Decoração de festa junina: como enfeitar o ambiente?

Quer fazer uma decoração de festa junina no seu estabelecimento? Confira o que não pode faltar para atrair mais clientes!
15 Min
decoração festa junina: família de casal de pais com casal de filhos adultos fazendo uma festa junina em casa

O povo brasileiro é festeiro por natureza. Em junho, por exemplo, com o frio, chegam também as comemorações com a temática das tradicionais festas juninas. Então, vale a pena aproveitar a época para criar a sua própria celebração, investindo na decoração de festa junina do seu estabelecimento.

Assim, você vai conseguir atrair a galera que adora um “Arraiá”, expandindo o seu público, e até explorar mais opções no seu cardápio. Além disso, apostando nessa ideia, o seu negócio se mantém competitivo, sem correr o risco de perder espaço para a concorrência durante esse período.

Confira as dicas sobre o que usar na decoração de festa junina e, claro, descubra o que não pode faltar!

O que usar na decoração de festa junina? 

Para acompanhar as várias datas comemorativas do Brasil, o seu estabelecimento pode aproveitar a oportunidade para entrar no clima e oferecer uma experiência diferente para a clientela. Uma boa pedida é apostar na mudança de visual.

Nesse caso, na decoração de festa junina, você pode usar elementos tradicionais e dar asas à criatividade para trazer mais identidade ao seu “Arraiá”! Veja como é possível com as dicas a seguir! 

Invista nas bandeirinhas 

As bandeirinhas são um dos principais elementos de uma festa junina. Ou seja, não podem ficar de fora!

Você pode, por exemplo, escolher bandeirinhas de tecido estampado, como a chita, ou as de papel de seda, com várias cores. Outra excelente ideia é colocar pequenas bandeirinhas nos itens do cardápio ou fazer um cordão com elas e enfeitar cada mesa.

Aposte no mais simples 

Como é uma comemoração bem popular, é válido escolher uma decoração de festa junina simples. Para isso, use os elementos tradicionais, que todo mundo conhece e adora, como:

  • itens de palha, a exemplo dos chapéus, que reforçam o visual rústico;
  • balões de São João, específicos para a decoração da festa e também não podem faltar;
  • flores, como o girassol e a margarida, que podem ser usadas em arranjos montados em garrafas coloridas e colocados sobre as mesas; 
  • canecas, pratos e copos de cerâmica — nesse caso, se não for possível mudar a louça temporariamente, você pode montar uma mesinha na entrada do local, com café e um docinho para quem frequenta o negócio;
  • toalhas de mesa e guardanapos em xadrez, que são tradicionais e representam uma ótima opção para um visual junino prático; 
  • enfeites de vime e flores de papel, que são detalhes especiais. 

Abuse da sua criatividade 

É comum usar esses elementos tradicionais na decoração de festa junina, mas você pode ir além, apostando na sua criatividade. Por exemplo: que tal criar um céu estrelado no teto do estabelecimento, de modo que pareça uma noite de luar? Já pensou em também fazer uma fogueira falsa no meio do salão? 

Aliás, quer surpreender o pessoal que aguarda a entrega dos pedidos? Por que não criar uma lista de músicas de festa junina do estabelecimento e enviar o QR Code no pedido, com um enfeite de espantalho, por exemplo? 

O que colocar na mesa para uma festa junina? 

Na festa junina, os quitutes também devem estar presentes. A propósito, você pode oferecê-los a quem visita o estabelecimento de duas maneiras: acrescentando itens juninos ao seu cardápio e/ou usando-os como mimos.

A seguir, confira algumas das opções mais queridas e que vão fazer sucesso no seu negócio! 

Pipoca

Fácil de fazer, a pipoca é uma comida de festa junina que pode ser oferecida de várias formas. Em noites frias, com um sabor único, as versões com ervas e caramelizadas dão um toque gourmet, por exemplo.

Já a tradicional, doce e colorida, é divertida e trará um “ar alegre” ao estabelecimento. Além disso, você pode até combiná-la com a decoração do local. 

