Embalagens personalizadas: boas práticas para produção

Pensando em utilizar embalagens personalizadas no seu estabelecimento? Então confira dicas importantes para não errar na criação delas!

Com o avanço do marketing nas diferentes estratégias de divulgação e comercialização de produtos, assim como na relação com os clientes e no posicionamento social das empresas, várias marcas passaram a entender e valorizar a apresentação das mercadorias. Investindo, por exemplo, cada vez mais em embalagens personalizadas.

Leandro Resende — Mestre em Comunicação e coordenador de marketing no iFood, explica que mais do que apenas uma forma de condicionar e transportar um determinado item, a embalagem comunica conceitos, potencializa a imagem do negócio e aumenta a percepção de valor do que você vende.

Acompanhe o post e saiba mais sobre boas práticas no desenvolvimento de embalagens personalizadas para delivery e/ou atendimento presencial no seu estabelecimento!

Destaque o propósito da sua marca

Leandro descreve que “as embalagens personalizadas são uma extensão da marca e podem comunicar efetivamente o propósito e os valores do restaurante. Por meio do design, das cores, dos materiais e das mensagens impressas, as embalagens podem transmitir uma história, expressar o compromisso com causas sociais, reforçar frescura dos ingredientes ou destacar a autenticidade das receitas“.

Por isso, é fundamental usar os diferentes recursos gráficos (como paleta de tons, logotipos, tipografias, ilustrações e afins) para representar a essência da sua marca. “A coesão desses elementos ajuda a criar uma embalagem que é imediatamente reconhecível e que expressa os valores e a personalidade da marca de forma eficaz“, complementa o coordenador de marketing do iFood.

Crie um design de embalagem atraente

Para criar uma experiência memorável, as embalagens personalizadas podem incluir elementos interativos ou de surpresa, como mensagens de agradecimento escondidas, cupons de desconto para pedidos futuros ou instruções divertidas para consumir o produto”, detalha Leandro.

Ele ainda diz que “a funcionalidade também pode ser um diferencial, como no caso de embalagens personalizadas para salgados fritos ou embalagens personalizadas para doces que se transformam em pratos ou suportes para facilitar o consumo“.

Isso é algo útil quando o seu cliente vai comer alimentos em locais públicos ou então dividir marmitas com amigos e colegas em ambientes sem talheres, guardanapos e outros utensílios de cozinha, por exemplo. Dessa forma, você se antecipa e facilita esses momentos, tornando a experiência do freguês muito mais satisfatória.

Ao adicionar esses toques especiais, os clientes não apenas recebem uma refeição, mas uma experiência completa que os envolve e cria uma conexão emocional com a marca“, assinala o publicitário.

Escolha os materiais certos para a embalagem

Aqui, Leandro chama a atenção para dois pontos importantes na escolha da sua futura embalagem. A primeira é que “os restaurantes devem considerar a durabilidade, a segurança alimentar, a sustentabilidade e a manutenção da integridade do alimento“.

Afinal, esses fatores influenciam diretamente no sabor, na fragrância e na consistência dos pratos, podendo, consequentemente, mudar a percepção de qualidade da comida do seu estabelecimento. Por isso, ele cita que “materiais como papelão reciclável, plásticos biodegradáveis ou compostáveis são opções populares para equilibrar sustentabilidade e funcionalidade“.

O segundo ponto diz respeito à capacidade de preservação da temperatura da comida que é armazenada/transportada. Como explica o Leandro, “os alimentos quentes e frios precisam de embalagens térmicas para chegarem até o cliente no estado adequado. Já itens como saladas frescas, por outro lado, requerem recipientes que evitem umidade e preservem a crocância“.

Pesquise e encontre o fornecedor ideal

Já diz o famoso ditado popular: a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, é importante que você pesquise e liste potenciais fornecedores, mas não feche negócio na primeira oportunidade que aparecer. Ao contrário, avalie todos os prós e contras de cada um antes de tomar uma decisão. Abaixo, mostramos alguns passos que você pode seguir nesse processo. Veja!

