Não é preciso dizer que o faturamento é um dos mais importantes indicadores de sucesso de um negócio. Afinal, uma empresa precisa vender seus produtos e serviços para sobreviver e obter lucros, e o faturamento está totalmente atrelado a isso.
Acompanhar essa métrica é relevante na gestão cotidiana do empreendimento, pois permite ter perspectiva de como anda o negócio, ter base para fazer cálculos da empresa e ajuda, até mesmo, a saber como direcionar o investimento para ações práticas que ampliem as vendas.
Continue a leitura para entender o que é o faturamento e como monitorá-lo!
O que é o faturamento?
Usado popularmente como sinônimo de emitir uma nota fiscal, por essa também ser chamada de fatura, o termo está relacionado às entradas que ocorrem no negócio. Assim, o conceito de faturamento é definido como a soma de todos os ganhos obtidos por uma empresa em determinado período. Apesar de haver outras possíveis fontes de recursos — como investimentos, rendimentos etc. —, a principal é a venda de produtos ou serviços.
Para que serve?
Acompanhar o faturamento faz parte da rotina diária da administração de um negócio, pois a informação sobre o valor vendido impacta em diversas atividades empresariais. Estar sempre ciente desse indicador é importante para:
- mensurar o desempenho do empreendimento e seu impacto no mercado;
- auferir os lucros, ao reduzir custos, despesas etc.;
- manter o fluxo de caixa, a organização de prazos de pagamentos e de recebimentos, possibilitando quitar as dívidas em dia;
- basear o cálculo para impostos e a definição do regime tributário;
- analisar quais são as melhores decisões cotidianas a tomar.
Por exemplo, a gestão de restaurante pode utilizar esse dado como um indicador para definir os dias em que vale a pena deixar o salão aberto ou os períodos do ano com menos movimentação para fazer um cronograma de férias para a equipe.
Qual a diferença entre faturamento bruto e líquido?
Apesar do conceito geral apresentado, o faturamento pode ser de dois tipos: bruto ou líquido. Cada um tem suas particularidades. Entenda melhor!
Faturamento bruto
O faturamento bruto é puramente o que a empresa recebe pela venda de seus produtos ou serviços. Quanto mais altos os preços ou maior o volume de transações comerciais, mais elevado será seu valor.
Faturamento líquido
Diferentemente do faturamento bruto, o líquido corresponde ao valor total vendido, deduzidos os cancelamentos, as devoluções e os impostos relativos às transações, como:
- ISS: Imposto Sobre Serviços;
- ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados.
Como diferenciar faturamento e receita?
Outra diferenciação importante a ser feita é entre faturamento e receita. Apesar de serem usados como sinônimos por muitos gestores, por indicarem quanto a empresa ganhou, seus significados apresentam algumas distinções.
Enquanto o faturamento se refere ao valor total das vendas realizadas, incluídas as operações cujo pagamento é parcelado ou posterior, a receita apenas abrange o que efetivamente entrou em caixa, excluindo o que há para receber no futuro, os atrasados ou a inadimplência.
Como aumentar o faturamento do seu estabelecimento?
Aumentar o faturamento de um negócio é uma das formas de ampliar os resultados. Para tanto, algumas ações são úteis. Confira a seguir!
Faça a precificação corretamente
Um ponto importante da gestão financeira é a precificação dos produtos ou serviços oferecidos. Se o valor cobrado está acima do praticado pela concorrência, o cliente pode optar pelo mais barato. Já se é muito baixo, a empresa acaba com prejuízo. Para ser correta, a precificação deve:
- abranger os custos, despesas e impostos;
- considerar uma margem de lucro;
- ser competitiva no segmento de público que se quer atingir.
Invista em marketing para atrair mais clientes
O marketing digital é uma boa ferramenta para atrair novos clientes. Essa modalidade é a opção de 94% das empresas como estratégia de crescimento.
Um marketing bem feito é capaz de criar uma identidade para o empreendimento, posicionar o negócio em relação ao público-alvo e tornar o estabelecimento conhecido. Entre as ações possíveis, estão:
- investir em redes sociais para ter uma presença online;
- ter um site, visando mostrar seus diferenciais;
- otimizar seus conteúdos para mecanismos de busca;
- valorizar o relacionamento com o consumidor nos canais virtuais.
Busque maneiras de reter e fidelizar clientes
Personalizar o atendimento e as ofertas, dar descontos para próximas transações ou promover uma experiência diferenciada são algumas estratégias capazes de reter e fidelizar os consumidores. No ramo alimentício, a aplicação dessas ideias ocorre por meio de:
- desenvolvimento de um cardápio ou de combos diferenciados;
- disponibilização de cupons para itens gratuitos, como refrigerante ou sobremesa, no pedido seguinte;
- criação de um programa de fidelidade para quem adquire um número mínimo de refeições na semana.
Use o up-selling e cross-selling para elevar o valor médio de consumo
O que o up-selling e cross-selling fazem para aumentar o faturamento é elevar o valor médio de consumo, oferecendo itens melhores ou complementares, respectivamente. Essas táticas funcionam tanto nas vendas presenciais quanto online e impactam no resultado comercial.
Melhore os processos de vendas
Melhorar os processos de vendas passa por diversas iniciativas. Desde investir em tecnologia para automatizar a entrada, entrega e pagamento de pedidos, até aplicar a gestão por competência em relação a seus colaboradores.
Para começar, o ideal é estruturar o fluxo de tarefas, delegando responsabilidades. Além disso, abrir um canal de comunicação, a fim de ouvir reclamações e sugestões dos consumidores, possibilita perceber oportunidades de otimização.
Tenha um bom parceiro de entrega
O sucesso de uma venda não-presencial depende do marketing para atrair o cliente, do atendimento online para fechar a negociação, e de uma entrega bem realizada para concretizar a experiência da refeição.
Assim, ter um serviço de delivery de qualidade é fundamental para garantir o máximo nível de satisfação dos clientes, contribuindo para que seu negócio alcance maiores números de faturamento.
Aproveite e confira os 8 passos essenciais para atingir o sucesso na gestão financeira do seu restaurante!
51 respostas
E muito bom ajuda mas o valor está muito caro e bem alto as taxas
O ifood poderia criar um plano de entrega para pedidos fora do ifood
Seu pedido é uma ordem e ele já foi atendido! ? Você conhece o Entrega Fácil? Dá uma olhadinha no artigo aqui do blog: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-facil/ <3
Boa noite Smpre falo amuuuuu por demais trabalhar cm a plataforma do Ifood ?sou totalmente leiga na tecnologia ? a única coisa k falta pra 100 por cento maravilhoso é ter um canal d atendimento via whatsapp ou telefone para pessoas igual a mim analfabeta na tecnologia ? obrigada ifood por existir na mnha vida gratidão ?
Passando Um pouco mais de sabedoria obrigado.
Conta com a gente, Patrick! ?❤️
Gostaria de ter um acesso mais fácil no Ifood..
Muitas vezes simplesmente desisto.
A plataforma é muito boa, mas as taxas são muito alta 30%.
Todas as vezes que vocês repassam o valor fico me controlando pra não chorar.
Abraços