No dia a dia de uma pessoa empreendedora, é muito comum que aconteçam várias dúvidas. Algumas mais frequentes são: qual é meu CNPJ mesmo? Como eu posso saber o número do meu CNPJ?
Se por algum momento uma dessas questões passou pela sua cabeça, é importante saber: você não está só. Por ser um número longo e com menos frequência de uso do que outros documentos de registro, é comum acontecer o esquecimento.
Principalmente nos primeiros momentos da vida de empreendedorismo, você deve ter enfrentado várias questões em relação ao seu CNPJ.
Neste conteúdo vamos ajudar você a responder 6 dessas dúvidas mais comuns sobre o meu CNPJ. Confira!
1. Como saber meu CNPJ?
Se você se formalizou como uma pessoa Microempreendedor Individual (MEI) ou em outra modalidade, foi necessário fazer a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal.
Pode ser que você esteja em dúvida sobre “qual é mesmo o meu CNPJ”. Saiba que é possível fazer a consulta desse número de diferentes maneiras pelo Redesim — o site do Governo Federal permite que você encontre o seu CNPJ a partir do seu CPF.
Para isso é preciso seguir os seguintes passos:
- entrar no site da Redesim;
- clique na opção “Consultas Pessoa Jurídica”;
- escolha “Pesquisa por nome empresarial ou Título do Estabelecimento”;
- faça login no Redesim por seu cadastro no Gov.br;
- opte por “Nome Empresarial” ou “Título do Estabelecimento (nome fantasia)” em “Tipo de Pesquisa”;
- escolha o Estado que sua empresa foi cadastrada;
- inclua o nome empresarial ou nome fantasia do seu negócio.
- clique em “Pesquisar”.
Para conseguir fazer essa consulta será necessário ter o cadastro no Gov.br, lembrar do seu número de CPF, saber o nome empresarial ou nome fantasia da sua empresa.
O resultado mostra o número do CNPJ e a situação da empresa (ativa ou não). Além disso, você poderá gerar um PDF com essa consulta para guardar o número para uso posterior.
2. Como saber quando abri meu CNPJ?
Com o número do seu CNPJ é possível acessar um documento com mais detalhes e informações sobre o cadastro.
No Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do CNPJ você terá dados como:
- data da abertura da empresa;
- nome empresarial;
- título do estabelecimento (nome fantasia);
- código e descrição da atividade econômica principal (CNAE);
- código e descrição das atividades econômicas secundárias;
- código e descrição da natureza jurídica;
- endereço da empresa;
- situação cadastral;
- data da situação cadastral.
A consulta também pode ser realizada dentro do site da Redesim, por meio da “Consultas Pessoa Jurídica” e, em seguida, na opção “Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (Receita Federal).
Ao acessar diretamente a plataforma Redesim, basta digitar o número do seu CNPJ para conseguir tirar todos os detalhes da empresa.
3. Como saber meu CNPJ pelo CPF?
É importante destacar que o CNPJ e CPF têm diferentes finalidades e acessos a direitos. Não é possível saber o CNPJ de outra empresa a partir do CPF, mas o seu CPF ajuda a descobrir o seu próprio CNPJ.
No site da Redesim, as informações a partir da sua empresa podem ser acessadas a partir de um cadastro prévio feito no site do Governo Federal.
Esse cadastro é feito a partir do CPF e, portanto, para acessar a plataforma da Redesim é necessário que você saiba o seu CPF e tenha realizado esse cadastro digital no Gov.br.
4. Como saber se tem CNPJ no meu nome?
É possível descobrir se há algum CNPJ vinculado ao seu nome (CPF) utilizando a função “Minhas empresas” no Redesim.
Para isso, é preciso seguir os passos:
- opte por “consultas pessoas jurídicas”;
- escolha a opção “minhas empresas”;
- entre com os seus dados de cadastro no site gov.br;
- selecione a opção “todos” em “tipo de integrante”;
- escolha a opção “todas” em “situação cadastral”;
- clique em pesquisar.
Caso tenha algum CNPJ vinculado ao seu CPF aparecerá uma lista de empresas. A consulta também oferece dados das empresas registradas em seu nome:
- tipos de integrante;
- qualificação;
- situação cadastral;
- município;
- UF;
- tipo de estabelecimento (matriz ou filial).
5. Como consultar Notas Fiscais emitidas no meu CNPJ?
As notas fiscais emitidas na sua empresa são fundamentais. A arrecadação está diretamente ligada à categoria e Regime Tributário — como o Simples Nacional — que a sua empresa poderá se cadastrar.
Uma pessoa Microempreendedora Individual (MEI), por exemplo, precisa pagar o DAS MEI mensalmente e, anualmente, declara o seu rendimento para a Receita Federal.
Para saber a quantidade de arrecadação anual é fundamental conhecer todas as notas fiscais emitidas no período. Por isso, para consultá-las é preciso seguir alguns passos:
- acesse Portal Nacional da SEFAZ;
- digite a chave de acesso no campo correspondente;
- confirme o captcha;
- insira o seu certificado digital A1 e A3.
O número da nota fiscal pode ser encontrado no DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). A chave de acesso é um código formado por 44 dígitos e permite identificar a NF-e. O certificado digital A1 e A3 é um arquivo eletrônico de identificação, funcionando como senha on-line para validar a autenticidade da pessoa portadora.
6. Como saber se meu CNPJ foi dado baixa?
Um CNPJ pode ser desativado por diferentes motivos, seja por atraso de impostos ou falta de declaração anual — ou outros tipos de infrações.
Quando um CNPJ é cancelado ele fica anulado, impossibilitando a pessoa de tirar um novo cadastro.
Para saber se o seu CNPJ está suspenso, cancelado ou ainda ativo, você pode acessar o site da Receita Federal.
Na aba “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, você precisa inserir o número do CNPJ e clicar em “consultar” para ter todos os detalhes da sua empresa.
Há diversas dúvidas para se tirar quando você pensar “E o meu CNPJ?”. Ele é um documento que precisa ser acompanhado por ser o principal instrumento de legalidade da sua empresa.Aproveite e confira as oportunidades e desafios em empreender no Brasil!