Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
11 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

887 respostas

  1. Boa noite. Posto aqui o que postei no Reclame Aqui.

    Durante todo o processo de cadastro não houve erro, dúvidas ou nada que impedisse de ser finalizado e aprovado, porém ao enviar todas as informações recebi no mesmo momento a mensagem que o processo de autorização poderia demorar de 24hs à 48hs. Aguardei 4 dias (além do solicitado) para tentar acessar a plataforma do Ifood Parceiro e assim que digitei meu login eu recebi no email a chave de acesso e na sequência inclui a minha senha, porém o sistema retornou com a seguinte mensagem:

    “A configuração da sua conta não está atrelada a sua loja, fale com a nossa operação para solucionar o seu acesso”.

    Aqui entra a questão principal da minha reclamação: onde eu consigo o acesso para falar com a operação afim de sanar meu problema de cadastro? Por diversas vezes encaminhei mensagem via instagram, facebook e twitter com o intuito de receber uma resposta, porém não consegui esse contato. As tentativas em redes sociais se deram única e exclusivamente pelo fato do ifood não ter um canal direto de comunicação externo ao portal do parceiro.

    Entendo que quem é lojista e que já tem acesso ao portal pode tirar dúvidas, falar com atendente e resolver suas pendências ali mesmo, porém meu cadastro não permite que eu sequer acesse o portal, me deixando completamente fora de contato com vocês! Como posso resolver algo de problema de acesso ao portal falando com o atendente pelo portal, se não não tenho acesso ao portal?

    Assim como vejo reiteradamente aqui no RA, todos que tem qualquer tipo de problema em relação ao Portal Parceiro simplesmente ficam à mercê e não conseguem operar sua loja.

    Peço encarecidamente o contato de alguém do suporte no telefone que consta aqui para contato e que possamos resolver essa questão da forma mais clara, pacífica e sem ônus para ambas as partes.

    PS. Já sou um restaurante cadastrado no Ifood (outro cnpj obviamente) e conto com a ajuda de vocês em relação à minha questão.

    Desde já agradeço sua atenção e fico no aguardo do seu breve retorno.

    Meu email esta disponível para resolução do caso.

  2. Espero que meu comentário seja aprovado pela moderação e não apagado/excluido.

    Já até printei a tela para verificar se irão fazer isso.

  3. Durante todo o processo de cadastro não houve erro, dúvidas ou nada que impedisse de ser finalizado e aprovado, porém ao enviar todas as informações recebi no mesmo momento a mensagem que o processo de autorização poderia demorar de 24hs à 48hs. Aguardei 4 dias (além do solicitado) para tentar acessar a plataforma do Ifood Parceiro e assim que digitei meu login eu recebi no email a chave de acesso e na sequência inclui a minha senha, porém o sistema retornou com a seguinte mensagem:

    “A configuração da sua conta não está atrelada a sua loja, fale com a nossa operação para solucionar o seu acesso”.

    Aqui entra a questão principal da minha reclamação: onde eu consigo o acesso para falar com a operação afim de sanar meu problema de cadastro? Por diversas vezes encaminhei mensagem via instagram, facebook e twitter com o intuito de receber uma resposta, porém não consegui esse contato. As tentativas em redes sociais se deram única e exclusivamente pelo fato do ifood não ter um canal direto de comunicação externo ao portal do parceiro.

    Entendo que quem é lojista e que já tem acesso ao portal pode tirar dúvidas, falar com atendente e resolver suas pendências ali mesmo, porém meu cadastro não permite que eu sequer acesse o portal, me deixando completamente fora de contato com vocês! Como posso resolver algo de problema de acesso ao portal falando com o atendente pelo portal, se não não tenho acesso ao portal?

    Assim como vejo reiteradamente aqui no RA, todos que tem qualquer tipo de problema em relação ao Portal Parceiro simplesmente ficam à mercê e não conseguem operar sua loja.