Conheça os prováveis fornecedores de perto

Entre em contato com cada um e marque reuniões para conhecer o portfólio deles e os detalhes do serviço prestado aos clientes, informar-se sobre os custos e benefícios envolvidos em uma possível parceria e conferir os diferenciais de cada negócio.

Ao encontrar fornecedores de embalagens, é importante considerar a qualidade dos materiais e a capacidade de personalização. Também é vital avaliar o suporte e a flexibilidade da companhia em responder a necessidades específicas da sua marca, o nível de confiabilidade no cumprimento de prazos e a capacidade de inovar junto com o restaurante para criar embalagens que realmente se destacam“, explica Leandro.

Investigue o histórico dos possíveis fornecedores

Averigue o histórico dessas empresas para saber quais marcas elas já atenderam ou atendem atualmente, tempo de atuação no mercado, possíveis problemas jurídicos que já enfrentaram e como é o reconhecimento público delas no cenário nacional (e até mesmo internacional, quando for o caso).

Avalie as soluções de sustentabilidade que são oferecidas

Outro ponto que Leandro reforça é ter atenção às alternativas sustentáveis presentes nas opções de embalagens oferecidas por esses negócios: “poder optar por materiais recicláveis, biodegradáveis ou reutilizáveis sem comprometer a robustez e a proteção dos alimentos é essencial“.

Afinal, como ele menciona, “os fornecedores ideais são aqueles que se alinham com os valores do restaurante, oferecendo soluções que combinam estética e funcionalidade com responsabilidade ambiental. Ou seja, equilibrar esses três pilares exige uma abordagem inovadora e consciente na escolha dos materiais e no design das embalagens” — processo que requer integração total entre a sua marca e o fornecedor.

Inclusive, a Abrasel destaca que a preocupação com o meio ambiente não se restringe às empresas. A cada dia que passa, o público se informa e busca se certificar mais de que estão comprando de organizações ecologicamente corretas.

Fenômeno observável, por exemplo, nos apps de entrega, como relata a entidade: “os consumidores de delivery estão prestando mais atenção às embalagens usadas pelos estabelecimentos. Para empreendedores de bares e restaurantes, adotar essas tendências é uma oportunidade de se alinhar com a demanda por sustentabilidade, atraindo consumidores conscientes e contribuindo para um futuro mais verde”.

Inspire-se em exemplos de sucesso

Analisar casos de embalagens bem-sucedidas pode ajudar a identificar tendências, melhores práticas e soluções criativas que podem ser adaptadas ou melhoradas para atender às necessidades específicas do seu restaurante“, reforça Leandro.

Por isso, ele sugere que você procure por exemplos de sucesso não só entre concorrentes do seu segmento, mas em outras marcas do setor alimentício — eles precisam dialogar direta ou indiretamente com a proposta de embalagem que você deseja tirar do papel.

Elas poderão “servir como fontes valiosas de inspiração, mostrando o que é possível alcançar em termos de design, funcionalidade e inovação. Benchmarking contra líderes da indústria pode oferecer insights sobre como superar desafios comuns e inspirar ideias únicas que diferenciam a marca no mercado de delivery”, complementa Leandro.

Como dito, a criação de embalagens personalizadas para alimentos do seu restaurante é uma forma de melhorar o marketing e a comunicação visual da marca, além de se alinhar às tendências de sustentabilidade entre os consumidores. Em paralelo, você também reforça os cuidados para que a comida esteja apresentável e corretamente preservada. Por isso, não deixe de investir nelas!

Como estamos falando sobre estabelecimentos gastronômicos, aproveite para conferir o nosso guia de marketing para divulgar seu estabelecimento!

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Uma resposta

  1. Etiquetas de segurança (lacres) personalizados, agregam valor e segurança para os produtos de delivery.

    Podem ser holográficas, com QRCode e até intergir com os aplicativos de pedidos e entregas.

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