quais são 3 exemplos de cross merchandising?
Existem vários exemplos de cross merchandising. Veja 3 aplicações para ficar mais compreensível:
- exposição de queijos e vinhos em supermercados e lojas especializadas. Essa é uma combinação que sempre dá certo para incentivar a compra conjunta;
- disposição de salgadinhos ao lado de refrigerantes e cervejas. Essa organização em bares, lojas de conveniência e supermercados é muito procurada, o que estimula as vendas;
- oferta de pratos, combos de produtos temáticos e sugestão de bebidas e sobremesas no cardápio do delivery de um restaurante.
Existem vários outros exemplos de cross merchandising em supermercados, especialmente. Alguns deles são a disposição de molhos de salada perto de legumes e vegetais e kits churrasco com temperos, carnes, carvão e acessórios.
Já em lojas de roupas, por exemplo, você pode colocar meias e sapatos um ao lado do outro ou brincos e colares para estimular a venda.
Como fazer cross merchandising?
Existem várias formas de fazer cross merchandising. De modo geral, você precisa cumprir as seguintes etapas:
- identifique produtos complementares a partir da análise de comportamento do consumidor, hábitos de compra e itens normalmente adquiridos em conjunto;
- faça uma exposição estratégica com gôndolas, displays e recursos extras que facilitem a visualização;
- utilize as datas comemorativas e os períodos de sazonalidade, como Natal e Dia das Crianças. Você também pode criar datas específicas, como Semana da Limpeza para impulsionar as vendas de determinada categoria;
- aproveite os dados para saber se a estratégia traz os resultados esperados e descobrir as combinações mais eficazes;
- ofereça uma boa experiência de compra para melhorar a jornada do cliente;
- estabeleça qual será o produto principal e os complementos. Desse modo, faça uma precificação inteligente, colocando o valor mais alto no item mais relevante;
- adote diferentes formas de apresentação dos produtos nos pontos de venda, como degustações, displays temáticos, live marketing etc.
Dicas para usar o cross merchandising
- Saiba quem são seus clientes, quais são seus hábitos cotidianos e preferências de compra.
- Liste os itens que se complementam para criar estratégias específicas.
- Monte uma vitrine e um cardápio de forma específica para oferecer os itens de modo combinado.
- Exiba os produtos de acordo com uma temática, como a festa junina.
- Assegure-se de ter uma lógica na disposição dos produtos.
Como implementar o cross merchandising no delivery?
No delivery, o cross merchandising oferece produtos complementares aproveitando que o consumidor já decidiu comprar alguma coisa. Então, o objetivo é estimulá-lo a fazer uma aquisição extra, já que essa prática pode elevar o ticket médio em até 20% e a margem de lucro em 2%.
Então, o que é cross merchandising na prática se o seu objetivo é vender mais no delivery? Veja algumas práticas que trazem bons resultados:
- sugira produtos adicionais, que sejam relacionados ou complementares;
- ofereça descrições, imagens e promoções para incentivar a compra dos itens extras;
- faça recomendações personalizadas conforme o perfil do cliente;
- integre as ofertas ao fluxo de compra para que o consumidor tenha uma boa experiência e não se sinta pressionado a comprar;
- crie combos e ofereça descontos.
Todas essas práticas podem ser aplicadas no iFood. Na nossa plataforma, você monta o seu cardápio da forma que preferir e pode usar a inteligência de dados a seu favor para efetivar uma cultura data-driven.
Além disso, você pode mudar o seu cardápio quando quiser e pode utilizar as alavancas promocionais, que farão a sua loja ficar em evidência no aplicativo. Assim, fica mais fácil implementar o cross merchandising e ter sucesso!
Então, o que acha de fazer o seu perfil no iFood? Saiba como montar um cardápio para seu delivery com este guia especial e faça suas vendas decolarem agora mesmo!