O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.
A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.
Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!
Como entrar no Portal do Parceiro?
Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.
Como configurar o perfil da loja?
Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:
- imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
- logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
- descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
- pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.
Como alterar o número do telefone?
Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.
Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.
Como alterar o endereço da loja?
A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.
Como consultar meu desempenho financeiro?
Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.
Como mudar a conta bancaria no iFood?
Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.
Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:
- Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
- Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.
Como solicitar segunda via de contrato?
Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.
Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.
Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?
Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.
Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.
Como visualizar os pedidos?
No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.
Como alterar horário de funcionamento?
Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.
Como criar uma pausa programada?
As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.
Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.
Como consultar as avaliações?
No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.
Como solicitar a moderação de uma avaliação?
Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.
Como verificar minha área de entrega?
Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.
Como entrar em contato com o iFood?
Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.
Como configurar o cardápio?
No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:
- nome;
- preço;
- descrição;
- foto;
- categoria;
- tamanho;
- complementos;
- classificação de restrições alimentares;
- disponibilidade.
Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.
Como alterar preços do cardápio?
Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.
Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.
Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.
Como alterar a disponibilidade de um item?
A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.
Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.
Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.
Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?
No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.
Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:
- pedidos cancelados;
- tempo aberto;
- pedidos atrasados.
Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:
- pedidos por horário;
- pedidos por dia;
- pedidos por forma de pagamento.
Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:
- visitas no cardápio;
- visualizações;
- itens na sacola;
- revisão do pedido;
- concluídos.
Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.
Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.
Como conseguir o selo Super-Restaurantes?
O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:
- avaliações incríveis;
- preparos sem atrasos;
- pedidos sem erros;
- cancelamento baixo.
Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro.
Como publicar no Feed iFood?
Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.
Como utilizar o Cardápio Digital?
O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.
Como comprar pelo iFood Shop?
O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.
Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?
No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:
- total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
- hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
- número de pessoas que favoritaram a loja;
- número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
- resultado das últimas promoções;
- resumo do desempenho das publicações do Feed.
Como configurar promoções para minha loja?
As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:
- alavancar as vendas;
- conquistar mais clientes;
- fidelizar clientes.
Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.
Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.
893 respostas
Bom dia, tenho um restaurante cadastrado, porém fiquei alguns meses sem utilizar. Estou retomando os trabalhos e não estou conseguindo acesso e nem cadastrar novamente a loja (aparece como existente).
Preciso de ajuda, por favor.
Obrigado.
Olá, Leticia! Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso poderia, por favor, entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Por lá conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso. 😊
Não tô conseguindo entrar no total do parceiro preciso mandar um e-mail porque o outro a gente não sabe a senha
Olá, Eloísa! Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso poderia, por favor, entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Por lá conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso. 😊
Boa noite gostaria de saber porque não estou conseguindo ficar online
Oi, Valdenir. Primeiro, dá uma olhadinha no canto superior direito do Gestor do Pedidos. Lá tem a informação se a loja está aberta ou fechada. Se estiver fechada, você pode fazer essa alteração direto no Portal do Parceiro. Se ainda precisar de ajuda, por favor, entre em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros). Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Obrigado 😊
Bom dia , fiz meu cadastro comecei a configuração da loja faltava só montar o cardápio aí não consigo entrar mais e a merda do assistente virtual não consegui me ajudar em nada , e o ifood não tem nenhum atendimento humano pra ajudar, pra acessar coloco o e-mail mais da email não encontrado o que fazer ??? Será que tem um humano aí?
Oi, Lucas! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
fiz o cadastro porem nãp estou conseguindo entrar , vcs estão com problema ???? nao existe telefone de contato
Olá, parceiro! Estamos aqui para te ajudar. Poderia enviar uma DM em nosso instagram (@ifoodparaparceiros) informando o seu CNPJ, telefone/email para contato e informando melhor o erro que está enfrentando na hora de acessar? Obrigada!
Bom Dia, preciso de ajuda, entro em minha conta, porem abre uma tela branca, com a mensagem para recarregar a pagina, ja estou a uns 3 dias tentando e nada o que devo fazer. preciso de ajuda urgente.
Olá, Beatriz! Tudo bem? Esperamos que sim!
Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado e detalhes do seu caso. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.
Olá estou com um problema na minha conta do Ifood entregador, era OL migrei pra nuvem pediu pra atualizar a conta bancária que em dois dias estarei ok, já se passou mais de 7 dias e aparece restrição de conta bancária e não sai disso, pode me ajudar?
Oi, Stephanie. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentregadores e envie uma DM, beleza? 😉
Preciso de ajuda aqui não sai da tela de cadastro , fala que fui aprovado mais não consigo fazer entrega
Oi, Anderson. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM, beleza? 😉
Bom dia. Quando tento entrar no portal parceiros, coloco email e senhas cadastrados e a página não carrega na web. aparece “Parece que algo deu errado. Estamos com problemas para carregar a aplicação. Você pode tentar recarregar.”
E no app mobile aparece para resolver problema, clico e coloco cpf e telefone cadastrado e aparece que os dados estão incorretos.
tento conversar com alguém pelos whatsapp e chat da web, falo apenas com computador. E ele me manda acessar o app e abrir um chamado, só que meu problema é que não consigo abrir o app.
Oi, Stepherson. Esperamos que esteja bem. 🙂 Estamos aqui para te ajudar! Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com detalhes do seu caso que vamos analisar internamente, ok? Te esperamos!