Pratos com milho 

Não existe festa junina sem, pelo menos, um quitute de milho, concorda? Por isso, você pode apostar em uma ou em várias opções, como: 

  • pamonhas, que são o puro creme do milho-verde;
  • bolo de milho, que tem aquele gostinho de tarde na casa da vó; 
  • curau, com ou sem canela, que é ótimo para compor o cardápio de sobremesas oferecidas no serviço de entrega
  • canjica, para oferecer no potinho para a clientela no final da refeição. 

Bebidas quentes 

Quentão e vinho quente são opções tradicionais do mês de junho. Aliás, com o tempo mais frio, é hora de investir nas bebidas quentes. Por isso, é possível tanto acrescentá-las como uma opção extra no cardápio quanto oferecê-las como um drink para a clientela depois da refeição. 

Além dessas alternativas, há quem goste do licor de anis e da cachaça. Então, vale a pena escolher um deles para não se limitar às opções tradicionais. 

Doces da vó 

Docinhos de festa junina juntam a tendência do “comfort food” com as sobremesas e são ótimas pedidas para acrescentar em uma mesa de doces, no brinde do serviço de entrega ou até em um rodízio temático. Para isso, você pode usar: 

  • doce de batata-doce; 
  • doce de abóbora; 
  • pé-de-moleque; 
  • paçoca; 
  • amendoim caramelizado; 
  • maçã-do-amor. 

Quais são as cores das festas juninas? 

Outro ponto bastante importante da decoração de festa junina envolve as cores. Nesse caso, não há mistério. Tons terrosos e cores vibrantes são populares. Então, é só focar as várias tonalidades de: 

  • laranja; 
  • marrom; 
  • verde; 
  • amarelo; 
  • vermelho; 
  • rosa; 
  • azul. 

Como chamar a atenção do público? 

Nenhuma decoração de festa junina vale a pena se não chamar a atenção do público, né? Portanto, você pode traçar algumas estratégias para atrair um número maior de visitantes para o seu “Arraiá”. 

Use um espaço instagramável 

O espaço instagramável deixa a experiência de ir ao seu estabelecimento mais divertida e coloca o negócio em destaque nas redes sociais. Por isso, em junho, você pode investir em várias ideias, como: 

  • molduras que imitam janelas ou barracas do beijo para os casais no Dia dos Namorados
  • fantasias de quadrilha para quem quiser se arriscar em uma foto temática; 
  • fogueiras com LED ou, se for seguro, pequenas fogueiras de verdade. 

Dê um brinde 

Brinde ou mimo — não importa o nome que você queira usar. A verdade é que todo mundo gosta de ser surpreendido. No caso da festa junina, vale a pena escolher uma opção que atenda tanto ao serviço de entrega quanto à clientela que for até o seu estabelecimento. 

Se você estiver pensando em uma comida típica da época, o amendoim no cone é uma boa opção. Caso prefira oferecer um objeto, um balãozinho de papel, que esconde uma mensagem de agradecimento, pode ser legal e funcionar como um enfeite para a casa da pessoa. 

Crie nomes para as refeições

Outra dica para atrair a atenção é usar nomes divertidos nos itens do cardápio que fazem parte do mês de junho. Nesse caso, vale apostar na criatividade para combinar a comida com algum tema junino.

Só não é muito indicado mudar os nomes das opções que você já vende no dia a dia. Afinal, as pessoas já estão acostumadas com elas, então, essa iniciativa poderia gerar alguma confusão.

Chame a clientela para dançar quadrilha 

Sabe aquela lista de músicas de festa junina? Que tal preparar uma apresentação, tocando a sua própria quadrilha e chamando todo mundo para dançar? A iniciativa pode se transformar em uma experiência inesperada e até nostálgica para quem já dançou quadrilha na época da escola. 

Viu como fazer decoração de festa junina é simples? Com alguns elementos tradicionais e muita criatividade para adaptá-los ao seu negócio, você pode deixar a experiência de comer no seu estabelecimento mais divertida e criar memórias especiais com o público. Assim, as pessoas vão se lembrar da sua comida com ainda mais carinho!

Falando no cardápio junino, quer divulgar os seus quitutes disponíveis no serviço de entrega de um jeito ainda melhor? Baixe o kit de imagens para usar nas redes sociais! 

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery