Em 08 de Novembro de 2023, o iFood realizou mais uma edição presencial do Fórum de Restaurantes — grupo de trabalho que realiza encontros mensais entre donos de delivery e a plataforma iFood. O objetivo era discutir melhorias na experiência dos milhares de parceiros que operam na plataforma.
O evento apresentou avanços, desafios e soluções para diversas questões cotidianas enfrentadas pelos parceiros iFood. Além disso, durante o evento ocorreu uma dinâmica de construção de soluções, em que donos de delivery e iFood trabalharam juntos, buscando evoluir a experiência dos demais parceiros.
Confira como foi o encontro do Fórum de Restaurantes de novembro!
A contribuição do Fórum de Restaurantes
O Fórum de Restaurantes tem um importante papel no desenvolvimento das soluções oferecidas pelo iFood. O evento busca a escuta ativa com a 2ª edição do grupo de donos de restaurantes, para dialogar sobre as melhorias e soluções que beneficiem tanto os negócios parceiros quanto os clientes e pessoas entregadoras.
“De todas as reuniões presenciais que tivemos esta, para mim, foi a melhor de todas. Foi leve, divertido e muito produtivo. Senti que toda a equipe estava engajada e falando a mesma língua, com muito carinho e respeito mesmo quando as opiniões se divergiam.”Michelle — integrante do Fórum de Restaurantes |
Temas debatidos em novembro
Durante o encontro de novembro, diferentes temas foram debatidos, em busca de melhorar a experiência de quem vende no iFood. Os temas prioritários da edição foram:
- cancelamento;
- atendimento;
- Super;
- promoções;
- comunicação.
“Senti que todos os participantes estão conectados na mesma frequência, trazendo opiniões e ideias que realmente fazem parte da melhoria contínua. Gostei muito das atividades e senti que todos nós estávamos empenhados em trazer melhorias. Sem contar que, após o encontro, tivemos uma troca com todos os participantes e food lovers. Eu tive a oportunidade de compartilhar um pouco da minha história com o Arnaldo, que foi super humilde e tirou muitas dúvidas.”Gislane — integrante do Fórum de Restaurantes |
Cancelamento
Nos últimos meses, o iFood concentrou esforços na criação das ferramentas básicas necessárias para que os parceiros participassem dos cancelamentos.
Na reunião, o foco foi estabelecido: reduzir cancelamentos que poderiam ser evitados, como por atraso e evoluir as ferramentas disponíveis para negociação.
Para isso, nos próximos meses, iremos buscar uma solução capaz de melhorar a experiência dos parceiros com entrega própria, evitando cancelamentos por atraso. Algumas soluções levantadas foram:
- desenvolver ferramentas logísticas para permitir que a loja oferte novos tempos de entrega;
- melhorar a visibilidade do status da entrega ao consumidor;
- aprimorar a experiência de confirmação de entrega.
Para melhorar a qualidade da interação entre parceiro e consumidor, queremos entregar soluções que:
- utilizem Inteligência Artificial para validar o conteúdo da justificativa de acordo recusado pela loja;
- expandir o chat para outras etapas do pedido, facilitando a comunicação;
- evoluir a jornada do consumidor no app para prevenir cancelamentos, proporcionando uma experiência mais fluída e eficaz.
Atendimento
Ao debater sobre a temática de atendimento, o iFood compartilhou com os participantes três desafios relacionados, destacando o que foi feito até o momento e as soluções propostas para cada dificuldade.
Dificuldade 1: Encontrar o Atendimento
Até o momento, foi feita a redução da fricção para encontrar um atendimento independente da aba do Portal do Parceiro. O iFood agora trabalha para oferecer maior visibilidade para a central de ajuda.
Dificuldade 2: Escolher motivos de contato
Os motivos de chamado foram correlacionados com as páginas do Portal. Também foi fornecida uma camada de inteligência que interprete necessidade do parceiro para direcionamento
Dificuldade 3: acompanhar o status de chamados abertos
O iFood traz as informações necessárias na listagem e oferece mais clareza sobre quais são os chamados que necessitam da resposta do restaurante.
