Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

Aprenda como evitar uma fila de entregadores na sua loja e otimize a operação do seu negócio. Confira agora!

Que tal aprender como evitar muitos entregadores esperando pelos pedidos no seu restaurante? Muitas vezes, nossas lojas parceiras podem ter dificuldades para preparar todos os pedidos, gerando uma fila de entregadores no estabelecimento. E, conforme os novos pedidos entram, mais entregadores chegam e a situação se agrava.

Visando evitar desperdício de tempo da logística e transtorno para nossos parceiros, bem como colaborar com a jornada de trabalho das pessoas entregadoras, criamos a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja. Com ela, conseguimos pausar as lojas parceiras e dar momentos de respiro para que a operação não piore. Assim, em momentos críticos, o parceiro pode normalizar a operação por meio do uso das funcionalidades que disponibilizamos. 

Continue lendo para descobrir mais sobre essa política implementada pelo iFood e também como evitar acúmulo de entregadores aguardando pedidos na sua loja. Confira!

O que é o Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja?

O Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja acontece quando há muitos entregadores aguardando pedidos no restaurante, resultando na pausa da loja na plataforma para evitar sobrecarga na operação.

Para evitar que a operação dos restaurantes seja prejudicada e também para não causar transtornos às pessoas entregadoras, o iFood implementou a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja. Essa política permite pausar as lojas temporariamente, proporcionando momentos de respiro para lidar com a demanda.

Antes mesmo de ocorrer o fechamento, o sistema envia mensagens de alerta no Gestor de Pedidos e Portal do Parceiro, informando que a Loja está próxima de atingir o limite de entregadores e pode ser pausada. 

Como funciona o Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja?

Os fechamentos são realizados em momentos específicos de excesso de entregadores esperando e nunca por um turno inteiro ou dia inteiro. E o iFood sempre avisa antes de chegar no limite de entregadores no Gestor de Pedidos.

Cada tipo de loja possui uma fila máxima de entregadores antes de ser fechada. Veja a tabela abaixo para entender melhor o funcionamento:

Faixa de pedidos concluídos por mêsFila máxima de entregadoresFila máxima para a loja reabrir
Lojas de shoppingAcima de 5.000108
Entre 3.000 e 5.00075
Até 3.00053
Demais lojasAcima de 5.00097
Entre 3.000 e 5.00064
Até 3.00042

Quando a pausa é realizada, notificações detalhadas são exibidas nas telas do Gestor de Pedidos e Portal do Parceiro, explicando o motivo da interrupção. 

Além disso, no Portal do Parceiro, é possível consultar todas as pausas aplicadas na loja em determinado período, permitindo ao parceiro uma visão gerencial para identificar melhorias na operação. Para isso, basta acessar: “Horário de Funcionamento” e depois clicar em “Fechamento Preventivo”:

Atenção:  a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Lojas é especificamente para estabelecimentos que possuem a Entrega Parceira.

O que fazer para sua loja não ser fechada e contribuir com a jornada de trabalho dos entregadores?

O iFood agora disponibiliza ferramentas para dar autonomia às lojas parceiras ajustarem sua operação, especialmente em dias com picos de pedidos, sem causar transtornos para as pessoas entregadoras e para os clientes. São elas:

  • Meu Tempo de Preparo, 
  • Botão “Avisar Pedido Pronto”, 
  • Botão “Ajuste no tempo de preparo” 

Com essas funcionalidades, buscamos promover uma agenda educativa e positiva, contribuindo para valorização e respeito dos entregadores e de seu tempo de trabalho. Vamos falar de cada uma delas:

Meu tempo de Preparo 

Com o recurso “Meu Tempo de Preparo”, a loja tem o controle para definir o tempo necessário na plataforma, seja para a operação completa ou para momentos em que a mesma está atípica e os horários normais de preparo podem não estar correspondendo à realidade daquele momento. 

Por exemplo: situações em que há um tempo de preparo menor ou ocasiões em que se tem um time na cozinha que demora mais tempo para preparar os pedidos. Dessa forma, é fundamental que o estabelecimento esteja atento ao seu fluxo diário para ajustar o tempo de preparo conforme necessário. 

Para acessar é bem simples. A ferramenta está acessível no Gestor de Pedidos e no Portal do Parceiro para todos os restaurantes com logística iFood.

Ajustar o tempo de preparo é uma forma de ser realista com sua operação naquele momento e contexto, evitando que a chegada do entregador aconteça antes da hora certa e ele tenha de esperar além do necessário pelo pedido ficar pronto.

Botão “Avisar Pedido Pronto” 

Este recurso permite que o restaurante avise tanto o iFood quanto o entregador quando o pedido estiver pronto para ser retirado. Para utilizar, basta pressionar o botão quando o pedido estiver pronto para sair para entrega. O recurso está disponível no Gestor de Pedidos, na tela do status do pedido.

É imprescindível salientar que este botão não deve ser utilizado antes do pedido estar realmente pronto como uma forma de priorizar a chegada do entregador. Afinal, muitas vezes, isso gera uma espera desnecessária à pessoa entregadora, desperdiçando o tempo da sua jornada. 

Além disso, isso também pode acarretar em um agravamento nos fechamentos preventivos do iFood por acúmulo de entregadores, bem como em um descalibramento das estimativas de tempo de preparo pela nossa inteligência artificial.

Ajuste no tempo de preparo 

Nessa funcionalidade, o parceiro consegue adicionar ou retirar 5 minutos do tempo de preparo de um pedido em andamento ou de todos os pedidos do dia. É especialmente útil em momentos de correria, quando é necessário ajustar rapidamente o tempo de preparo. 

Para utilizar, é só pressionar os botões “+” ou “-” para adicionar ou retirar os minutos desejados. Esta ferramenta também está acessível no Gestor de Pedidos, na tela do status do pedido.

Com todas essas informações, estamos juntos com você para ajudá-lo a otimizar sua operação e evitar fila de entregadores na loja. Essa também é uma forma de colaborarmos com o trabalho das pessoas entregadoras, respeitando e otimizando sua jornada de entregas.

Abaixo, trazemos um resumo das principais funcionalidades que apresentamos por aqui:

FEATURESONDEQUEM TEMFUNÇÃO
Meu Tempo de PreparoGestor de Pedidos e Portal do ParceiroTodos os parceiros Full ServiceAjustar Tempo de Preparo
Botão “Avisar Pedido Pronto”Gestor de PedidosTodos os parceiros Full Service que usam Gestor de PedidosSinalizar pedido pronto para coleta
Botão “Ajuste no tempo de preparo”Gestor de PedidosParceiros Full Service que usam Gestor de PedidosAjuste de 5 minutos para um pedido ou todos de um dia

Aproveite a leitura no blog e conheça mais afundo a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores 

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

29 respostas

  1. OLÁ, MEU GESTOR DE PEDIDOS NÃO APRESENTAM ESTAS FUNCIONALIDADES NO PAINEL. COMO POSSO ATULIZAR? VERSÃO WEB 9.147.0 DESKTOP7.1.21 SOB DEMANDA 5.38.3

    1. Olá, Jhonnatan. Tudo bem?
      O iFood trabalha constantemente na atualização do Gestor de Pedidos, corrigindo possíveis falhas e trazendo funcionalidades mais alinhadas à sua operação.

      Para acessar as novas atualizações, você precisa manter sua ferramenta constantemente atualizada. Por isso, você deve baixar a última versão da ferramenta e executá-la em seu computador.

      1. Perfeito e onde encontro a nova versão pra download? Pois já estou a tempos tentando realizar atualização e não vejo nenhuma nova versão da aplicação!

        Obrigado!

  2. Tem alguns entregadores dando um de espertos que colocam que já chegaram na loja, e que na verdade nem estao por perto e demoram um tempo para chegar, gostaria de saber como bloquear esta opção, pois o cliente acha que ele ja chegou, e além da loja ter que pagar o período de espera do entregador.

    1. Oi, parceiro. Lamentamos muito por essa experiência. 😕 Sempre que precisar de ajuda para algum pedido em andamento, acione o nosso time de suporte através do chat disponível no Gestor de Pedidos.

  3. É muito comum o motoboy avisar que chegou na loja, e não chegou, demorar mais de 5 mim para aparecer, como fica essa situação? A cada 10 motoboy 7 fazem isso.

    1. Olá, Geovanne. Tudo bem?
      Nesses casos, fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.

  4. O Ifood está mandando o motoboy (na maioria das vezes)muito rápido as vezes com 5 minutos de preparo do pedido o motoboy já está buzinando e ficam bravos se o pedido não está pronto

    1. Olá, Edna. Tudo bem?
      Se mesmo com o uso das ferramentas “meu tempo de preparo” e “pedido pronto”, você tiver qualquer dificuldade relacionada a isso, entre em contato com o nosso time na opção “Ajuda” no canto superior à direita, no Portal do Parceiro.

  5. Muita falácia sabe, desculpe a sinceridade..mas a plataforma anda de mal a pior, prejudicando demais os pequenos deliverys.
    A cada hora uma coisa, big, erro,.correção e atualização e cada momento que fazem isso as vendas simplesmente param totalmente justamente por fato de que a tal inteligência artificial não é assim tão eficaz.
    O sentimento que temos é de que omifiod está desesperado atrás de verbas e aumento de capital, para isso estão sacrificando os pequenos com tantos e constantes atualizações.
    Bom, se é para inglês ver, ótimo estão conseguindo.
    Agora para nós os pewuebos, isto demonstra irresponsabilidade, imaturidade e desespero. Lamentável.

  6. Esse botão de preparo è inútil. Pq a gente nem avisa nada q esta pronto e mesmo assim vcs msndam motoboy pra ficar aqui na frente esperando.
    Deviam melhorar isso.

    1. Oi, Cristiane. Você pode ajustar o tempo de preparo ideal da sua loja através da ferramenta Meu Tempo de Preparo disponível! Acesse a opção “Minha loja” no Portal do Parceiro, depois vá em “Entrega” e ajuste o “Tempo de preparo”. É importante definir um tempo de preparo com muita atenção para que o pedido não fique aguardando muito tempo no balcão e nem o entregador fique esperando na sua loja, beleza?! Caso tenha qualquer dúvida, acione a opção “Ajuda” para falar com um de nossos especialistas.

