O que faz um operador de caixa? Entenda

Saiba o que faz um operador de caixa, suas principais funções e quais são as habilidades essenciais desse profissional!

O operador de caixa é mais do que apenas um funcionário que lida com transações financeiras em seu negócio. Ele é a linha de frente na interação com seus clientes e desempenha um papel vital na garantia da satisfação deles e na eficiência operacional.

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Desvalorizar ou subestimar as responsabilidades do operador de caixa pode resultar em entradas financeiras mal-gerenciadas e, pior ainda, em experiências negativas para os clientes.

Quer garantir que seu estabelecimento esteja nas mãos de um operador de caixa competente e preparado? Continue lendo!

Quais as funções do operador de caixa? 

No geral, as principais atividades do operador são: 

  • abrir o caixa para começar as operações; 
  • registrar os produtos que os clientes compraram e informar o valor correto para o pagamento; 
  • receber os pagamentos em diversas modalidades, como dinheiro, pix ou cartão de crédito; 
  • dar troco; 
  • contabilizar descontos; 
  • informar sobre clubes e promoções; 
  • corrigir valores errados; 
  • emitir notas fiscais das vendas; 
  • fechar o caixa e comparar os valores das vendas com o que consta de recebimento no dia, emitindo relatórios. 

Essas tarefas podem variar, dependendo do tamanho do estabelecimento e de seu papel no negócio. 

Por exemplo, a pessoa que cuida de um caixa de supermercado lida com mais clientes e um volume maior de itens por vez. Além disso, ela pode repassar algumas operações para outro profissional, como o fiscal de caixa. 

Já quem cuida de um caixa de restaurante pode lidar com menos clientes por vez, além de registrar menos produtos, pois o estabelecimento, geralmente, funciona por número de mesa ou comanda, na qual já estão registrados os valores dos produtos consumidos.

Porém, se, além de operador de caixa, você for o proprietário do negócio, as funções aumentam significativamente. Isso porque, a partir do fechamento do caixa, você assume um papel maior na área de finanças, controlando o fluxo de caixa e tomando decisões que impactam o negócio. 

Quais as habilidades e qualidades necessárias? 

Além de saber o que é um operador de caixa, também é necessário entender as habilidades e qualidades necessárias que este profissional deve ter. Confira a seguir! 

Agilidade 

O operador de caixa precisa ser ágil e fazer a cobrança dos clientes rapidamente, sem errar valores, sobretudo no horário de pico do seu estabelecimento. Isso significa atender bem o cliente, mas ter a capacidade de fazer a fila andar e não deixar os outros consumidores esperando. 

Simpatia 

Como lida diretamente com os clientes, o operador precisa ser simpático e sempre tratar os clientes bem. Para conseguir isso, desenvolver a paciência é imprescindível. 

Afinal, discutir com o cliente por algum problema pode interferir em sua experiência e fazê-lo não voltar.

Atenção 

É preciso ter muita atenção na hora de cobrar valores, pois nenhum consumidor quer pagar a mais, e o negócio não pode receber de menos. Inclusive, vale a prática de confirmar com o cliente se o que foi consumido está correto antes da efetivação da cobrança. 

Comunicação 

O operador de caixa não precisa bater papo com cada cliente, mas perguntar se faltou algo ou se a pessoa teve uma boa experiência é educado e demonstra empatia.

É uma forma de você saber da opinião dos consumidores, captando ideias do que pode ser melhorado ou algo que precisa ser resolvido. 

Capacidade de resolver problemas 

O operador de caixa também deve ter a capacidade de resolver problemas, sem perder a calma. Para isso, o treinamento nos procedimentos e nas ferramentas é essencial. 

Habilidade matemática 

Como lida com valores, mesmo usando sistemas de caixa, é preciso ter habilidade matemática para entender as informações e, posteriormente, calcular os valores. Além disso, dependendo de como funciona o local, ela será necessária para contabilizar o troco para o cliente. 

Honestidade 

Entre as atribuições do operador de caixa, a honestidade é a mais importante.

Não adianta ter um profissional com muita habilidade em contas e simpatia, se ele não for honesto e aplicar golpes na empresa ou nos clientes. 

Quais tecnologias e equipamentos podem ajudar? 

Depois de saber o que faz um operador de caixa, é interessante saber que algumas ferramentas e equipamentos podem ajudar o seu operador de caixa a fazer um trabalho melhor.

Por isso, você deve buscar implementar:

  • computador para tornar as operações do caixa digitais;
  • leitor de código de barras para identificar valores de comandas ou de outros produtos comprados pelo cliente;
  • gaveta de dinheiro com softwares de segurança para abertura;
  • impressora de nota fiscal para os clientes que não desejam a versão digital;
  • equipamentos como POS (Point of Sale, ou ponto de venda) e Pin Pad. O POS é um sistema utilizado por lojas para registrar vendas e processar pagamentos, enquanto o Pin Pad é um dispositivo onde os clientes inserem ou aproximam seus cartões e digitam a senha para autorizar pagamentos;
  • nobreak para finalizar a operação mesmo no caso de queda de energia. Trata-se de um dispositivo que fornece energia elétrica temporária aos aparelhos conectados a ele em caso de interrupções no fornecimento de energia;
  • sistema de frente de caixa para realizar as cobranças. 

Quais os melhores procedimentos de abertura e fechamento? 

A abertura e fechamento de caixa passam por cuidados importantes que o operador deve realizar. Saiba detalhes sobre eles a seguir! 

Atendimento ao cliente 

Durante o atendimento do cliente, é importante ter atenção redobrada aos produtos que está passando, a fim de não deixar nenhum sem ser cobrado ou com cobrança duplicada. Além disso, é importante que os produtos sejam conferidos com o consumidor para evitar mal-entendidos.

Ah, e não se esqueça de registrar o fundo de troco na abertura do caixa para começar as operações. 

Segurança financeira 

Quanto à segurança financeira, além do cuidado com os equipamentos, como travas automáticas para gavetas, o operador de caixa deve fechar o caixa todos os dias ao final do expediente ou, se for conveniente, realize um fechamento parcial — especialmente na troca de operador. 

Assim, é possível controlar melhor as saídas e averiguar situações em que os valores não batem, antes que a pessoa se esqueça de algo. 

Saber o que um operador de caixa faz é essencial para o seu empreendimento, porque ele tem contato direto com o cliente e cuida das entradas dos seus rendimentos. Logo, investir em um profissional bem-treinado e equipado é investir no sucesso contínuo.

Quer saber como ter uma gestão financeira de sucesso? Descubra 8 passos essenciais! 

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