O sonho de toda pessoa empreendedora é ver o próprio negócio crescer cada vez mais. Mas para atingir os principais objetivos empresariais é fundamental contar com uma preparação adequada. Logo, garantir um desenvolvimento sustentável é também investir em um planejamento estratégico de expansão.
Independentemente do tamanho do negócio e dos objetivos, ter um planejamento estratégico é uma maneira de analisar a situação atual da empresa e definir os próximos passos. Tudo isso com foco em atingir pequenas metas, até chegar ao principal propósito.
Na prática, o processo pode parecer complexo e, de fato, envolve bastante atenção. No entanto, com pesquisa e dedicação, é possível garantir a expansão do negócio para novos patamares. Confira os 7 principais passos para expandir o seu!
1. Diagnóstico
Tudo começa com um olhar crítico sobre o negócio. Fazer o diagnóstico sobre o estado atual da empresa envolve observar os retornos financeiros, a gestão de estoque, a eficiência da logística e o relacionamento com o público. Cada detalhe conta para garantir um planejamento eficiente de crescimento.
2. Planejamento financeiro
Para investir em expansão, é preciso preparar a empresa financeiramente para arcar com os gastos e, principalmente, conseguir retorno a partir disso. Por esse motivo, delinear um orçamento para atingir os objetivos também é fundamental.
3. Determinação de prazo
Toda meta precisa de um prazo para ser colocada em prática. Estabelecer o período ideal para uma determinada realização no negócio é importante para estimular a ação e definir os principais passos para atingir os objetivos. O importante, no entanto, é definir intervalos realistas, conforme o contexto do negócio, do mercado e da economia nacional.
4. Análise da concorrência
Um projeto de expansão de empresa também precisa considerar os principais obstáculos no caminho. A competitividade é um exemplo disso e fator que pode atrasar a realização do objetivo de crescimento ou até mesmo de inauguração de um negócio.
Por essa razão, a análise da concorrência vai trazer uma melhor perspectiva das estratégias de crescimento ideais para se destacar no mercado. Para atuar no ramo da alimentação, por exemplo, é preciso oferecer algo que os consumidores ainda não encontram, seja em sabor, seja em preço.
5. Definição do modelo ideal
O desenvolvimento de negócios também envolve a escolha do melhor modelo de gestão. Com a sua empresa no formato adequado para as metas de crescimento empresarial, desde MEI a microempresa, é possível aplicar as estratégias e observar retornos satisfatórios.
6. Estabelecimento de objetivos
“Objetivos de negócios são etapas definidas para alcançar os resultados que uma empresa quer alcançar, ou seja, chegar onde a empresa quer chegar”, destaca a coluna de Empreendedorismo do Sebrae.
Todo planejamento de expansão deve partir de objetivos claros e definidos para toda a empresa. A partir disso, é possível criar um plano de ação com cada passo necessário, os prazos, os recursos e o orçamento para as próximas etapas.
7. Ações de marketing
A ampliação da empresa também vai depender da qualidade da divulgação e dos investimentos em marketing. Com a expansão de mercado, ter maneiras de se destacar é essencial para o sucesso empresarial.
Por conta disso, conhecer o público-alvo, encontrar as melhores plataformas e canais para estabelecer uma comunicação próxima e saber como atender às suas expectativas são estratégias fundamentais para um plano de marketing. Com isso, é possível ganhar mais visibilidade e aumentar as vendas, processos essenciais para a expansão da empresa.
Em geral, o planejamento estratégico de expansão é uma das etapas primordiais para a realização de um plano de crescimento. Aproveitar as oportunidades e fazer parcerias de qualidade vai favorecer ainda mais o processo e garantir que o seu negócio chegue ao topo.
Gostou de saber mais sobre como definir estratégias de expansão? Confira as melhores dicas para caprichar no controle financeiro e garantir um orçamento para o crescimento do seu negócio!
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