Funções administrativas: conheça quais são as principais!

Veja neste post quais são as funções administrativas, quais as principais e a importância delas para a sua empresa!

As funções administrativas são imprescindíveis para o sucesso de um negócio e têm influência direta no desempenho e nos resultados. Elas atuam diretamente com o planejamento estratégico, o controle e o gerenciamento das atividades.

Nesse contexto, a administração e a gestão são os motores para o direcionamento das estratégias, planos, ações, objetivos e metas de uma organização. Por isso, são decisivas para a estabilidade e o crescimento sustentável em todos os sentidos.

Continue a leitura para saber quais são as principais funções administrativas e sua importância para as empresas, além de conferir dicas para desenvolver habilidades nesse sentido!

O que são funções administrativas?

As funções administrativas são um conjunto de metodologias desenvolvidas para manter o negócio em uma trajetória adequada. São constituídas por quatro pilares, chamados de PODC e aplicáveis a todo tipo de empresa:

  1. planejar;
  2. organizar;
  3. dirigir;
  4. controlar.

As funções administrativas compreendem diversas ações estratégicas e gerenciais, no sentido de direcionar questões comerciais, financeiras e de desempenho. O termo é muito comum no mercado, e as ações relacionadas auxiliam a gestão empresarial a manter os negócios estáveis e no rumo certo.

Qual a importância das funções administrativas?

O desenvolvimento de uma boa administração é a base para a sobrevivência e crescimento de um negócio no mercado. Consiste em um fator decisivo para superar os desafios e manter um bom posicionamento em um cenário cada vez mais competitivo.

As funções administrativas são cruciais para manter o equilíbrio financeiro, o controle dos riscos e a busca por avanços — sobretudo em relação a diferenciais mercadológicos, inovações e melhoria contínua da qualidade e do desempenho.

Sendo assim, são ações importantes em liderança, planejamento estratégico e gestão. Independentemente do porte e do segmento do estabelecimento, as funções administrativas definem diretrizes para diversos aspectos, como:

  • atividades operacionais;
  • a relação com o cliente;
  • obrigações legais.

Quais os objetivos das funções administrativas?

As funções administrativas desenvolvem atividades multidisciplinares, ou seja, em todos os setores e na atuação dos gestores. Elas têm o objetivo de promover o crescimento e alcançar resultados satisfatórios, por meio de boas práticas gerenciais.

Elas são fundamentais, por exemplo, para comércios do setor alimentar, como restaurantes, bares e lanchonetes. É por meio delas que a gestão administra questões referentes a estoque, colaboradores e clientela, dentre outros aspectos.

Em geral, os objetivos das funções administrativas são:

  • promover a visão do futuro;
  • garantir um crescimento sustentável;
  • controlar as finanças do negócio;
  • controlar as atividades operacionais;
  • elevar o engajamento e satisfação das equipes;
  • melhorar o clima organizacional;
  • promover a viabilidade econômica;
  • elevar o potencial competitivo da empresa;
  • trabalhar em prol da satisfação dos clientes;
  • dar início a ações para atingir objetivos e metas;
  • estabelecer estratégias para manter ou melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

É importante salientar que, se algum dos pilares das funções administrativas não for bem executado, pode comprometer todos os outros. Em outras palavras, dificultar as vendas, os objetivos e a qualidade dos processos — fator de risco para o futuro da empresa, especialmente em setores tão competitivos como o do serviço alimentar.

O que significa cada pilar administrativo?

Você já tem uma noção sobre o PODC, conceito que contempla os quatro pilares das funções administrativas: planejar, organizar, direcionar e controlar. Cada uma dessas funções é extremamente importante para os resultados, e todas elas precisam atuar em equilíbrio.

Compreender mais a fundo o significado de cada função é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma gestão abrangente e eficaz. Dessa forma, será mais fácil estabelecer ações para aprimorar todo o negócio. Então confira mais detalhes a seguir!

Planejar

O planejamento não somente é a base para toda empresa, como para todo projeto. Ele consiste em analisar cenários e estabelecer objetivos e metas realistas. Trata-se de uma etapa decisiva, que tem influência sobre todas as questões internas e externas do negócio.

Essa atividade exige dados concretos, análise de mercado, gestão de indicadores, definição de procedimentos e projeções. Por isso, é importante trabalhar com base em estudos para uma tomada de decisões adequada e promissora.

Organizar

Antes e na hora de colocar o planejamento em prática, é indispensável ter excelência na organização, sobretudo para lidar com os recursos com eficiência. Ela é um ponto crucial para garantir uma boa execução de tarefas e evitar transtornos.

A organização deve definir os melhores procedimentos para coordenar os recursos financeiros, materiais e humanos. Também precisa estabelecer ordens sequenciais e hierárquicas para as atividades. Diante disso, a gestão vai acontecer com precisão e de uma maneira consistente, o que é essencial para a evolução do negócio.

Direcionar

Essa função administrativa está relacionada à liderança organizacional, que direciona o capital humano para atingir os objetivos. Trata-se de um aspecto que tem influência significativa nos resultados, em particular no desempenho individual e coletivo dos membros da equipe.

É preciso que os gestores desenvolvam a liderança e a inteligência emocional e interpessoal, para distribuir tarefas e motivar a equipe. Com uma boa comunicação e coordenação de trabalhos, a empresa terá melhores condições para crescer.

Controlar

Após o planejamento, organização e direção, a próxima função administrativa é o controle, que garante a excelência de todo o trabalho. De forma simples, é uma atividade que certifica a execução correta de todas as etapas da gestão e das operações.

Para isso, são desenvolvidos padrões e são feitas a análise de indicadores e a medição do desempenho de todas as funções. Além de verificar se os objetivos foram alcançados, essa etapa considera os riscos e oportunidades para proporcionar o crescimento sólido.

Como desenvolver habilidades administrativas?

O desempenho das funções administrativas é decisivo para o crescimento e sucesso de um negócio no mercado. Para que esse desempenho ocorra de forma satisfatória, algumas habilidades são necessárias por parte da gestão.

Nesse cenário, se capacitar e preparar para executar uma gestão eficiente é melhor caminho para ter êxito em todas as suas atividades. É, sobretudo, o caminho para evoluir e contribuir com a evolução de toda a sua equipe.

Algumas estratégias eficazes para desenvolver suas habilidades administrativas são:

  • investir na capacitação por meio de cursos específicos;
  • ter atenção às inovações no mercado;
  • desenvolver técnicas para a liderança;
  • estudar sobre inteligência emocional e interpessoal;
  • ter atenção à gestão do tempo;
  • aprender com os próprios erros;
  • criar uma gestão por competência;
  • desenvolver uma comunicação de qualidade;
  • atualizar-se constantemente.

As funções administrativas são imprescindíveis para o sucesso da gestão empresarial. São um conjunto de atividades que, quando bem executadas, têm muito potencial para elevar os resultados e levar seu empreendimento ao sucesso.

Agora você já sabe como é importante melhorar suas habilidades. Então aproveite a chance e inscreva-se nos cursos de qualificação online gratuitos do iFood!

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2 respostas

  1. Estou assumindo a Assessoria de Comunicação de uma rede de três loja PATRONI aqui no ES e gostaria de ter um link direto para o Ifood para cada loja (uma já tem este link e consigo descobrir quem fez ou como fazer). Vocês poderiam me ajudar?

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