Cadastro iFood: conheça o passo a passo

Tire as principais dúvidas sobre o processo do iFood cadastro. Transforme a sua operação vendendo no iFood!
9 Min
ifood cadastro

Com a crescente popularidade dos serviços de entrega de comida, o iFood se destaca como uma plataforma líder nesse mercado em constante expansão. Se você é um empreendedor em busca de aumentar sua visibilidade e conquistar mais clientes, cadastrar-se no iFood é uma excelente estratégia.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Continue a leitura e saiba como se cadastrar no dia, quais documentos são essenciais e como seguir o passo a passo para começar a vender!

Quais são os documentos para se cadastrar no iFood?

Para cadastrar seu negócio no iFood você precisará dos seus dados pessoais e os dados da empresa.

Os dados da empresa que serão solicitados são:

  • CNPJ válido e CNAE no ramo alimentício;
  • conta bancária vinculada ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de MEI);
  • endereço da loja, incluindo o CEP.

Em relação às questões técnicas, é preciso que você tenha:

  • computador com windows (a partir do 7) ou celular Android;
  • internet para receber os seus pedidos.

É necessário ter CNPJ para o iFood cadastro?

Sim. Para fazer o cadastro da sua empresa no iFood é necessário ter um CNPJ. Ele é a identificação da empresa, assim como o CPF identifica pessoas físicas.

Algumas cidades permitem o cadastro de lojas como Pessoa Física, utilizando somente o CPF. Essa iniciativa visa incentivar a profissionalização de negócios.

No entanto, essas lojas têm condições contratuais específicas e, além disso, para que sua loja continue ativa no iFood você precisará criar uma empresa em até 1 ano após o seu cadastro.

Para abrir um CNPJ, basta seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: você vai precisar ter uma conta no site do governo, se ainda não tiver, basta criar
  • 2º passo: acesse o site gov.br/mei
  • 3º passo: clique em Quero ser MEI
  • 4º passo: selecione a opção ‘Formalize-se’
  • 5º passo: digite seu CPF no campo indicado
  • 6º passo: oreencha os dados do seu negócio. Importante: Tenha atenção na escolha do CNAE! Confira os dados e clique em ‘Confirmar’ Pronto, seu CNPJ já está ativo!

Quais são as taxas cobradas?

Existem duas modalidades de planos iFood: o Básico e o Entrega.

No Básico, a sua loja fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pela própria loja. Nesse caso, as taxas cobradas são de 12% de comissão sobre o valor dos pedidos e uma mensalidade de 100 reais.

No plano Entrega, sua loja também fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pelos parceiros iFood. Nesse caso, as taxas são 23% de comissão sobre o valor do pedido e uma mensalidade de 130 reais.

Além disso, ambos planos cobram uma taxa de 3.2% sobre os pedidos pagos pelo app do iFood. Outro ponto a destacar é que a mensalidade dos planos é cobrada apenas se o seu restaurante vender mais que R$ 1.800,00 no mês.

[rock-convert-cta id=”9927″]

Como se cadastrar no iFood?

É muito simples fazer o cadastro no iFood. Siga os passos abaixo e comece já a vender na plataforma:

  • acesse a página de cadastro e escolha o tipo da sua loja, entre restaurante ou mercado;
  • preencha o formulário de cadastro da loja com suas informações principais para contato, como nome, telefone e e-mail;
  • na página seguinte, apresente as informações de endereço da sua loja. Em seguida, clique em continuar;
  • escolha o melhor plano para o seu negócio, entre o Básico e Entrega;
  • preencha os dados do responsável legal da loja, como nome, CPF e RG;
  • em seguida, você deve preencher as informações do negócio, como CNPJ, razão social, telefone e especialidade;
  • agora você deve apresentar os dados bancários da sua empresa. Caso não tenha uma conta de pessoa jurídica, você pode abrir uma Conta Digital iFood;
  • revise atentamente todos os dados. Essa etapa é fundamental para evitar erros e agilizar o processo de cadastro;
  • escolha um e-mail para acessar sua conta no iFood e para receber todas as comunicações;
  • pronto! Agora o iFood vai analisar todas as informações enviadas e entrará em contato com você por e-mail;
  • após a validação, você receberá o contrato para assinar e poderá configurar sua loja e cardápio.

Em quanto tempo meu negócio estará disponível no iFood?

Quem define a data de início de vendas é você. Entretanto, o prazo mínimo para início no iFood é de 2 dias úteis, sendo o prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato.

Como eu solicito ajuda?

No Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda” você poderá encontrar respostas para as principais dúvidas dos parceiros no iFood.

Caso a sua dúvida permaneça, basta clicar em “Fale com a gente” e abrir um chamado ou falar pelo chat, dependendo da sua necessidade.

