Limpeza de coifa: saiba como fazer

Como realizar a limpeza da coifa? Quais produtos podem ser utilizados e quais devem ser evitados? Confira aqui!

A limpeza da coifa é essencial para manter o ar da cozinha devidamente arejado. O equipamento está presente em muitos estabelecimentos alimentícios e tem a função de eliminar gorduras, odores e também de conservar equipamentos eletrônicos presentes no local, como aparelhos de TV e rádio.

As coifas são um excelente investimento para estabelecimentos que trabalham com frituras e também para ambientes que sofrem com o acúmulo de gordura. Contudo, como todo equipamento elétrico, ela precisa de cuidados e limpeza para funcionar bem.

Continue a leitura para saber como manter a coifa limpa e operando normalmente!

Qual é a frequência ideal de limpeza da coifa?

A coifa é um equipamento muito importante na cozinha de qualquer comércio alimentício, uma vez que ela consegue absorver gordura e eliminar odores desagradáveis.

Para funcionar bem e ter a vida útil aumentada, ela deve ser limpa, de maneira integral, ao menos uma vez por mês, como uma precaução contra o acúmulo exagerado de gordura na grade. Após esse período, a remoção será mais complicada.

Antes de realizar a limpeza, certifique-se de que produtos abrasivos ou alvejantes, como cloro ou água sanitária, não estejam entre as opções escolhidas para realizar essa tarefa. Isso porque esses materiais podem causar deformações na coifa e inviabilizar o seu funcionamento.

Outra dica importante é limpar a parte externa da coifa todos os dias. Utilize uma esponja macia ou até mesmo um pano embebido em solução de água com detergente neutro — outra opção é combinar a solução de água com um desinfetante neutro, desde que ele não seja abrasivo.

Depois, passe um pano úmido para retirar de vez o sabão ou o excesso de desinfetante da parte externa. Limpar a coifa todos os dias reduz o acúmulo evidente de gordura e facilita muito na hora da realização da limpeza completa.

Como fazer a limpeza integral de coifa completa?

Conheça os procedimentos para realizar uma limpeza integral e cuidadosa de todo o equipamento.

Ferva água com limão

A primeira etapa é similar ao procedimento de limpeza de um exaustor de cozinha. Para isso, a coifa precisa estar ligada.

Pegue uma panela, ligue o fogão e comece a ferver uma mistura de água com limão, que exalará um vapor que deve ser direcionado para coifa.

Esse vapor serve para amolecer a gordura, o que a torna mais fácil de ser removida e facilita a limpeza. A fumaça sugada ajudará a soltar aquelas gorduras que ficam presas à parte inferior da máquina e também em sua grade.

Cheque se a mistura na panela começou a ferver e deixe aquela fumaça penetrar por cerca de 5 minutos. Depois, desligue o fogão e aguarde mais um minuto.

Retire a coifa da tomada

Depois desse primeiro passo, desligue a coifa e desconecte a tomada. Isso é fundamental para garantir a sua segurança durante todos os procedimentos.

Limpe com água morna e detergente neutro

Prepare uma mistura de água morna com detergente neutro para utilizar na limpeza da coifa. Essa solução é ótima para garantir a limpeza da grade, por exemplo. Para isso, mergulhe um pano limpo na mistura.

Retire o filtro da coifa, caso ela seja fabricada em metal, e coloque-o de molho na solução de água e detergente. Você pode separar uma parte da mistura só para isso.

Depois, passe o pano em todo o gradeado e também na parte interna. Repita essa operação diversas vezes para tudo dar certo. É importante destacar que você também pode utilizar uma esponja para obter melhores resultados.

Para finalizar o procedimento, lave a grade com água corrente para retirar de vez quaisquer impurezas que tenham ficado ali.

Limpeza pesada

Caso você deseje realizar uma limpeza mais completa e pesada, a opção é misturar água com bicarbonato, detergente e vinagre. Ferva uma grande quantidade de água e dissolva nela os outros componentes.

Depois, deixe a grade de molho por cerca de 30 minutos. Com uma esponja ou pano limpo, remova manualmente toda a sujeira. Para terminar, lave em água corrente e finalize o trabalho com um pano seco.

Limpe a parte externa com um pano úmido

É muito importante umedecer um pano, ou até mesmo o lado mais macio de uma esponja, com a mistura de água detergente. Isso é eficiente para realizar a limpeza completa da parte externa e até o limite que você pode alcançar da região interna da coifa.

Seque a parte externa com um pano limpo para garantir que ela não fique manchada. Depois, cheque a situação do filtro: para isso, utilize uma escova para remover a sujeira concentrada ali.

Caso você verifique haver muita sujeira, utilize produtos neutros específicos para a remoção de gordura presente no aço inox.

Se o filtro continuar sujo, aplique os produtos neutros utilizados na limpeza da coifa para remover todos os resíduos definitivamente. Depois, enxágue o filtro metálico e seque-o com um pano limpo.

Quais são os cuidados necessários para manter a coifa em bom estado?

A limpeza da coifa deve ser feita, preferencialmente, apenas com água e sabão ou detergente neutros. Para evitar problemas, prefira não usar produtos que contenham cloro ou água sanitária.

Além disso, lembre-se que a coifa fica bem perto do fogão. Assim, nada de utilizar materiais inflamáveis para a limpeza — ou para qualquer outra tarefa que não envolta preparar a comida.

A coifa é um aparelho elétrico. Nesse sentido, ela não deve entrar em contato com a água direta e abundante. Assim, não utilize, em hipótese alguma, mangueiras ou baldes. Panos limpos e esponjas são suficientes para garantir a limpeza e a segurança de todos.

Para não ter problemas, use apenas produtos macios para evitar que o inox seja arranhado. Escovas macias, esponjas não abrasivas e panos suaves são os mais indicados para esse cuidado.

Por fim, não deixe de conferir o tipo do seu filtro antes de realizar a limpeza. Aqueles de cartão ativados não devem ser lavados, e sim substituídos a cada 4 ou 5 meses.

A coifa é um equipamento essencial para as cozinhas de qualquer estabelecimento: ela garante um ar limpo, elimina o excesso de gordura do ambiente e ajuda o negócio a atender às normas de vigilância sanitária. A limpeza da coifa é fundamental para prevenir a ocorrência de acidentes na cozinha, ocasionados pelo excesso de gordura.

Aproveite a e descubra como construir e encantar seus clientes com um cardápio digital!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso