Para alcançar qualquer objetivo — seja na vida pessoal ou profissional —, o planejamento é fundamental. Isso, você já sabe. A verdadeira dúvida é: como definir cada passo, estruturar as etapas e, principalmente, garantir os resultados esperados? A resposta está em um dos métodos mais eficazes de gestão de metas: a metodologia SMART.
Criada nos anos 1980 pelo consultor norte-americano George T. Doran (1939–2011), ela foi inicialmente adotada por grandes executivos, mas logo se popularizou entre microempreendedores e qualquer pessoa em busca de objetivos claros.
A seguir, entenda cada uma dessas estruturas da metodologia para um planejamento SMART eficiente em sua empresa. Boa leitura!
O que é a metodologia SMART?
Definir objetivos claros é essencial para manter direção, motivação e foco, além de priorizar o que realmente importa. Foi pensando nisso que surgiu a metodologia SMART — um guia prático para criar metas eficazes e alcançar os resultados desejados.
O termo SMART (que, em inglês, significa “inteligente” ou “astuto”) é um acrônimo para Específico, Mensurável, Atingível (ou Realizável), Relevante e Temporal.
Uma meta SMART combina todos esses critérios, otimizando seus esforços e aumentando significativamente suas chances de sucesso.
Como adotar a metodologia SMART?
Para aplicar o método SMART com eficácia, é preciso entender o significado prático de cada letra do acrônimo. Veja o que cada uma representa a seguir!
Específico – S
Segundo José Roberto Marques, do Instituto Brasileiro de Coaching, um erro comum é a confusão entre metas e tarefas simples. Muitos profissionais, por exemplo, definem objetivos vagos como “adquirir mais conhecimentos” ou “aumentar os lucros”, sem especificar como, quando ou quanto.
Com base nessa ideia, a primeira estrutura da metodologia se torna ainda mais relevante. Ou seja, os objetivos SMART devem ser específicos para que se tornem claros e sem margem para outras interpretações.
Por exemplo, na hora da definição de metas SMART, em vez de trabalhar com a ideia de “no próximo ano quero aumentar meus lucros”, o objetivo deve ser direcionado para algo mais preciso, como “no primeiro bimestre, quero aumentar os lucros em 10%.”
Mensurável — M
Além das metas específicas, também é necessário buscar por metas mensuráveis. Assim, é importante levantar os KPIs corretos, que ajudam a estabelecer a viabilidade da meta por meio de dados que podem ser medidos. Por exemplo, número de vendas, quantidade de leads, custo de produção etc.
Alcançável — A
Ao aprender o que é metodologia SMART, uma das estruturas que exigem mais atenção é o conceito de metas alcançáveis. Aqui, é necessário ter uma visão mais realista sobre o negócio para saber se elas são possíveis. Do contrário, serão muito difíceis de alcançar no momento determinado, o que gera frustração e investimentos perdidos.
Para ajudar nessa parte, vale a pena contar com a ferramenta de Análise SWOT, a fim de identificar o cenário em que a empresa está e saber se, naquele contexto, a meta faz sentido.
Relevante — R
O “R” de SMART relaciona-se com metas relevantes. Ou seja, ações que devem ser alcançadas, mas que tenham um motivo de ser. Por exemplo, durante o período de pandemia, a adoção do delivery foi uma meta relevante para muitas empresas, a fim de garantir sua existência e até impulsionar o negócio.
Dessa forma, basicamente para ser relevante, a meta deve ter efeitos positivos, bem como não colocar em risco outros aspectos fundamentais da empresa, como sua saúde financeira. Além disso, precisa estar alinhada com a visão e missão da organização para fazer sentido.
Temporal —T
Por fim, também é necessário metas temporais. Afinal, toda meta deve ser cumprida dentro de um prazo, que será definido com base em sua viabilidade e alterado conforme o objetivo.
Por exemplo, em um plano de crescimento, aumentar a equipe com dois funcionários pode ser viável no próximo mês, mas adquirir uma segunda loja não. Assim, é importante ter em mente as ações que deseja realizar. Para isso, outra ferramenta de apoio é a 5W2H.
Quais são as vantagens de usar a metodologia SMART?
Seja para abrir um restaurante, comprar um imóvel ou crescer na carreira, as metas SMART oferecem benefícios reais para quem quer resultados.
Planejamento à prova de imprevistos
Ao transformar um objetivo em meta SMART, você cria um plano de ação estruturado. Isso ajuda a manter o foco mesmo quando surgem desafios – como aquela reforma inesperada no ponto comercial ou a necessidade de ajustar o cardápio da sua loja.
Motivação que se sustenta
O segredo está na divisão em etapas realistas. Por exemplo: se seu sonho é ser promovido a gerente em 6 meses, mas isso exigir habilidades complexas, o método SMART ajuda você a definir prazos possíveis e acompanhar cada conquista – sem se frustrar com metas impossíveis.
Controle sobre o processo
Com critérios claros e avaliações constantes, você evita a procrastinação e trabalha com menos estresse. Cada pequeno avanço fica visível, mantendo você no caminho certo – seja para abrir seu negócio alimentício ou qualquer outro projeto.
O resultado? Seus objetivos ganham forma concreta, do primeiro passo até a realização final.
Entender o que é metodologia SMART e saber como aplicá-la é essencial para cuidar de um negócio e fazê-lo crescer. Usada em diferentes contextos, ela funciona como uma bússola, que ajuda você a definir metas realistas, com base em suas cinco estruturas. Seguindo-as, é possível mensurar resultados e planejar com mais segurança os passos da empresa, a fim de alcançar o sucesso.
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