Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
11 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

886 respostas

  1. Existe alguma forma de suporte para quem fez o cadastro, porém, ao acessar sempre acaba em uma página de erro? É impossível abrir um chamado se nem ao menos consigo logar.

  2. Bom dia.
    Por favor preciso de uma informação, a maquininha MINIZINHA CHIP 3 da PagBank aceita o cartão iFood benefícios na função crédito?

    1. Oi, Ronaldo. É necessário verificar diretamente com a PagBank a possibilidade de a maquininha adquirida aceitar a bandeira, tudo bem?

  3. Bom dia, tenho uma empresa e gostaria de fazer parte do ifood, porém ao verificar sobre os planos, optei pelo Plano Entrega, mas não se na minha cidade há essa possibilidade então procurei de toda forma um local, um site, algum meio para que pudesse verificar essa informação e não obtive. Gostaria de um suporte da plataforma para sanar essa minha dúvida. Sou da cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES.

  4. EU ESTOU IMPLORANDO PARA VOCÊS ENTRAREM EM CONTATO COMIGO, O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO É UM DESCASO, UM ABSURDO, NÃO CONSIGO RECURAR MINHA CONTA DO IFOOD ENTREGADOR DE JEITO NENHUM, E NEM ADIANTA MANDAR PASSO A PASSO QUE NÃO FUNCIONA, TENDO ENTRAR EM CONTATO O ATENDIMENTO É UM ABSURDO NINGUÉM RESOLVE, ALÉM DE MUITAS VEZES DESLIGAR NA MINHA CARA, JÁ ATÉ CHOREI NO TELEFONE POIS É A UNICA FONTE DE RENDA DA MINHA FAMILIA, VOCÊS SÃO DESUMANOS

  5. EU ESTOU IMPLORANDO PARA VOCÊS ENTRAREM EM CONTATO COMIGO, O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO É UM DESCASO, UM ABSURDO, NÃO CONSIGO RECURAR MINHA CONTA DO IFOOD ENTREGADOR DE JEITO NENHUM, E NEM ADIANTA MANDAR PASSO A PASSO QUE NÃO FUNCIONA, TENDO ENTRAR EM CONTATO O ATENDIMENTO É UM ABSURDO NINGUÉM RESOLVE, ALÉM DE MUITAS VEZES DESLIGAR NA MINHA CARA

  6. Estou com poblema desativaro minha conta, ai mandaro eu mandar uma. Mensagem mandei eles mando falando que iria liberar minha conta pra trablhar e ate agora nada me ajuda ai por favor nao sei com quem falar

      1. Ontem no dia 18/03/2023 realizei duas corridas que não me foram feitos os repasses por essa empresa.
        1 a loja estava fechada e o aplicativo me tirou da rota.
        2 outra entreguei antes da meia noite e não consta no meu histórico de ganho.

  7. Consegui fazer o cadastro.da minha loja mas tem 3 dias que tento entrar mas não consigo.
    Fala que vai enviar um codigo para meu email e esse codigo nao chega, tenti entrar no portal para parceiros e so aparece a mensagem que algo deu errado,tento entrar em contato com alguem pelo chat e não consigo pq é uma mensagem automática, ou seja o ifood não esta nem um pouco preocupado em resolver problemas do seus parceiros, tem 3 dias que ja era para eu esta vendendo pela loja e não consigo pois a plataforma de alguma forma não esta aceitando a minha senha.

  8. Estou recebendo mensagem ameaçando ser bloqueado por motivos desconhecido que não aconteceu sem a ajuda do seu suporte

  9. Olá, ontem fiz o cadastro da minha loja no site, assinei o contrato, mas ao acessar o Portal está dizendo que o contrato foi enviado no meu email pra ser assinado e não consigo fazer mais nada.

    1. Oi, Marlon. Após a assinatura do contrato, pode haver um tempo de espera até acesso ao Portal. Recomendamos também ir em https://portal.ifood.com.br – acessando por uma aba anônima do navegador – e inserir seus dados do cadastro. Caso dê qualquer erro, selecione “Esqueci meu e-mail” e preencha o formulário (informações solicitadas).

  10. Preciso de ajuda:
    Iniciei a configuração de minha loja, informei dados, assinei contrato, configurei área de atendimento, valor de entrega a configurei três categoria de produtos. Ai a configuração travou e veio uma informação na tela de que o contrato foi enviado por e-mail para assinatura. Este email não chegou e não consigo progredir na configuração….
    Poderiam, por gentileza, fazer contato?
    Empório Garopabar (48) 99123.7744

  11. Esqueci minha senha, ao acessar o link no email aparece erro: {“mensagem não encontrada”}

  12. Olá, gostaria de saber se tem a possibilidade de retirar os pagamentos pelo aplicativo do meu restaurante? Pois preciso dos repasses diariamente para a compra dos ingredientes.

    1. Oi, Denise. Tudo bem? Para verificar a possibilidade, entre em contato com nosso time de atendimento na aba Chamados e ajuda do seu Portal do Parceiro, tudo bem?

  13. Estou com problemas e não consigo entrar em contato com suporte. Recebi uma notificação que minha loja está fechada devido a questões financeira ? não faz nem um mês que estou trabalhando , não consigo ajuda do suporte….

    1. Oi, Diego. Para ajudarmos com a recuperação do acesso, pedimos que abra uma aba anônima do navegador, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção “Esqueci meu e-mail” (mesmo que saiba o e-mail). Depois, basta preencher as informações que serão solicitadas, tudo bem?

  14. É um absurdo a dificuldade que temos de falar com suporte para recuperação da senha do GESTOR, não existe telefone, não existe email, não existe absolutamente NADA que possa facilitar a vida do empreendedor para falar com alguém do IFOOD, até uma executiva local que descobrimos na CIDADE de João Pessoa é cheia de má vontade e inoperante não defendendo sequer o nome da empresa que trabalha.

    Estamos a 10 dias tentando resgatar a senha do gestor completo, o telefone que foi cadastrado não existe mais, ESTÁ CADA VEZ PIOR FALAR COM ALGUÉM DO IFOOD e olhe que pagamos uma taxa de 23% ou seja, o Ifood é socio da nossa empresa no DELIVERY.

    Vou esperar até quando????

    1. Lamentamos a experiência que você teve até o momento e reforçamos o nosso compromisso com a melhoria contínua do atendimento! Você pode enviar mensagem pra gente sempre. Sobre a recuperação do acesso, se o problema for apenas com o Gestor, no Portal do Parceiro é possível verificar mais informações. Em outros casos (sem acesso ao Portal também), você pode ir em https://portal.ifood.com.br, por uma guia anônima do navegador, e em seguida clicar na opção Esqueci meu e-mail, preencher alguns dados e pronto.

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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