Ser uma empresa sustentável nunca foi tão importante. Com o conceito ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) em alta, a sustentabilidade também chega aos consumidores. Segundo a pesquisa Tendências de Bens de Consumo para 2024, das empresas Opinion Box e Neogrid, 37% das 2.000 pessoas entrevistadas pagariam mais caro por produtos ecológicos ou sustentáveis.
Assim, adotar ações sustentáveis é essencial para os negócios atuais. Porém, isso não significa que apenas grandes empresas podem realizá-las. Pequenos e médios negócios também podem colocar em prática ações simples no dia a dia.
Taíne Hoffmann, especialista em administração de empresas ajudará você a entender a importância da sustentabilidade nas empresas. Veja também 7 ações que um estabelecimento pode adotar para colocá-la em prática. Boa leitura!
Empresa sustentável: por que é importante?
Uma empresa que valoriza a sustentabilidade busca gerar lucros, sem causar resultados negativos no meio ambiente, nas comunidades do entorno, e sem esgotar os recursos para o futuro.
Assim, saber o que é empresa sustentável e realizar ações para se tornar uma é importante. Isso porque são gerados muitos impactos para o seu negócio e para a sociedade.
A mesma pesquisa da Opinion Box e Neogrid aponta outro estudo, o Futuro do Consumo Sustentável no Brasil, feito pela consultoria McKinsey e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Nele estima-se que produtos e serviços sustentáveis vão crescer 12% ao ano no Brasil até 2025. Além de confirmar um grande interesse por parte das pessoas, isso significa um mercado em potencial de mais de R$ 500 bilhões.
Assim, na parte econômica a sustentabilidade também abre oportunidades para novos negócios. Quanto à imagem, adotar boas práticas de sustentabilidade vem de encontro com as novas preferências de consumo, especialmente de novas gerações, como a Z, para a qual esse tipo de projeto é valorizado.
Por sua vez, em relação ao papel das empresas no desenvolvimento sustentável, qualquer uma, independentemente de seu tamanho, pode influenciar o meio ambiente com sua rotina. Por isso, é essencial tomar boas atitudes no dia a dia, a fim de que o impacto de suas operações seja o menor possível ou, ainda, se torne positivo.
Para isso, é preciso encarar alguns desafios. Segundo Taíne, eles são variados: “o custo inicial de implementação pode ser alto. Mudar a cultura organizacional para abraçar a sustentabilidade leva tempo. Medir e reportar o impacto das iniciativas pode ser complexo. Equilibrar objetivos de curto prazo com benefícios de longo prazo é um desafio constante. Lidar com regulamentações em constante mudança requer atenção redobrada. Garantir o engajamento de todos os níveis da organização pode ser difícil. Superar a resistência à mudança de práticas estabelecidas exige esforço contínuo”.
Contudo, o esforço tende a ser recompensado em diversos aspectos, “há uma redução dos custos operacionais, o ganho de lealdade dos clientes que valorizam práticas sustentáveis, a atração de investidores interessados em empresas responsáveis“, afirma a administradora.
Taíne ainda destaca que “a sustentabilidade também estimula a inovação, levando a empresa a desenvolver novos produtos e mercados”.
Como empresas pequenas podem ter ações sustentáveis?
As empresas sustentáveis no Brasil podem realizar diferentes ações. A seguir, confira 7 delas!
1. Separação de resíduos
Uma ação simples, mas muito eficiente é fazer a separação de resíduos. Na cozinha de um restaurante, por exemplo, isso significa não só separar corretamente o lixo orgânico, mas também outros materiais, como o plástico. Afinal, ele causa um grande impacto no meio ambiente e deve ser reciclado e, se possível, ter seu uso reduzido. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente destaca dados preocupantes sobre o assunto.
“Aproximadamente 7 bilhões das 9,2 bilhões de toneladas de plástico produzidas de 1950 a 2017 se tornaram resíduos plásticos, que acabaram em aterros sanitários ou lixões”.
2. Digitalização de processos
A digitalização de processos também é algo que colabora com uma empresa sustentável. Isso porque ela oferece alguns benefícios como:
- menos uso de papel nas operações do dia a dia;
- possibilidade de otimizar os recursos da empresa;
- acesso a soluções de monitoramento;
- facilidade em receber feedbacks e implementar novas práticas.
3. Controle no consumo de energia
O uso de energia também é um problema, quando é desperdiçada e proveniente de fontes não sustentáveis. Assim, fazer seu controle é importante para aproveitar bem esse recurso, inclusive, para alcançar a economia na conta de luz no final do mês.
Outro aspecto de uma empresa sustentável é exatamente buscar alternativas sustentáveis, que tragam melhorias. No caso da energia, escolher outras fontes, como a solar, é uma excelente opção para reduzir a conta de luz e ao mesmo tempo contribuir para o cuidado com o meio ambiente.
4. Evitar desperdícios
Diminuir o desperdício também é uma prática fácil de alcançar a sustentabilidade no restaurante. Nesse caso, é possível realizar ações de diferentes maneiras e com vários recursos. Por exemplo, no uso da água, Taíne Hoffmann explica é interessante considerar a instalação de “torneiras com sensores ou redutores de vazão nos banheiros e cozinha. Essas pequenas mudanças podem resultar em economia significativa ao longo do tempo”.
Além disso, reutilizar materiais que podem ser aproveitados e aplicar políticas de reciclagem são formas de lidar melhor com os recursos.
5. Escolha de bons fornecedores
As parcerias que a sua empresa faz também importam para ser sustentável. Isso porque ter relações comerciais com organizações que não compartilham dos mesmos valores pode até prejudicar a imagem do seu negócio.
Isso porque algumas práticas trazem má reputação. Por exemplo, fazer parcerias com empresas terceirizadas que poluem ou usam trabalho escravo. Assim, é essencial escolher bem os fornecedores e outros parceiros comerciais.
6. Cuidado com embalagens
Especialmente quem trabalha com delivery quer fazer embalagens personalizadas e usá-las como meio de fortalecimento da marca. Não há nada errado nisso. Porém, é importante ter atenção aos materiais usados.
Por exemplo, na embalagem de marmita, vale escolher materiais recicláveis e saudáveis para as pessoas, a fim de incentivar os clientes a terem práticas sustentáveis.
7. Conscientização de equipe
Para o crescimento sustentável da empresa, é essencial envolver todos que estão ligados a ela. Afinal, não adianta você defender essas práticas, mas os colaboradores não praticarem no dia a dia. Assim, é importante fazer a conscientização da equipe para que as ações sustentáveis sejam aplicadas de maneira eficiente na sua empresa.
Com mudanças nas práticas de consumo, valorizando o uso consciente de recursos e a colaboração com as comunidades, é cada vez mais importante se tornar uma empresa sustentável. Para isso, não é necessário fazer movimentos de grande porte, já que com pequenas atitudes é possível alcançar bons resultados.
Gostou do post? Confira também como usar inteligência artificial no seu negócio!