  7. Não tenho este tipo de problema, porém quando a entrega é parceira (automático)o motoboy muitas vezes chega dois minutos após o recebimento do pedido.
    O botão de pedido pronto, deveria ser acionado pela loja e depois motoboy deveria vir.
    Isso causa grandes problemas na cozinha tendo que encaixar pedidos posteriores na frente dos que já estavam em preparo.

    1. Olá, Simone. Obrigado pelo seu comentário!
      Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua. 😊

  8. Oi boa noite se vcs mandasse o motoboy só após o restaurante sinalizar que o pedido está pronto isso não ocorreria , pois aceitamos o pedido e em 2 minutos já tem motoboy no restaurante, lembrando que o restaurante por sua vez tem seu tempo de preparo !! Tem que resolver essa questão sincronizar pedido, restaurante e motoboy p não afetar o cliente ,,

    1. Olá, Adelson. Obrigado pelo seu comentário!
      Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua. 😊

  9. Compartilho das mesmas opiniões, vc nem sinaliza q o pedido está pronto e o motoboy já aparece , isto prejudica mt o restaurante, deveriam vir somente msm qdo forem chamados !!

    1. Olá, Meire. Tudo bem?
      Se mesmo com o uso das ferramentas “meu tempo de preparo” e “pedido pronto”, você tiver qualquer dificuldade relacionada a isso, entre em contato com o nosso time na opção “Ajuda” no canto superior à direita, no Portal do Parceiro.

  10. Hahahahaha Tudo mentira!
    Até aumentei um pouco o tempo de preparo, mas as vezes não da 5/10 minutos o entregador já está na loja. E olhando de cara feia tá!
    Se o tempo de preparo é de 20/30min pq o entregador chega lá em 5? Isso é horrível

    1. sim no interior do estado isso ainda é pior pois eles tem pouca paciencia e como o transito é calmo chegam voando para garantir a entrega e voltar ao posto de concentração. Ocorre que se o cliente pede um bacalhau no minino são 30 minutos de preparo , ai eles ficam irritados demais.

  11. Então concordo com as reclama acima,meu tempo de preparo é de 20 minutos,mas com dez minutos eles já chegam ,ficam esperando e reclamando,eles realmente deveriam chegar depois de sinalizarmos que está pronto ficaria bem melhor ao invés dela ficarem na porta esperando!!

    1. Oi Claudia, tudo bem? O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/

  12. Oi Nossos pedidos não necessitam desse ajuste. Os nossos pratos são elaborados os entregadores acham que são pre prontos e ficam irritados pois quando o sistema os acioanam acham que já deveria estar pronto o pedido.

    Outra coisa aquele barulhinho perguntando se ainda estamos aqui é irritante e atrapalha o funcionario que tem que ficar toda minuto dando ok no sistema . teria como excluir isso da nossa tela?

    1. Olá, Parceiro! Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, clique no botão “Ajuda” no canto superior direito e selecione “Atendimentos iFood”. Vá até o final da página e clique em “Iniciar atendimento”. Após abrir um chamado, o time de atendimento do iFood começa a atuar na sua solicitação. 😊

  13. Alguns pontos a serem esclarecidos:
    1. É possível ajustar o tempo de entrega apenas para uma categoria?
    2. Depois que ocultarem o contato com os entregadores os problemas aumentaram consideravelmente. Basta ter autorização deles para não ferir a lei LGPD e assim não prejudicar lojistas e clientes.
    3. Na maioria das vezes não existe a opção necessária para pedir moderação.
    4. O Ifood tem desconsiderado nossas moderações quando o cliente reclama que o produto veio congelado sendo que só vendemos congelados. E aí?
    5. Inúmeras vezes o celular não toca mesmo estando com as notificações ativadas.
    6. Inúmeras vezes as notificações fecham sozinhas e temos que abrir ou nos surpreendermos com o entregador na porta sendo que nem chegou o pedido ou notificação por conta de problemas no app.
    6. Quero saber se não terá problemas alterar o endereço sempre depois das 22h pois atendemos num número ao lado para poder estender mais nosso horário.
    7. Como é considerado o imposto sobre notas que não emitimos?
    Obg

    1. Olá, Parceiro. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  14. Oi boa noite, no meu caso os entregadores se aglomeram por iniciativa, porque canso de avisar para vir somente quando aviso pedido pronto, algumas vezes o ifood manda o entregador ao contrario da chegada de pedidos, no mais novo ao pedido por utimo, ja comentei e abri chamado e não foi resolvido
    Porque o ifoof não orienta aos entregadores para chegar na loja proximo a entrega?
    Eles querem quantidade de entrega e nos qualidade na hora de fazer o pedido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

07/09/2024

Blend de hambúrguer: conheça o segredo do sabor perfeito

06/09/2024

Farol: otimize sua operação e evite cancelamentos no iFood!

06/09/2024

Combos de bebidas: aumente suas vendas no Rock in Rio