    Peço encarecidamente o contato de alguém do suporte no telefone que consta aqui para contato e que possamos resolver essa questão da forma mais clara, pacífica e sem ônus para ambas as partes.

    PS. Já sou um restaurante cadastrado no Ifood (outro cnpj obviamente) e conto com a ajuda de vocês em relação à minha questão.

    Desde já agradeço sua atenção e fico no aguardo do seu breve retorno.

    Deixo meu email disponivel para resolução do caso.

  4. Obrigado moderação do site por excluir ou não aceitar meus comentarios. Estão todos gravados por video e assim irei procurar meus direitos.

    1. Oi, Aline. Nesse caso, entre em contato com nosso time de especialistas pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que te daremos a melhor orientação por lá, combinado? ?

      1. boa tarde tem como alterar o ponto de localização do mapa?? pq os entregadores sempre vão para outro lugar na hora que são chamados, meu endereço esta correto porem no mapa deles o ponto indica outra rua…

  5. estou a dois dias sem conseguir acessar o portal e o ge3stor perdendo vendas e ninguem sabe resolver nem telefones, mandam tudo para portal, mas como se não consigo acessar? alguem poderia me ajudar?

  6. Oi, Marco. Limpar todo o histórico do navegador antes de acessar pode ajudar. Depois, você pode utilizar a opção “Esqueci meu e-mail” no site do Portal do Parceiro para atualizar seus dados. ?

  7. Péssimo a primeira impressão .
    Cadastrei minha pizzaria e não consigo entrar no portal!
    Muito burocrático
    Telefones não atendem!
    Nem iniciei já estou decepcionado
    Vou trabalhar com a concorrência Rappi.

  8. nao consigo finalizar meu cadastro diz que meu cpf esta invalido sendo que está correto já tentei umas tres vezes

  9. Péssimo parceiro ifood, diz que o cartão ifood benefícios passa em todas as máquinas, só ilusão tenho um restaurante tento de todas as formas fazer credenciamento a mais de 1 mês e ate agora nada aff nunca vi .

    1. Oi, Tati. Poxa, sentimos muito por isso. ? Pra que a gente consiga te dar a melhor orientação, entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado? Nossos especialistas vão te auxiliar! ❤️

  10. Oi eu comecei fazer meu cadastro no ifoood entregador e não terminei e não consigo acessar o cadastro para terminar

    1. Oi, Jeanderson. Tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar apenas os nossos restaurantes parceiros com dúvidas e dificuldades, mas já adiantamos que o melhor canal para contato é a opção “Suporte” no app, ok?

  11. Boa tarde! Tenho uma dúvida… Eu posso cadastrar no Ifood um endereço diferente do endereço cadastrado na Receita?

  12. estou ha 5 dias sem conseguir atualizar o cardapio, sempre informando erro tente mais tarde. preciso que um auxilio

  13. Preciso que a equipe Ifood enterro em contato comigo urgente .Sobre meus repasses em aberto ! Já fiz chamados pelo portal mas aí pessoal do IFOOD não resolve nada

    1. Oi, Douglas. Tudo bem? Vamos te ajudar, tá? Manda um direct pro nosso Instagram (iFood para Parceiros) detalhando melhor o que está acontecendo.

  14. Olá, gostaria de saber como faço para cadastrar minha empresa no Ifood em Vantagens do Chef?, ou seja, para estar disponível como vantagens para empresas parceiras.

  15. Boa noite! Preciso de contato urgente do ifood! Estou tentando cadastrar a minha conta bancária para conseguir iniciar as operações como parceiro de vocês mas não consigo. Ele não salva a conta e sempre aparece a mensagem para aguardar 72 horas. Por favor, eu preciso resolver isso pois preciso iniciar a operação o quanto antes. Obrigado. meu telefone de contato é o (41)98838-0505

  16. Boa noite, fiz meu cadastro já tem mais de um mês, ontem entrei estava liberado para trabalhar, hj acessei o app e estava em análise novamente, vocês podem me ajudar?

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