Toda empresa que vende produtos ou serviços gera uma receita. Assim, a soma de tudo o que ganha com suas operações é considerada a receita bruta. Quando as despesas são diminuídas desse cálculo, como custos com equipe e impostos, obtém-se a receita líquida.
Entender esse conceito é extremamente importante, pois ele não só influencia no seu negócio a longo prazo, como ajuda na tomada de decisões estratégicas.
Neste post, com a ajuda de Afonso Nali Melotti, contador, especialista em Gestão Empresarial e bacharel em Direito, você entenderá o uso e importância da receita líquida e saberá como fazer o seu cálculo. Boa leitura!
O que é receita líquida de vendas?
O entendimento de receita líquida varia conforme a sua aplicação. Por exemplo, a definição da Câmara Municipal de São Desidério, sobre o que é receita corrente líquida, implica a soma de toda receita corrente no mês de referência e nos onze anteriores. Dela, retira-se algumas despesas definidas por lei, como receitas em duplicidade ou a contribuição dos servidores para a previdência social.
Já para uma empresa privada, o conceito também é parecido e pode ser aplicado às vendas. Segundo Afonso Melotti, seria:
(…) o valor que resta após a dedução da receita bruta dos descontos concedidos, devoluções e impostos sobre vendas, como ICMS ou ISS. Em outras palavras, é o valor efetivo que a empresa recebe após esses ajustes.
Qual é a diferença entre receita líquida e bruta de vendas?
Assim, para entender bem o que é receita líquida também é essencial definir sua diferença da receita bruta anual, cujo conceito também pode variar, conforme sua aplicação.
Por exemplo, em geral, ela representa tudo o que a empresa obteve com suas vendas, sem contar as deduções. Porém, a ideia pode ser expandida. Veja essa explicação da XP.
“Vale destacar, no entanto, que a receita bruta sob a ótica tributária possui outras definições. Para fins de aplicação do Simples Nacional, por exemplo, a receita bruta é o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria. Pode ser também o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos”.
Dessa forma, por exemplo, um influencer que vende produtos em seus canais contabiliza uma receita x, que ocorre em sua “conta própria.” Porém, se essa pessoa ganha comissão por anunciar o serviço de terceiros, então gerará também uma receita y, operada na “conta alheia”.
Assim, quando se exerce uma atividade remunerada, entender isso é essencial para levantar todas as fontes de receita bruta. Só assim, é possível retirar corretamente a receita líquida.
Para que serve a receita líquida?
A importância da receita líquida para uma empresa é muito ampla. Isso porque ela influencia as operações no dia a dia, bem como nas decisões futuras. Como explica Afonso:
“Primeiramente, a receita líquida oferece uma visão mais precisa da rentabilidade em comparação com a receita bruta. Ao considerar descontos, devoluções e impostos, a receita líquida revela o montante real que a empresa efetivamente ganha, ajudando a avaliar a eficiência das estratégias de vendas e preços”.
Assim, segundo ele, a receita líquida também é importante para calcular a margem de lucro operacional e o lucro líquido, dados que determinam se o empreendimento está tendo sucesso ou corre riscos.
Outro ponto em que ela pode ser usada é na gestão de custos. Por exemplo, com base na receita líquida, você pode determinar se deve oferecer descontos em produtos e qual sua porcentagem para que não tome prejuízo. No mesmo segmento, ela também é usada para fazer ajuste de preços e determinar políticas de devolução.
Outro uso é quando a empresa entra em uma nova fase de crescimento e utiliza os dados da receita líquida para fazer um balanço de abertura ou, ainda, para conseguir capital para uma expansão ou compra de um ativo imobilizado.
Por fim, é possível usá-la para “(…) identificar tendências e padrões úteis para previsões financeiras e planejamento estratégico”, segundo Afonso, o que permite enfrentar mudanças no mercado.
Como calcular a receita líquida de vendas?
Na hora de saber como calcular receita líquida, pode ser necessário contar com uma assessoria contábil — especialmente se as despesas brutas são elevadas e de tipos variados.
Por exemplo, na contabilidade para restaurantes, uma empresa ME tem impostos maiores que quem atua por conta própria, como MEI. Isso porque os impostos incidentes para esta categoria são menores. Desse modo, um contador ajuda a fazer o cálculo correto e não esquecer nenhuma taxa devida.
