Como fortalecer um negócio local? Confira

Saiba como destacar seu negócio local e conquistar clientes fiéis!

Muitos empreendedores dão o primeiro passo no mercado com a criação de um negócio local. Eles visam, com isso, estabelecer uma relação com a população onde o estabelecimento está inserido, o que pode gerar uma clientela bem estabelecida e uma receita mensal positiva.

Afinal, quando uma marca é abraçada pela comunidade, fica mais fácil fidelizar e engajar o público com a marca.

Pensando nisso, trouxemos este post que debate o assunto e mostra como o seu negócio pode se destacar diante da concorrência de outras empresas locais e ter sucesso nas vendas. Leia atentamente!

O que é marketing de proximidade e como aplicá-lo?

Esse é um tipo de marketing que vem ganhando força no meio do empreendedorismo. O que explica isso é fato dele permitir, por meio da comunicação sem fio, a interação instantânea da marca com os consumidores sem custo ou necessidade de uma grande equipe coordenando essa atividade.

Um exemplo disso é quando o negócio usa a própria rede Wi-Fi para disparar notificações para pessoas que estão conectadas a ela. Isso tanto dentro do estabelecimento quanto ao redor dele.

Portanto, os clientes recebem mensagens de texto e conteúdos audiovisuais com ofertas, descontos e promoções exclusivas para serem aproveitadas naquele exato momento. O objetivo é fazer com que as notificações tragam gatilhos mentais que estimulem a compra.

Por que fazer parcerias com outros negócios locais para fortalecer a presença no bairro?

Se você deseja ampliar a divulgação do seu negócio, é uma boa ideia fazer parcerias com outros empreendimentos locais — obviamente, que não sejam concorrentes diretos ou indiretos.

Por exemplo, o seu restaurante conta com panfletos de uma pousada próxima. Esta, por sua vez, tem folders na recepção para os hóspedes que buscam estabelecimentos gastronômicos na redondeza.

Com essa estratégia, você ganha visibilidade com públicos já estabelecidos e se associa com marcas que já tem uma identidade valorizada na sua região. O resultado disso é um aumento contínuo no volume de vendas.

Em alguns casos, a sua marca e a do parceiro podem se unir em ações publicitárias e eventos sociais voltados para a comunidade, o que só fortalecerá a relação com o público.

Quais estratégias de fidelização para negócios locais é preciso usar?

Negócios locais precisam exercitar a presença na comunidade para conseguir fazer parte dela e, principalmente, fidelizá-la. Para isso, há algumas ações que podem ser adotadas. Veja:

  • invista em eventos e atividades culturais da sua área, por meio de patrocínios e apoios, associando sua marca a momentos de alegria, lazer, diversão e comunhão entre os residentes da comunidade;
  • celebre datas comemorativas e/ou de valor para o bairro, realizando ações promocionais e ofertas marcadas pelo custo-benefício para os moradores da região;
  • tenha um ponto comercial com espaço acessível, confortável e capaz de receber bem os fregueses, mesmo em horários de pico. Isso é importante para o consumidor ter uma experiência satisfatória;
  • aposte em campanhas de marketing com personalização. Por exemplo, com ações para aniversário de cliente, criação de conteúdo segmentado, promoção de newsletter e vários canais de atendimento.

Quais as dicas para engajar a comunidade ao redor?

Depois de tudo o que já falamos, separamos algumas dicas que ajudam a criar, manter e fortalecer o vínculo da sua marca com a comunidade ao redor dela. Fique atento para turbinar o seu negócio!

Atendimento de qualidade ao cliente

Garanta que o atendimento cumpra com as expectativas do público. Para isso, é importante que ele seja ágil, humanizado, faça uso de uma linguagem simples e clara e se posicione corretamente diante da diversidade — sempre promovendo respeito e inclusão.

Outro ponto importante é que os funcionários que lidam diretamente com o público tenham domínio sobre os produtos e serviços ofertados no estabelecimento.

Dessa maneira, é possível tirar dúvidas, fazer sugestões de produtos de forma personalizada e propor alternativas ajustadas conforme a necessidade do cliente.

Por fim, é interessante que os atendentes sejam treinados para receber críticas e reclamações, sabendo interagir e acolher a dor do freguês ao mesmo tempo que buscam soluções para a pessoa.

Programa de fidelidade

Promova um programa de fidelidade da sua marca. Você pode estabelecê-lo da seguinte forma: a cada compra realizada, o valor pago é revertido em pontos. Ao longo do tempo, o cliente vai acumulando e pode trocá-los por diferentes produtos do seu catálogo.

Outro exemplo é um cadastro no sistema da marca que oferece descontos em diversos itens comercializados pela empresa.

Nesse caso, toda vez que a pessoa for comprar, ela precisará informar o CPF para receber o abatimento nos itens selecionados e até mesmo promoções exclusivas.

Essa é ótima maneira de fazer com que consumidor se sinta valorizado, vendo um retorno da marca que, por meio dessas iniciativas, busca agradá-lo, favorecer a sua experiência de consumo e construir uma relação positiva com ele.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) reforça a importância desse assunto:

“Em um cenário competitivo, a implementação de estratégias eficazes de marketing torna-se essencial para a sobrevivência e prosperidade de bares e restaurantes. Nesse contexto, os programas de fidelidade emergem como uma ferramenta poderosa”.

Serviço de entrega mais rápido

Ter um delivery para os seus produtos é um bom recurso para atrair o público que nem sempre tem a oportunidade de ir até o espaço físico — especialmente quando você estabelece como estratégia que o serviço de entrega terá um prazo máximo de algumas horas, se for para a área da comunidade.

Por exemplo, o cliente recebe a encomenda dele em até duas horas e sem custo se o endereço dele for no bairro do negócio. Isso servirá como um estímulo para as pessoas comprarem mais de uma vez no seu estabelecimento. Inclusive, fazendo isso por telefone, WhatsApp ou aplicativo.

Como você viu, um negócio local só tem a ganhar quando fortalece os laços com a comunidade ao redor, já que isso fideliza um público consumidor para a sua marca e expande as suas oportunidades de vendas. Portanto, aumente a presença do seu negócio na região e faça uso das nossas dicas para engajar a população!

Leu este post e quer começar a empreender com pouco dinheiro? Então veja algumas dicas que separamos para ajudá-lo a conquistar o seu espaço no mercado!

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Por Pedro Camargo

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