O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.
A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.
Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!
Como entrar no Portal do Parceiro?
Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.
Como configurar o perfil da loja?
Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:
- imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
- logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
- descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
- pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.
Como alterar o número do telefone?
Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.
Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.
Como alterar o endereço da loja?
A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.
Como consultar meu desempenho financeiro?
Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.
Como mudar a conta bancaria no iFood?
Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.
Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:
- Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
- Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.
Como solicitar segunda via de contrato?
Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.
Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.
Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?
Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.
Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.
Como visualizar os pedidos?
No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.
Como alterar horário de funcionamento?
Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.
Como criar uma pausa programada?
As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.
Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.
Como consultar as avaliações?
No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.
Como solicitar a moderação de uma avaliação?
Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.
Como verificar minha área de entrega?
Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.
Como entrar em contato com o iFood?
Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.
Como configurar o cardápio?
No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:
- nome;
- preço;
- descrição;
- foto;
- categoria;
- tamanho;
- complementos;
- classificação de restrições alimentares;
- disponibilidade.
Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.
Como alterar preços do cardápio?
Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.
Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.
Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.
Como alterar a disponibilidade de um item?
A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.
Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.
Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.
Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?
No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.
Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:
- pedidos cancelados;
- tempo aberto;
- pedidos atrasados.
Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:
- pedidos por horário;
- pedidos por dia;
- pedidos por forma de pagamento.
Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:
- visitas no cardápio;
- visualizações;
- itens na sacola;
- revisão do pedido;
- concluídos.
Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.
Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.
Como conseguir o selo Super-Restaurantes?
O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:
- avaliações incríveis;
- preparos sem atrasos;
- pedidos sem erros;
- cancelamento baixo.
Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro.
Como publicar no Feed iFood?
Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.
Como utilizar o Cardápio Digital?
O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.
Como comprar pelo iFood Shop?
O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.
Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?
No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:
- total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
- hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
- número de pessoas que favoritaram a loja;
- número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
- resultado das últimas promoções;
- resumo do desempenho das publicações do Feed.
Como configurar promoções para minha loja?
As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:
- alavancar as vendas;
- conquistar mais clientes;
- fidelizar clientes.
Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.
Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.
Respostas de 893
cancelei o ifood e perdi o acesso ao portal não entra mais já redefini senha e nada, o rapaz do executivo de vocês não me ajuda eu preciso ter acesso aos relatórios de vendas feitas e os pagamentos a cair, como faço?
Oi, Adrielly. Caso você ainda tenha um pagamento a receber, esse será feito por meio de uma Ordem de Pagamento, com retirada de valor direto no banco. Em casos assim, você recebe um e-mail com mais informações, mas caso não tenha recebida, pode enviar assunto e dados da sua loja por direct para https://instagram.com/ifoodparaparceiros.
Gostaria de saber como faço pra ter acesso ao portal do parceiro de novo,não consigo acessar já troquei várias vezes de senha e só dá inválida…
Oi, Severino. Vamos te ajudar com a recuperação do acesso. Para isso, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção “Esqueci meu e-mail”, depois preencha as informações solicitadas. ?
Estou com minha conta digital bloqueada. Desejo desbloqueá-la para que possa receber os repasses semanais como acontecia antes. Ligo, me pedem número da conta, mas, não tenho, pois, estou impossibilitada de entrar no portal do parceiro. Como resolver isso???
Oi, Ana Maria. Sentimos muito por isso e vamos te ajudar, tá? Entre em contato com nossos especialistas pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro.
Oi, sou gestor de tráfego! Recentemente houve um lançamento do IOS 14 e o Pixel de rastreio do Facebook parou de registrar os eventos de compra! Sabendo disso parti para o API de conversões, que é parecido com o Pixel. Entretanto, vi que a Plataforma do Ifood ainda não tem suporte para instalar o API de conversões. Vocês vão atualizar essa funcionalidade na plataforma?
Oi, Daniel. Constantemente realizamos novos ajustes em nossas ferramentas de tecnologia e vamos levar seu comentário ao time responsável para verificar a possibilidade, tudo bem? Qualquer outra dúvida, pode nos enviar mensagem novamente!
preciso de ajuda sobre o portal nao consigo entra com minha conta so no gestor
Oi, Nicolas. Tudo bem? Nesse caso, você pode usar o recurso de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/ 😉
Preciso de ajuda para finalizar o cadastro do meu restaurante.
Oi, Emir. Para problemas com o cadastro do seu restaurante, acesse: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. ? Basta enviar mensagem por lá, para que nossa equipe interna possa ajudar você!
Olá, já possuímos uma loja com vocês no ifood e vamos inaugurar uma nova loja. Gostaria de saber se teria como abrir essa segunda loja no ifood com o mesmo cnpj ou como poderia estar fazendo para cadastrar a filial no aplicativo
Oi, Larissa. Para verificamos a possibilidade no seu perfil, precisamos que siga com o atendimento pelo Portal do Parceiro, tudo bem? Você pode abrir uma solicitação em https://portal.ifood.com.br/cases/help.
Boa noite eu cadastrei minha loja no aplicativo faz 3meses não resebi meus repasse até hoje toda vez fala que vai cai e nunca cai demora 7dia pra atende agente no financeiro e não resolve nada
Oi. Tudo bem? Para assuntos financeiros, você deve entrar em contato pelo suporte disponível no Portal do Parceiro, em Chamados e ajuda. Se preferir, clique diretamente neste link para acessar a opção: https://portal.ifood.com.br/cases/help
criei meu cadastro no app mas nao tenho mais acesso com email e telefone cadastrado, e nao da pra fazer alteraçao. O que tenho que fazer ?
Oi, Douglas! como vai? Você pode utilizar o fluxo de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Não consigo suportar para reativar meu restaurante
Olá! Este é o perfil oficial do iFood para Parceiros. Se você quer se cadastrar para vender no iFood ou tem dúvidas sobre esse assunto, saiba que temos um canal exclusivo no WhatsApp para auxiliar você. Basta acessar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Se ficar com alguma dúvida ou dificuldade, conte com a gente!
BOM DIA.
ME CHAMO CARLOS MEU CELULAR FOI ROUBADO EU TIVE QUE EXCLUIR MINHA CONTA O IFOOD ME PEDIU PARA AGUARDAR SETE DIAS. PARA APAGAR MEUS DADOS PARA QUE EU POSSA ME CADASTRAR DE NOVO. EU QUERIA PEDIR UMA GENTILEZA POR FAVOR APAGA OS MEUS DADOS PARA QUE EU POSSA FAZER UMA NOVA CONTA POIS ESTOU DESEMPREGADO. EU NÃO TIVE CULPA SE MEU CELULAR FOI ROUBADO. MEU CEL 11972330823 CPF. 12411047860
Oi, Jose. Após passado o período de 7 dias, você pode realizar um novo cadastro de restaurante acessando http://ms.spr.ly/6128eEXcQ.
Boa noite, não estou conseguindo entrar na minha conta, podem me ajudar?
Estou com o mesmo problema
Oi, Talita. Tudo bem? Para te ajudarmos com a recuperação do acesso, precisamos que vá até à página do Portal do Parceiro, ou seja, https://portal.ifood.com.br, e clique em “Esqueci meu e-mail”. Algumas informações serão solicitadas – basta preenchê-las para darmos continuidade.
Olá,
Ao entrar hoje no aplicativo vi que minha conta foi banida. Não entendi o motivo pois jamais tive má conduta em algum momento.
Como faço de bike, estou muito mais sujeito a acidentes e já me ocorreu, único motivo que nao completei a entrega. O que acho um absurdo, é a plataforma me desligar sem nem antes dar um aviso.
Como vcs conseguem provar que tive má conduta? Gostaria de saber. Com certeza foi um equívoco e gostaria que vocês resolvessem meu problema o quanto antes.
Obrigado e aguardo retorno
Oi, Iago. Tudo bem? Infelizmente, não conseguiremos te auxiliar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: http://ms.spr.ly/6126eyw0w.
Realizei uma compra usando o app IFood, meu pedido infelizmente não chegou pois fui informada que o motoboy havia sido assaltado.
O pagamento já havia sido realizado pois paguei em débito diretamente. Já faz mais de 48h e não recebi meu reembolso. Já me estressou mto!!!
Oi, Deborah. Tudo bem? No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Para obter suporte com o seu pedido, você pode clicar na opção Ajuda direto no app ou, se estiver em um computador, acessar http://ms.spr.ly/6129ez1vT.
Olá! Fiz um cadastro no app de entregador mas estou com um problema ao logar. Preciso de ajuda pois já não sei onde mais recorrer para resolver este problema.
Sempre que tento logar aparece uma mensagem ” Algo deu errado, tente novamente”.
Oi, Mateus. Tudo bem? No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Pra que possamos te ajudar mais com isso, acesse http://ms.spr.ly/6122ezGGK, que explica como obter suporte nesses casos.
Estou tentando mudar o endereço da loja mais não estou conseguindo
Oi, Charlene. Nesse caso, entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que vamos te ajudar, tá bem?
Boa tarde!
Estou tentando cadastrar o meu mercado no Ifood mas sempre me retorna a página com a mensagem:
“Parece que algo deu errado, estamos com problemas para carregar a aplicação”
Já tentei carregar diversas vezes e nada.
Podem me ajudar?
Oi, Fabiano. Tudo bem? Pra gente conseguir te ajudar melhor, acione nosso canal de atendimento no WhatsApp para falar com nossos especialistas: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1, ok?
Boa tarde, não consigo finalizar meu cadastro no ifood parceiro, quando chega na parte de validar e-mail, não chega e-mail, só aparece a mensagem “sessão expirada” ou erro. Já faz 15 dias e nada! Quero cadastrar meu restaurante e não consigo. Procurei algum suporte mas não acho de jeito nenhum para entrar em contato:(
Oi, Giovanni. Nesse caso, conte com nosso atendimento no WhatsApp exclusivo para cadastro: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1, tá? Qualquer coisa pode chamar!