Assinei o contrato e agora?

Após assinar o contrato, você terá acesso ao Portal do Parceiro.

Esse canal será o seu grande aliado na experiência iFood. Lá, você encontrará dicas para configurar o seu restaurante dentro do iFood, adicionando seu horário de funcionamento, formas de pagamento, área, taxa e tempo de entrega.

Em seguida, você precisará digitar o seu cardápio com os itens que deseja vender no iFood. Depois, você poderá agendar a data de início de vendas e baixar o Gestor de Pedidos.

No dia agendado, você receberá um tour pelo Gestor de Pedidos e sua loja estará pronta para receber pedidos no iFood.

Agora que você tirou as principais dúvidas de como fazer o iFood cadastro, aproveite a sua visita para tornar a sua loja em parceira do iFood!

Por iFood

Por iFood

66 respostas

  1. Oi Rhammon, tudo bem? No momento, o endereço é único, pois é a partir dele que o raio de entrega é definido. Caso a loja tenha filiais diferentes, é preciso ter um cadastro para cada loja (cada uma com um CNPJ diferente).

  2. Abri uma CNPJ filial de uma de nossas lojas, como faço para cadastrar no ifood?
    Está dando erro – dizendo que fere as diretrizes.

    Mas são duas empresas distintas, dois CNPJs oficiais, endereços com CEP, tudo como o manda o figurino.

    1. Oi, Igor! Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

  3. Tenho interesse em ser entregador do Ifood (Motoqueiro). Como proceder? Quais as exigências em relação a mim e à motocicleta?

    1. Olá, Euro! Tem novidade na área, o perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente la na DM que iremos atendê-lo.

      E ah! Não esquece de seguir para ficar sabendo de todas as novidades, hein? 😉

  4. Estou tentando abrir minha segunda loja com novo CNPJ e não consigo. Abro a pagina para adicionar o nome completo, e-mail e contato. São adicionada as três opções e não segue para mais informações, aparece erro no sistema, podem me ajudar?

    1. Oi, Jocimara! Entre em contato conosco em nosso instagram (@ifoodparaparceiros) explicando um pouco melhor o que precisa que nosso time de especialistas irá tratar sobre o assunto

    1. Oi, Luiz! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

    1. Oi, Anderson! A campanha entra automaticamente para os novos parceiros. Temos esse blog post que explica que “São elegíveis para a ação os novos parceiros que possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) registrados na plataforma iFood como estabelecimento parceiro a partir de 07 de Fevereiro de 2024 até 31 de Março de 2024.” Saiba mais nesse link: https://blog-parceiros.ifood.com.br/regulamento-falta-voce/

  5. Olá.
    Estou me informando sobre o sistema de funcionamento da plataforma ifood. Só posso vender no municipio onde está localizada minha loja? Tendo outros municípios próximos, posso atender? Vender? No caso BadyBassitt-SP fica a loja, 7km de São José do Rio Preto. Poderia atender esse município?

    1. Oi, Fatima! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”. 🙂

    1. Ei Luana. Você consegue alterar o endereço da sua loja acessando a aba “Perfil” do Portal do Parceiro. Caso tenha alguma dificuldade, abra um chamado para um de nossos especialistas na aba Chamados e Ajuda.

    1. Oi, Gilberto, como vai? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.
      Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  6. Impossivel cadastrar com CPF, não existe essa opção. Não tem nenhum chat para esclarecimento, dificil assim. Estou em Salvador BA, tem como fazer o cadastro com cpf ou não?
    71 983364334

    estou tentando a 2 dias

    1. Oi, Gustavo! Para algumas cidades, existe a possibilidade de abrir sua loja como Pessoa Física e utilizar seu CPF! Mas atenção, sua loja terá restrições na contratação de alguns serviços e, além disso, para que continue ativa no iFood você precisa criar uma empresa (com CNPJ) em até 1 ano depois do seu cadastro. Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf/

  7. Já assinei o contrato mas quando abro o gestor de pedidos sempre aparece a mensagem para eu ir assinar o contrato que será enviado por email mas não veio nenhum email com o controle e eu não consigo mexer em nada no gestor de pedidos.

    1. Oi Jose! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

    1. Oi Lais!! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  8. QUERO MAIS INFORMAÇÕES, SOBRE A ENTREGA SE POR VENTURA ACONTECER UM ACIDENTE COM OS MOTOQUEIROS NA MINHA ROTA DE ENTREGA,ESSA DISPESA DOS MESMOS É DE RESPONSABILIDADE DO IFOOD.E SE TEM ISSO NO CONTRATO EM QUE VCS NOS FORNECE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery