Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
11 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

887 respostas

  1. Boa noite!
    Passei o dia inteiro tentando acessar o portal de parceiros (inclusive conforme o link que vocês mesmo mencionam nos comentários acima) para cadastrar meus produtos, porém está sempre aparecendo o mesmo erro: “PARECE QUE DEU ALGO ERRADO. ESTAMOS COM PROBLEMA PARA CARREGAR A APLICAÇÃO. VOCÊ PODE TENTAR RECARREGAR.”
    Tentei um milhão de vezes, porém, sem resultado nenhum.
    Vocês conseguem explicar o que está acontecendo com esse acesso ao portal?
    Aguardo retorno. Obrigada!

    1. Oi, Sabrina. Vamos encaminhar seu caso internamente, ok? Para problemas de cadastro ou de acesso ao Portal, você pode entrar em contato pela página de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br), clicando no balão vermelho no canto inferior direito da tela. Indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Depois disso, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉

  2. Inclusive, a instrução de atualizar o navegador utilizando “o Ctrl + Shift + R.” não funciona! Quanto a tentar a opção de esqueci o e-mail ou senha, também não existe a opção, já que quando clico na aba de portal do parceiro, a página sequer abre. Apenas aparece um desenho derrubando um molho, ou algo assim, com a mensagem que relatei acima!

  3. Preciso alterar o cardapio do meu restaurante e n estou conseguindo
    O repasse n esta caindo na minha conta

    1. Oi, Jocelia. Caso não consiga fazer essa alteração manualmente na opção “Cardápio” no Portal do Parceiro, você pode abrir um chamado pra gente, acessando “Chamados e ajuda” no menu lateral ou clicando em https://portal.ifood.com.br/cases/help. O mesmo deve ser feito com relação aos repasses, por se tratar de um assunto financeiro e não conseguirmos atender por este canal. 🙂

  4. Bom dia.
    O que está acontecendo com o acesso ao portal?
    Não estou conseguindo acessar para cadastrar a minha loja. Já até assinei o contrato, recebi e-mail de vocês para dar continuidade, porém, ao clicar para acessar o portal, a página simplesmente não carrega e aparece o seguinte erro:
    “Parece que algo deu errado. Estamos com problemas para carregar a aplicação. Você pode tentar recarregar.” E aparece um desenho derrubando um molho.
    A sugestão de CTRL shift R não funciona, muito menos acessar o link do portal parceiros que vocês mencionam acima, pois ele simplesmente não carrega!
    Liguei para o número: (11) 4003-0706 e cai direto em uma mensagem dizendo que está com o sistema inoperante e sem previsão de retorno. E na gravação ainda diz que o site está funcionando normalmente, sendo que não está!
    Como proceder nesse caso?

  5. Como conseguimos fazer uma promoção com o anúncio que existe na plataforma? Existe um mídia kit de você?

    Exemplo: Promoção com Push Notification, Promoção com anuncio na home.

    Obrigado
    Abs

    1. Oi, Fabiano. Tudo bem? Como cada restaurante é único, oferecemos uma plataforma online gratuita pra você criar suas peças de divulgação e arrasar nas redes sociais. Você só precisa acessar o Portal do Parceiro com seu login e senha, clicar na na aba “Vantagens do Chef” e selecionar “Editor iFood”. Lá você também encontra nossas artes exclusivas e pode utilizá-las à vontade.

  6. Não consigo recuperar meus acessos ao Ifood, a pessoa que realizou o cadastro não se lembra do e-mail e senha cadastradas, preciso realizar a reativação e todas as vezes que tento só me dizem que já tenho cadastro mas não tenho o e-mail cadastrado na época e a senha, como recupera-los? já fiz o procedimento no portal do parceiro mas ninguém me me contata.

  7. Olá,já sou parceiro ifood e não estou mais recebendo o código no e mail ,para acessar o portal,tentei ctato por telefone mas não consegui ,preciso de ajuda por favor.

    1. Oi, Andreia. Em casos como esse, você pode limpar o histórico e, depois, utilizar a opção de refinição de senha pra criar um novo padrão, agora com números, letras e caracteres especiais. Com o aumento da segurança, o acesso ao Portal vai ser mais fácil. 🙂 Se ainda assim não conseguir, utilize a opção “Esqueci meu e-mail” e preencha as informações pedidas Assim, vamos conseguir te ajudar melhor. 😉

      1. Preciso urgente de ajuda . Já fiz tudo o que foi solicitado e ainda assim não consigo acessar o portal do parceiro e gestor de pedidos . Sendo assim não consigo vender !!

        A mensagem que dá é que minha configuração não está atrelada a minha loja .

        Por favor me dêem uma resposta .