Super
Ao abordar Super, o primeiro destaque foi para as conquistas até o momento. Em 2022, o iFood fez o relançamento com novos critérios e nova forma de comunicar. Já em 2023, introduziu a visão de níveis no App. Por fim, a plataforma fez a divulgação em massa para clientes com mais incentivo à avaliação.
Em seguida, o iFood apresentou os desafios a serem superados e as soluções propostas:
- melhorar a visibilidade do programa para o consumidor;
- agregar mais benefícios ao programa.
Promoções
Sobre o tema de promoções, o iFood destacou as realizações até o momento:
- lançamento da Campanha Inteligente como um pacote automatizado;
- introdução de desconto em Item e uma nova jornada de entrada;
- aprimoramento do Novo Portal com novas configurações e experiências.
Logo depois, foram identificados os desafios a serem superados e as soluções propostas:
- simplificar a contratação e gerenciamento de alavancas promocionais;
- minimizar problemas de duplo Subsídio, relacionados às mecânicas de entrega grátis.
Comunicação
No encerramento do Fórum, o iFood e os parceiros exploraram o tema comunicação.
Um desafio levantado foi sobre proporcionar uma Comunicação clara, transparente e eficiente, sem sobrecarregar o WhatsApp das Lojas Parceiras.
Como será feito:
- utilização de recursos tecnológicos para gerar segmentações mais otimizadas e produtivas, permitindo o envio de mensagens mais direcionadas;
- centralização das comunicações para proporcionar uma experiência mais integrada;
- melhoria das segmentações e frequências de notificações, assegurando que sejam relevantes e não invasivas;
- priorização da experiência dos restaurantes, colocando o foco na eficiência e na redução de impactos indesejados.
O Fórum de Restaurantes de novembro destacou a dedicação conjunta em seguir melhorando a experiência na plataforma. Juntos, parceiros e iFood estão moldando o futuro do serviço de delivery e construindo uma comunidade mais forte e conectada.
Aproveite a visita e conheça mais sobre o Fórum de Restaurantes e suas iniciativas!
15 respostas
É um grande prazer fazer parte dessa família de interesses de melhorias contínuas, como dono de delivery gostaria de Saber como faço para estar participando desses fórum e está por dentro das ferramentas do ifood e também somos criador de conteúdos no YouTube e Intagran Turbinando Delivery
Oi Anderson. Que legal saber que quer nos ajudar a evoluir ainda mais 😍 Confira aqui os detalhes sobre como participar: https://blog-parceiros.ifood.com.br/participar-forum-restaurantes/
Sugestão: Não façam das lojas funcionários de vocês por que não somos. Resolvam os b.o de cancelamento sem envolver a loja, quando a loja recusa o cancelamento o cliente fica com raiva da loja por que vocês dizem ao cliente que a loja recusou o cancelamento. Se o cliente pedir cancelamento perguntem o motivo e cancelem sem prejudicava loja. Simples assim.
Produzi, embalei e entreguei um produto de 35 reais para o cliente, no final fiquei devendo o ifood 2,99! Participo das campanhas, porém comprar mercadorias, pagar funcionários, aluguel de loja para ainda ter que pagar o Ifood é uma covardia! Pois somos pequenos empreendores que investimos para ser vistos mas está tendo um abuso!
Oi gente já faço parte da equipe de vcs como faço participar do evento de vcs
Oi Micaela. Fica de olho nas nossas redes sociais para o próximo fórum 🥰❤️
O iFood deveria reduzir as taxas, taxa de comissão, de meio de pgto, taxa de pgto em uma semana, tudo cobra, temos que aumentar o valor pro cliente pra poder receber algum trocado do iFood, por fim não compensa vender pelo app, mas por enquanto não temos outra saída, focar no Whats que aí não temos prejuízo pois está tudo caro pra repor, a ferramenta de anúncio tá um absurdo de caro, surreal. Falta ferramenta pra falar com o entregador sem ser via ligação que por sinal nunca funciona. Os pedido cancelados pq o entregador não encontra o cliente deveriam ser repassado valor integral visto que se perde um cliente, pois se o cliente que experimentar o prato com ctz voltariam a pedir, mas aí vai com ctz o entregador que come e esse nunca vai comprar com a loja.
Olá 👋sou parceiros
Delícias da Ro ,
Venho dizer que estou decepcionada
Com os valores das taxas do APP
Não tem como prosseguir.
Pra mim não está sendo lucrativos trabalhar com ifood só decepção no final agente fica só com o trabalho e as dívidas o lucro vai todo para o APP
Se preciso de ajuda do APP não tenho retorno
Assim fica difícil
Sem nada mas ,,,
Delícias da Ro
Oi Ro. Direcionamos grandes investimentos em tecnologia e inovação para que milhões de clientes tenham acesso aos estabelecimentos parceiros. Nos preocupamos com a saúde financeira do seu negócio e, por isso, preparamos uma série de conteúdos que podem ajudar você a fazer uma precificação equilibrada e lucrativa no seu negócio. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/precificacao-de-produtos/
Ainda precisa melhorar e ajudar realmente os parceiros. Principalmente os pequenos!!!
O princial é ACABAR com as mensalidades cobradas das lojas ao atingir R$1800,00 em vendas. Isso é um verdadeiro absurdo!!! Essa cobrança não faz o menor sentido!!! Ou se for pra cobrar(não deveria cobrar de ninguém), cobra de quem fatura mais de R$100.000,00 dentro da plataforma… tem loja que fatura 3-4 mil e ainda precisa pagar isso!!!
Pra quem usa a logística Ifood, vocês diminuiram o pedido mínimo para R$10,00. Isso é outro absurdo autoritário vindo do Ifood. Quem tem estratégia de entrega grátis até R$5,99 por exemplo, se ferrou demais… Vocês não permitem que possamos definir um valor de pedido mínimo para que o cliente tenha direito a entrega grátis! Dar entrega grátis com pedido mínimo de R$10,00 é prejuízo certo… O que as lojas tiveram que fazer? Aumentar os preços dos produtos… Afinal, sem não tiver entrega grátis na loja, não tem visibilidade dentro do Ifood. Eu daria na minha loja entrega grátis até R$8,00, desde que eu pudesse definir um pedido mínimo de R$60,00 para os clientes.
Parem de enrolar e liberem logo essa funcão pra quem usa a logística Ifood. Sei que está em “desenvolvimento” pois participei das simulações dentro do portal. Só não entendo qual a dificuldade em disponibilizar para as lojas.
Pra quem usa a logística Ifood, não faz sentido entrar na conta(faturamento) total o valor das taxas de entrega que são pagar pelos clientes. Afinal, esse valor sequer passa pela loja. Esse valor vai direto pro Ifood! Isso torna a aba financeiro complicada de entendimento também!
E mais uma vez, reforçando, ACABEM COM AS MENSALIDADES!!! UBER EATS(SAUDADES) NÃO TINHA ESSA COBRANÇA. E a Rappi, apesar de ser um péssimo app, também não tem essa cobrança de mensalidade!!!
