Para os donos de restaurantes que vendem no iFood, é essencial conhecer as políticas da plataforma para evitar problemas e garantir a melhor experiência para seus clientes. Por isso, o iFood tem diretrizes claras em sua política sobre o que pode e o que não pode ser publicado pelas lojas na plataforma.
Isso significa que o iFood monitora o que as lojas publicam no Cardápio do aplicativo, Cardápio Digital, Feed iFood e também no perfil, como nome e descrição da loja. Ao seguir as diretrizes, você evita itens removidos ou até suspensão da loja, mantendo suas vendas em dia.
Continue a leitura e saiba o que não pode ser publicado no iFood!
Conteúdo político-partidário
O iFood entende que o diálogo é parte fundamental em uma sociedade democrática. Porém, a plataforma iFood não é o espaço adequado para isso. Sendo assim, conteúdos político-partidários não são permitidos na plataforma do iFood.
Logo, itens com conteúdos com manifestações ideológicas, propagandas político-partidárias ou qualquer posicionamento relacionado é passível de remoção do item, ou até bloqueio da loja.
Tabaco e nicotina
Cigarros, charutos, narguilés, ou quaisquer outros produtos que contenham tabaco ou nicotina em sua composição não podem ser vendidos no iFood.
Caso algum item seja publicado na plataforma, o iFood se reserva ao direito de suspender ou excluir o item, e o time de inteligência passa a monitorar a loja.
Cigarro eletrônico (vape)
O cigarro eletrônico, também conhecido como vape, tem a venda proibida no Brasil pela Anvisa desde 2009. Além da proibição da Anvisa, os cigarros eletrônicos não podem ser vendidos no iFood, por enquadrar-se como produto composto por nicotina.
Conteúdo ofensivo, impróprio e discriminatório
O iFood não admite que sejam publicados na plataforma conteúdos impróprios ou de cunho ofensivo, vulgar, obscenos, assediadores ou ameaçadores.
A prática, indução ou incitação a discriminação e preconceito é condenada pela legislação brasileira. Por isso, o iFood também proíbe conteúdos com discriminação de raça, cor, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade de gênero e deficiências.
Propriedade intelectual
O iFood também não apoia a publicação de conteúdos que violam a propriedade intelectual. Por isso, não se deve usar indevidamente marcas registradas, obras ou sinais de propriedade de terceiros.
Um exemplo proibido é o uso do nome de uma marca concorrente em sua loja, como na descrição de um produto ou na bio. Esse tipo de ação pode acarretar exclusão do item ou até bloqueio da loja.
Aconselha-se consultar sites de registro próprio, incluindo o banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para identificar se o que deseja utilizar está protegido por terceiros. Vale a pena buscar apoio de profissionais especializados para esclarecer eventuais dúvidas.
Número de telefone da loja
O iFood proíbe a exibição de números de telefone na plataforma — incluindo número de WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens. Isso ocorre porque a empresa oferece um sistema de comunicação interno para que o cliente possa entrar em contato com a loja.
Caso o cliente precise falar diretamente com o estabelecimento, ele pode utilizar o chat iFood, disponível na tela de conclusão do pedido.
Link para aplicativos terceiros
O iFood proíbe a inserção de links para aplicativos terceiros ou serviços externos. A plataforma oferece uma solução completa para gerenciar os pedidos.
Solicitação de contato direto do cliente
Para atender às exigências da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) e preservar as informações do cliente, o iFood proíbe a solicitação de informações do cliente, como telefone e WhatsApp.
Todas as informações necessárias para concluir o pedido e a entrega são disponibilizadas no Gestor de Pedidos.
O iFood tem uma equipe de revisão que monitora constantemente a plataforma em busca de violações às diretrizes. Caso seja detectada alguma infração, o restaurante pode ser penalizado, inclusive com a exclusão da plataforma.
Portanto, é fundamental que os parceiros iFood conheçam as políticas da plataforma e as sigam rigorosamente para garantir a melhor experiência possível para seus clientes.
Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua e fique por dentro de tudo que o iFood está fazendo para melhorar a experiência dos parceiros!
66 respostas
Meu app está fechado a tempos por questão que nem eu entendi o pq tendo de todas as formas entrar em contato e nunca consigo resolver enquanto isso perco meus clientes e meu dinheiro repasse esta preso
Oi, Leonardo. Diferentes motivos podem levar a esse fechamento, como inatividade, falta de confirmação de entregas ou até o recebimento de muitos pedidos simultâneos. Para saber como retomar a operação, acesse http://ms.spr.ly/6121gDiCB.
Olá boa tarde gostaria de uma ajuda meu gestor de pedidos ifood não está funcionando
Oi, Tiago! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/
Mas se você já abriu um chamado há mais de uma semana e, ainda assim, não teve retorno, nos envie por aqui mais detalhes do ocorrido e o número do chamado.