Olá bom dia,
Estou com um problema que já fiz 3x cadastro da minha loja e até agora não obtive resposta e nem contato de parte do ifood, a primeira que eu criei funcionou só que estava com o mexam errado, o suporte entrou em contato e me solicitou a exclusão da conta e abrir outra como mercado, e agora faço o cadastro até a parte em que solicita aguardar a abertura da loja o primeiro cadastro foi feito no dia 23/05 e ate agora nada.
entrei pela loja da minha tia por que é a única forma de contato com vocês, “abrindo chamado de uma loja já existente” sendo que o suporte manda eu entrar na minha loja para fazer solicitação de ajuda por lá sendo que meu problema é justamente a criação de conta, então como vou se comunicar com o suporte e saber como anda a criação da minha loja ?
Não existe um contato, uma ouvidoria, um email, um 0800 onde eu possa entrar em contato.
Preciso de ajuda para abertura da minha loja e me sinto desamparado pelo ifood de maneira com somente clientes com loja criadas conseguem se comunicar com a empresa to com problemas na criação e nao tenho suporte.
Oi Jeferson. Esperamos que esteja bem! 😊 Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. ❤️
Tinha um cadastro com o CNPJ, não tava dando certo, então não mexi mais e agora mudei para outro Estado e estou tentando acessar, para mudar o nome do estabelecimento e não consigo, endereço, fazer uma atualização dos dados, mas pelo jeito, vou ter que cadastrar em outra plataforma.
Olá Edvaldo! Esperamos que esteja bem!
Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Basta seguir esse passo a passo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. 😊
Boa tarde, sou entregador e não estou conseguindo acessar minha conta
Me ajuda pfv
Olá, Luiz. Tudo bem?
O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na direct que iremos atendê-lo.
Ontem eu fiz uma entrega numa área de risco, chegando lá o cliente me pagou no Pix e foi embora sem me fornecer o código da entrega. Tentei entrar em contato com ele mas ele não me retornou, como faço pra resolver isso? Estou com o pedido em andamento na televisão e não consigo voltar a fazer as entregas. Como vocês podem me ajudar?
Oi, Jhoni. Entre em contato pela opção de atendimento em nossa plataforma exclusiva para você. Qualquer dúvida, estamos há disposição.
Gostaria de solicitar auxílio para realizar meu cadastro. Ao tentar concluir o processo, recebo a mensagem de erro “CPF Já Cadastrado”. Em seguida, ao tentar recuperar a conta, a mensagem “Erro Inesperado” é exibida.
Poderiam verificar o que está acontecendo e me orientar sobre como proceder?
Agradeço a atenção e aguardo um retorno.
Oi, Lizandro. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.
A empresa não possui central de atendimento para tratar de dúvidas, sugestões ou reclamações. Estou tentando recuperar uma loja que ainda consta no portal, mesmo o CNPJ estando já encerrado, e quando seleciono a opção para recuperar a senha para acesso ao portal dos parceiros, não recebo o e-mail para recuperação da senha.
Por fim, tentei abrir uma nova loja com outro CNPJ, porém recebi a mensagem no e-mail “Para cadastrar um novo restaurante, você precisa fornecer um novo CNPJ, vinculado a um endereço diferente do informado anteriormente.”, sendo assim, como irei reativar minha loja se não estou tendo acesso a ela? E como irei abrir uma nova loja, visto que não permitem abrir no mesmo endereço?
Solicito suporte para esse caso de alguma forma, já que não possuem qualquer opção de suporte por e-mail ou telefone.
Larissa Donato
Olá, Larissa. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso, poderia entrar em contato com a gente através da direct em nossa página oficial @ifoodparaparceiros? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.
Troquei de cidade como faço para alterar meu endereço e cadastrar outro telefone para receber pedido
Oi, Gisele. Ao acessar o Portal do Parceiro com seu login e senha, você encontra no menu lateral (à esquerda da sua tela) o ícone “Perfil”. Basta selecionar a opção e clicar no botão Endereço – assim será possível visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo. Se tiver qualquer problema nessa operação, acione nosso time pela aba “Chamados e ajuda” também do Portal do Parceiro, ok?
Não consigo entrar na minha loja a mais de um ano, não recebo email de recuperação, já fiz de tudo para recuperar loguim e senha , todas as formas possíveis e nada. Por favor alguém para me ajudar?
Oi, Leila. Como você não possui mais acesso ao Portal do Parceiro, envie uma mensagem direta para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) informando o CNPJ de cadastro. Assim conseguiremos analisar seu caso internamente e te dar a melhor orientação.
Oiii, perdi o acesso do email cadastrado, já enviei mensagem no @ifoodparaparceiros e até agora ninguém respondeu. Alguém poderia dar uma atenção. Por favor.
Obrigada
Aguardando
Uma empresa desse tamanho e não tem SUPORTE TÉCNICO pra quem está entrando na plataforma ! Me cadastrei faltando apenas as imagens do cardápio e eu não consigo acessar mais o gestor de pedidos, só aparece erro, o garçom caindo e eu tento cadastrar e já fala que possuo o cadastro. Já fazem semanas que eu estou tentando contato através de WhatsApp, instagram e até na sede de vocês já fui !!! Uma empresa desse tamanho não ter suporte fora do app é HORRÍVEL!!!
Oi, Ana Maria. Você pode acionar o nosso suporte técnico através do Portal do Parceiro. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.