De acordo com Afonso Melotti, a receita líquida sobre vendas pode ser calculada considerando aspectos como:
- descontos dados em vendas, por pagamento antecipado ou promoção;
- valores relacionados a produtos ou serviços devolvidos;
- impostos aplicados a vendas, como ICMS, ISS e IPI;
- custos com fretes;
- taxas de cartão de crédito, que podem incidir sobre as vendas.
Dessa forma, um exemplo básico de cálculo seria:
Total bruto de receita mensal: R$50 mil.
Descontos para clientes: R$1mil.
Impostos: R$2mil.
Custos de transporte: R$15mil.
Total líquido: R$50mil – R$1mil – R$2mil –R$15mil = R$32mil.
Como aumentar a receita?
Como você viu no exemplo, uma receita bruta alta não significa um bom lucro, já que é preciso tirar todas as despesas. Assim, você pode vender muito, mas se tiver muitos gastos, a diferença da receita líquida não será tão alta.
Dessa forma, é importante sempre buscar novas formas de aumentar as receitas. A seguir, veja algumas dicas para fazer isso!
Aumente os canais de vendas
Quanto mais vendas, mais possibilidades a sua empresa tem de obter uma boa receita líquida, caso os custos não se elevem muito. Uma boa estratégia é ampliar os canais de vendas para alcançar mais consumidores e facilitar o processo de compra.
Por exemplo, adotar vendas online, seja por site, WhatsApp, marketplace ou redes sociais, é uma boa maneira de ganhar destaque. Nesse caso, é possível que algumas despesas surjam também. Porém, com uma boa estratégia, o resultado pode ser positivo.
Além disso, implementar algumas estratégias nas operações também contribui nesse aspecto. Por exemplo, um restaurante que trabalha apenas com as vendas locais depende muito de clientes virem até ele. Já quem atua só com delivery não conseguirá atender quem gosta de sair para comer fora.
Sendo assim, mediante a possibilidade das operações, atuar nas duas frentes seria uma boa solução para que diferentes públicos fossem atendidos. Aliás, também seria uma boa maneira de aumentar o mix de produtos e usar estratégias de vendas, como combos.
Tenha uma boa estratégia de preços
Falando nisso, um outro aspecto essencial para aumentar as vendas envolve saber definir preços. Nesse cálculo, é sempre necessário considerar que as despesas serão retiradas. Portanto, o preço final de um produto ou serviço deve considerá-las para que a receita líquida seja positiva.
Do contrário, ao cobrar pouco, a sua empresa corre o risco de não ter o suficiente para cobrir custos. Por outro lado, cobrar preços elevados pode levá-la a não vender e ir à falência.
Nesse sentido, junto à definição de preços, também é importante contar com o apoio de um bom estudo de mercado, concorrência e público, a fim de saber quanto cobrar e quando subir os valores.
Busque um maior ticket médio
Quando você consegue vender diversos produtos para um mesmo cliente, em um determinado período, o ticket médio aumenta de valor. Nesse caso, a receita bruta aumenta e a líquida também.
Dessa forma, como é mais complicado vender para quem nunca foi seu cliente, vale a pena investir em estratégias para aumentar esse ticket.
Por exemplo, aproveitando períodos sazonais, é possível lançar promoções de produtos novos, descontos de compras acima de x reais, frete grátis ou uma combinação de várias delas. Assim, levado pela novidade ou pela vantagem do benefício, o consumidor ficará tentado a gastar mais.
Um exemplo são as pizzarias que podem oferecer bebida ou pizza doce gratuita, quando o cliente compra duas pizzas grandes. Essa é uma maneira de criar uma vantagem para a pessoa, além de complementar a sua refeição com um produto que ela já compraria ou desejaria.
Use tecnologia
Atualmente, existem diversos softwares de gestão e contabilidade que permitem levantar importantes dados sobre as suas vendas. Assim, além de facilitar a visão sobre a receita bruta e a líquida, eles também colaboram para as estratégias a longo prazo, pois você pode perceber com facilidade falhas que devem ser ajustadas.
Além disso, muitas soluções integradas também facilitam as operações do dia a dia. Por exemplo, ao identificar o interesse de um cliente sobre um produto, há a possibilidade de enviar um cupom exclusivo, incentivando o fechamento da compra.
Entender a receita líquida de vendas é muito importante. Afinal, sendo retirada da receita bruta, ela demonstra a realidade de como estão as operações na sua empresa. Com isso, é possível não só diagnosticar a saúde financeira, como também elaborar estratégias para melhorar. Aliás, com as dicas do post, você pode buscar por um aumento na receita, que torne seu negócio ainda mais lucrativo.
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