Preciso de falar com alguém para me ajudar com minha plataforma
Oi, Shilei. Como podemos te ajudar? Envie sua dúvida pelo suporte no Portal do Parceiro (se sua loja já for cadastrada no iFood) ou envie mensagem (direct) para https://instagram.com/ifoodparaparceiros
Muito ruim de resolver
Tô a 2 meses tentando cadastrar a minha loja, preciso tirar uma conta que foi cadastrada por erro do aplicativo e não consigo
Sac é muito fraco só conversa fiada
Só tem bocó que não resolve nada
Oi, Mariana. Você já entrou em contato pelo nosso atendimento exclusivo no WhatsApp (link abaixo)? Se sim, envie mensagem (Direct) para https://instagram.com/ifoodparaparceiros contando o ocorrido.
WhatsApp para problemas no cadastro: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Boa noite, trabalho com delivery até 1 hora da manhã, muita das vezes os clientes pedem bem tarde e quando chegamos na casa do cliente pra entregar ele não atende ou as vezes o endereço está errado e não conseguimos falar com o cliente pelo chat e muito menos pelo código que a plataforma nos fornece. Já aconteceu várias vezes de eu ter que ficar no prejuízo, pois o cliente não atende e o pedido volta pra loja, por falta de comunicação, pra melhorar essa comunicação pedimos aos últimos clientes da noite que nos forneça um número de contato, pois entregamos em comunidades e é perigoso o motoboy ficar na rua deserta de madrugada, fazemos pela segurança do motoboy e pra garantir que o cliente vai receber seu pedido.
Boa noite. Preciso trocar o nome do restaurante, a logo, a capa e não estou conseguindo. Silgnara
Oi, Silgnara. Para alterar essas informações, é só acessar o Portal do Parceiro e depois, na barra lateral, acessar o item “Perfil”. Confira mais nesse artigo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/portal-do-parceiro/#Como_configurar_o_perfil_da_loja 😉
preciso troca a foto do perfil ea capa
LEGAL MUITO BOM
Olá, gostaria de deixar uma grande dúvida.
Comecei a vende no ifood em outubro de 2022, mas uma tal de Juliana pegou minha conta errada , então o meu repasse foi para um outra conta onde não tenho acesso, ate hoje não recebi.
Oi, Rosilda. Sentimos muito por isso. Infelizmente não conseguimos ajudar você por este canal. Temos uma equipe de suporte à disposição para ajudar você. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
minha logo segue bloqueada ja entrei em contato com o suporte que disse que iria resolver o problema esse e o numero do meu cnpj 46.576.276/0001-13 aguardo providencias quanto antes
Oi, Joao. Às vezes precisamos fazer um fechamento temporário da sua loja e sabemos que isso pode gerar algum transtorno. Confira os principais motivos que levam ao fechamento de uma loja no iFood e saiba como retomar a operação: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Não consigo coloca a foto de perfil para finalizar o cadastro
Oi Jhenifer! Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Ola boa noite minha loja não aparece em lanches tem como troca e fazer minha loja aparecer na opção lanches
Oi, Valdison. Vamos te ajudar! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda, beleza?
Muito bom
estou a tentar colocar o logo da minha loja porém está sendo recusado independente da foto quem logo no logo
Oi Kevin, beleza? Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉
Não sabemos onde ferimos a plataforma. Poderiam ser mais específicos, por favor?
Não entendi o porque não pode vender cigarros no app e bebidas alcoólicas podem, vai entender.
Não estou conseguindo alterar a foto de perfil da loja e não estou conseguindo achar o chamado e ajuda para alterar
Oi, Eva! Para configurar a sua loja você deve acessar o Portal do Parceiro iFood. Lá você constrói o seu cardápio e configura informações essenciais da sua loja, como seu horário de funcionamento, meios de pagamento e área de entrega. Tire aqui suas dúvidas sobre como usar o Portal do Parceiro <https://blog-parceiros.ifood.com.br/portal-do-parceiro/> Se você tiver mais alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
fiz minha troca de imagem tem mais de 12 horas pode me informa quanto tempo demora para atualizar nova imagens
Oi, Marcos! Estamos aqui para ajudar! Montar seu perfil é uma das primeiras etapas no cadastro como Parceiro iFood. Você consegue editar nome, foto principal, foto de capa e descrição do restaurante. Caso queira fazer qualquer outra alteração e não consiga pela aba “Perfil” no Portal do Parceiro. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Eu estou tentando fazer meu cadastro, mas pra aceitarem a bendita foto do perfil demora mil anos. Ai so porque tentei mais de uma vez, fui bloqueada. Quero abrir minha loja por aqui mas ta difícil.
Oi, Layane! Estamos aqui para ajudar! Montar seu perfil é uma das primeiras etapas no cadastro como Parceiro iFood. Você consegue editar nome, foto principal, foto de capa e descrição do restaurante. Caso queira fazer qualquer outra alteração e não consiga pela aba “Perfil” no Portal do Parceiro. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Não consigo colocar a foto de perfil ja falei com atendente e nada resolvido.
Oi, Sirlei! Para configurar a sua loja você deve acessar o Portal do Parceiro iFood. Lá você constrói o seu cardápio e configura informações essenciais da sua loja, como seu horário de funcionamento, meios de pagamento e área de entrega. Tire aqui suas dúvidas sobre como usar o Portal do Parceiro <https://blog-parceiros.ifood.com.br/portal-do-parceiro/> Se você tiver mais alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
nao consigo alterar a foto da logo e da capa… pq?
Oi Rosi. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”. 🙂