  8. Bom dia, eu cadastrei uma nova loja com um novo CNPJ no iFood na segunda, mas não consigo efetuar o login no portal, recebo o codigo pelo e-mail para o 1o acesso e quando faço isso no portal dá erro de verificação de usuario e pede para tentar mais tarde. Esta assim desde segunda ja abri 2 chaados pela minha outra Loja com outro CNPJ que esta ativa e mesmo assim não consigo ajuda. Tambem tentei fazer o cadastro novamente mas no final avisa que ja existe uma loja cadastrana no novo CNPJ e fica assim! Não consigo fazer nada, abri uma nova empresa so para ter outra loja no iFood, mas …….Muito triste isso

    1. Oi, Eduardo. Entra em contato com a gente pelo chat na página de cadastro mesmo – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante – clicando no botão flutuante no canto inferior direito da tela e, depois, selecionando a opção que melhor lhe atende. Vamos dar continuidade por lá pra finalizar o cadastro da sua segunda loja. 😉

  9. fiz meu cadastro no ifood, mas par
    finalizar o cadastro no portal dos
    Passeios ifood, eu coloco o código
    e não está Dando certo
    sigo passo a passo mesmos
    OCORRE ERRO ,COMO POSSO FA,ER PARA FINALIZAR O MEU CADASTRO?

  10. Boa noite! Passei alguns meses sem utilizar o meu restaurante por conta da pandemia e estou tentando retornar mas não consigo. Acesso o portal porém não tem a opção de abrir o restaurante e nem opções para alterar o cardápio etc. falei no chat, abri um chamado e nada até hoje. Preciso urgente de uma posição! Aguardo.

  11. Boa noite! Passei alguns meses sem utilizar o meu restaurante por conta da pandemia e estou tentando retornar mas não consigo. Acesso o portal porém não tem a opção de abrir o restaurante e nem opções para alterar o cardápio etc. falei no chat, abri um chamado e nada até hoje. Preciso urgente de uma posição! Aguardo

  12. Não consigo acessar o portal
    Entro no app parceiros e no gestor de pedidos mas no consigo trabalhar pq preciso finalizar o cadastro no portal e só dá a mesma que mensagem de q algo saiu mal e não consigo entrar.
    Já fiz de tudo e ninguém resolve meu problema.
    Que decepção

  13. Boa noite, o meu cadastro como parceiro não foi concluído e não consigo acessar.
    Consta que já possuimos uma conta, mas não consigo acessar com email e senha.

  14. Bom dia, acabei de fazer uma cadastro e o contrato não estava com meus dados e enviei sem querer, quero que me reenvie o contrato para eu assinar e começar a usar meu restaurante .

  15. Estou tentando entrar no portal do parceiro pela primeira vez e aparece a mensagem “a configuração da sua conta não está atrelada a sua loja”, como resolvo?

  16. Não consigo acessar o portal do parceiro , preciso editar cardápio , nome do restaurante , etc , estou colocando o email certo porém diz que tente mais tarde , já faz 1 mês

  17. ESTOU TENTANDO CADASTRAR A MINHA PIZZARIA A MAIS DE 1 MES E NÃO CONSIGO, O SITE ESTÁ COM PROBLEMAS , O CHAT NÃO TEM ORIENTAÇÃO DO QUE ESTÁ OCORRENDO, E O TEL 4003=0706 NUNCA ATENDE , ENTRA UMA GRAVAÇÃO QUE TODOS OS ATENDENTES ESTÃO OCUPADOS ISSO O DIA TODO, VOCES TEM UM CANAL QUE FUNCIONE ?

    1. Ei, Claudio. Temos um chat exclusivo para solucionar problemas de cadastro. Basta acessar https://parceiros.ifood.com.br e clicar no botão flutuante que aparece no canto inferior direito da sua tela. ? Indique se é restaurante ou mercado e selecione “Dificuldades no site” pra abrir a conversa com nosso time.

  18. Olá, boa tarde!
    Estou no processo de cadastro da minha loja, porém já passou do prazo que consta na página que é 72h. Sei que tem o canal do chat para me atender, me atenderam até 2 dias depois do prazo, agora eu mando mensagem e ninguém responde. E agora estou sem prazo e data para começar a funcionar minha loja pelo ifood 🙁
    Alguém pode me ajudar? CNPJ: 46.596.202/0001-49

    1. Ei, Celio. Temos um chat exclusivo para solucionar problemas de cadastro. Basta acessar https://parceiros.ifood.com.br e clicar no botão flutuante que aparece no canto inferior direito da sua tela. ? Indique se é restaurante ou mercado e selecione “Dificuldades no site” pra abrir a conversa com nosso time.

  19. Nao aparece a aba cardapio no meu portal. Preciso alterar valores do meu cardapio urgente. Como faço?

    1. Oi, André. Tudo bem? Entra em contato com o nosso time via Portal do Parceiro. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento”. Vamos dar uma olhadinha e ajustar por lá. 😉

  20. Olá !
    realizei a assinatura e a plataforma não liberou o sistema. O chat também não consigo contato faz 2 dias.
    estou realmente precisando resolver essa situação

    1. Oi, Alessandra. Você já verificou sua caixa de spam do e-mail? Às vezes acontece de a confirmação do cadastro cair lá. Tenta acessar o Portal do Parceiro – https://portal.ifood.com.br/login – e utilizar as opções “Esqueci minha senha” e “Esqueci meu e-mail”. Se o cadastro já estiver efetivado, você vai conseguir recuperá-lo assim. 🙂 Qualquer coisa, estamos por aqui.

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