Oi Felipe. Direcionamos grandes investimentos em tecnologia e inovação para que milhões de clientes tenham acesso aos estabelecimentos parceiros. Nos preocupamos com a saúde financeira do seu negócio e, por isso, preparamos uma série de conteúdos que podem ajudar você a fazer uma precificação equilibrada e lucrativa no seu negócio. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/precificacao-de-produtos/ 🙂
Boa tarde, Somos parceiro do Ifood há quase 4 anos, somos Super, temos boas notas, entrega própria, e também não concordo com a cobrança acima de 1800,00, as taxas já são altas por si, e nos, sempre tendo que pagar a mais, não tenho um beneficio sequer pelos anos de plataforma, num nada, meramentos somos + um, números que engrossam o faturamento do Ifood, já o nooossso. Nada de bonus, nada de desconto, nada de nada mesmo. Indignação, apesar de tudo, sair da plataforma que não tem concorrente, fica difícil. Falemos de PROMO, kkk campanha Inteligente ??? só não sei aonde, pois a pessoa pede uma coxinha por 0,99, ganha um puta desconto e é capaz de dar nota ruim, fora que saimos no prejuízo. Essas campanhas não respenta o pedido mínimo da loja, isso não existe, um absurdo. Campanha Inteligente é usar de forma racional e plausível, tanto o nosso recurso, quanto a do próprio Ifood. Colocam agente em promoções e dai precisamos fazer reajuste no preço e não se consegue, tem que ficar tirando todas as promo existentes. Só dificuldades. Ifood, nos enxerguem como parceiros que vcs dizem que somos, e sejam parceiros de verdade!!! ACABEM COM AS MENSALIDADES!!
Oi Elcio. Agradecemos pelo seu comentário. Direcionamos grandes investimentos em tecnologia e inovação para que milhões de clientes tenham acesso aos estabelecimentos parceiros. Nos preocupamos com a saúde financeira do seu negócio e, por isso, preparamos uma série de conteúdos que podem ajudar você a fazer uma precificação equilibrada e lucrativa no seu negócio. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/precificacao-de-produtos/. 😉👊
Oi Diego. Agradecemos pelo seu comentário. Sabemos que esse é um processo que pode gerar algumas dúvidas, por isso implementamos diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Confira nossa política de cancelamentos 👊
If xfn.kowo.blog-parceiros.ifood.com.br.sri.jq piece postcoital placement [URL=https://frankfortamerican.com/cialis-black-commercial/ – [/URL – [URL=https://ankurdrugs.com/kamagra/ – lowest price generic kamagra[/URL – [URL=https://uofeswimming.com/product/sildalis/ – drug stores that sell sildalis[/URL – [URL=https://leadsforweed.com/viagra-generic-canada/ – viagra[/URL – [URL=https://happytrailsforever.com/vidalista/ – vidalista 40 daily use[/URL – [URL=https://inthefieldblog.com/cheapest-hydroxychloroquine-dosage-price/ – cheapest hydroxychloroquine dosage price[/URL – [URL=https://tonysflowerstucson.com/item/levitra-online-usa/ – prices for levitra[/URL – [URL=https://98rockswqrs.com/retin-a/ – espana retin-a[/URL – [URL=https://tacticaltrappingservices.com/hydroxychloroquine-from-canada/ – hydroxychloroquine commercial[/URL – [URL=https://smnet1.org/nizagara/ – generic nizagara 100 mg pills[/URL – [URL=https://tonysflowerstucson.com/product/tadalafil/ – cheap us tadalafil[/URL – [URL=https://bulgariannature.com/product/levitra/ – levitra[/URL – [URL=https://bulgariannature.com/lowest-price-prednisone/ – prednisone[/URL – [URL=https://smnet1.org/zithromax/ – zithromax without a doctor[/URL – [URL=https://plansavetravel.com/nizagara-without-prescription/ – nizagara[/URL – [URL=https://intuitiveangela.com/pill/tadalafil/ – cheapest tadalafil dosage price[/URL – [URL=https://uofeswimming.com/flagyl/ – flagyl information[/URL – [URL=https://inthefieldblog.com/flagyl-coupons/ – price of flagyl 200mg tablet[/URL – [URL=https://bulgariannature.com/lowest-price-on-generic-cialis/ – cialis[/URL – [URL=https://jomsabah.com/hydrochlorothiazide/ – online generic hydrochlorothiazide[/URL – [URL=https://mywyomingstore.com/nizagara-generic-pills/ – nizagara[/URL – nizagara 25 mg uk online [URL=https://bhtla.com/pill/propecia/ – propecia brand[/URL – propecia online canada [URL=https://98rockswqrs.com/inderal/ – generic inderal at walmart[/URL – [URL=https://plansavetravel.com/item/cialis/ – purchase cialis without a prescription[/URL – [URL=https://bulgariannature.com/cialis/ – best prices on generic cialis[/URL – [URL=https://happytrailsforever.com/pill/retin-a/ – cheap retin a[/URL – [URL=https://inthefieldblog.com/tadalafil/ – discount tadalafil[/URL – [URL=https://smnet1.org/nizagara-best-price/ – buy nizagara online canada[/URL – [URL=https://coastal-ims.com/drug/propecia/ – finasteride on line[/URL – [URL=https://plansavetravel.com/item/tretinoin/ – tretinoin[/URL – [URL=https://happytrailsforever.com/nizagara/ – cheap nizagara online[/URL – delusional team, kamagra buy in canada lowest price generic kamagra where to buy sildalis online viagra vidalista 20 mg dosage where to buy hydroxychloroquine levitra england buy retin-a hydroxychloroquine from canada generic nizagara 100 mg pills tadalafil without a doctors prescription levitra for sale prednisone zithromax nizagara without a prescription mail order tadalafil flagyl brand accredited online flagyl pharmacy cialis price walmart purchase hydrochlorothiazide nizagara propecia capsules inderal on internet cialis can you buy cialis online australia online retin a no prescription lowest price tadalafil on line nizagara propecia overnight walmart tretinoin price nizagara pills pattern, uncommon: https://frankfortamerican.com/cialis-black-commercial/ https://ankurdrugs.com/kamagra/ purchase kamagra online https://uofeswimming.com/product/sildalis/ vente sildalis france https://leadsforweed.com/viagra-generic-canada/ viagra commercial https://happytrailsforever.com/vidalista/ prices for vidalista https://inthefieldblog.com/cheapest-hydroxychloroquine-dosage-price/ order hydroxychloroquine https://tonysflowerstucson.com/item/levitra-online-usa/ levitra online usa https://98rockswqrs.com/retin-a/ retin a https://tacticaltrappingservices.com/hydroxychloroquine-from-canada/ hydroxychloroquine commercial https://smnet1.org/nizagara/ nizagara https://tonysflowerstucson.com/product/tadalafil/ online tadalafil cheapest tadalafil https://bulgariannature.com/product/levitra/ levitra online pharmacy https://bulgariannature.com/lowest-price-prednisone/ prednisone https://smnet1.org/zithromax/ generic zithromax tablets https://plansavetravel.com/nizagara-without-prescription/ lowest price for nizagara https://intuitiveangela.com/pill/tadalafil/ overseas buy tadalafil https://uofeswimming.com/flagyl/ flagyl https://inthefieldblog.com/flagyl-coupons/ flagyl information https://bulgariannature.com/lowest-price-on-generic-cialis/ lowest price on generic cialis https://jomsabah.com/hydrochlorothiazide/ online hydrochlorothiazide no prescription https://mywyomingstore.com/nizagara-generic-pills/ nizagara https://bhtla.com/pill/propecia/ lowest propecia prices https://98rockswqrs.com/inderal/ inderal inderal https://plansavetravel.com/item/cialis/ non prescription cialis https://bulgariannature.com/cialis/ order cheap cialis online https://happytrailsforever.com/pill/retin-a/ online retin a no prescription retin a https://inthefieldblog.com/tadalafil/ low price tadalafil https://smnet1.org/nizagara-best-price/ nizagara https://coastal-ims.com/drug/propecia/ propecia cheap propecia https://plansavetravel.com/item/tretinoin/ tretinoin https://happytrailsforever.com/nizagara/ nizagara for sale overnight nizagara for sale overnight diamond-shaped exact lens.