Cadastro iFood: conheça o passo a passo

Tire as principais dúvidas sobre o processo do iFood cadastro. Transforme a sua operação vendendo no iFood!
9 Min
ifood cadastro

Com a crescente popularidade dos serviços de entrega de comida, o iFood se destaca como uma plataforma líder nesse mercado em constante expansão. Se você é um empreendedor em busca de aumentar sua visibilidade e conquistar mais clientes, cadastrar-se no iFood é uma excelente estratégia.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Continue a leitura e saiba como se cadastrar no dia, quais documentos são essenciais e como seguir o passo a passo para começar a vender!

Quais são os documentos para se cadastrar no iFood?

Para cadastrar seu negócio no iFood você precisará dos seus dados pessoais e os dados da empresa.

Os dados da empresa que serão solicitados são:

  • CNPJ válido e CNAE no ramo alimentício;
  • conta bancária vinculada ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de MEI);
  • endereço da loja, incluindo o CEP.

Em relação às questões técnicas, é preciso que você tenha:

  • computador com windows (a partir do 7) ou celular Android;
  • internet para receber os seus pedidos.

É necessário ter CNPJ para o iFood cadastro?

Sim. Para fazer o cadastro da sua empresa no iFood é necessário ter um CNPJ. Ele é a identificação da empresa, assim como o CPF identifica pessoas físicas.

Algumas cidades permitem o cadastro de lojas como Pessoa Física, utilizando somente o CPF. Essa iniciativa visa incentivar a profissionalização de negócios.

No entanto, essas lojas têm condições contratuais específicas e, além disso, para que sua loja continue ativa no iFood você precisará criar uma empresa em até 1 ano após o seu cadastro.

Para abrir um CNPJ, basta seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: você vai precisar ter uma conta no site do governo, se ainda não tiver, basta criar
  • 2º passo: acesse o site gov.br/mei
  • 3º passo: clique em Quero ser MEI
  • 4º passo: selecione a opção ‘Formalize-se’
  • 5º passo: digite seu CPF no campo indicado
  • 6º passo: oreencha os dados do seu negócio. Importante: Tenha atenção na escolha do CNAE! Confira os dados e clique em ‘Confirmar’ Pronto, seu CNPJ já está ativo!

Quais são as taxas cobradas?

Existem duas modalidades de planos iFood: o Básico e o Entrega.

No Básico, a sua loja fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pela própria loja. Nesse caso, as taxas cobradas são de 12% de comissão sobre o valor dos pedidos e uma mensalidade de 110 reais.

No plano Entrega, sua loja também fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pelos parceiros iFood. Nesse caso, as taxas são 23% de comissão sobre o valor do pedido e uma mensalidade de 150 reais.

Além disso, ambos planos cobram uma taxa de 3.5% sobre os pedidos pagos pelo app do iFood. Outro ponto a destacar é que a mensalidade dos planos é cobrada apenas se o seu restaurante vender mais que R$ 1.800,00 no mês.

Como se cadastrar no iFood?

É muito simples fazer o cadastro no iFood. Siga os passos abaixo e comece já a vender na plataforma:

  • acesse a página de cadastro e escolha o tipo da sua loja, entre restaurante ou mercado;
  • preencha o formulário de cadastro da loja com suas informações principais para contato, como nome, telefone e e-mail;
  • na página seguinte, apresente as informações de endereço da sua loja. Em seguida, clique em continuar;
  • escolha o melhor plano para o seu negócio, entre o Básico e Entrega;
  • preencha os dados do responsável legal da loja, como nome, CPF e RG;
  • em seguida, você deve preencher as informações do negócio, como CNPJ, razão social, telefone e especialidade;
  • agora você deve apresentar os dados bancários da sua empresa. Caso não tenha uma conta de pessoa jurídica, você pode abrir uma Conta Digital iFood;
  • revise atentamente todos os dados. Essa etapa é fundamental para evitar erros e agilizar o processo de cadastro;
  • escolha um e-mail para acessar sua conta no iFood e para receber todas as comunicações;
  • pronto! Agora o iFood vai analisar todas as informações enviadas e entrará em contato com você por e-mail;
  • após a validação, você receberá o contrato para assinar e poderá configurar sua loja e cardápio.

Em quanto tempo meu negócio estará disponível no iFood?

Quem define a data de início de vendas é você. Entretanto, o prazo mínimo para início no iFood é de 2 dias úteis, sendo o prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato.

Como eu solicito ajuda?

No Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda” você poderá encontrar respostas para as principais dúvidas dos parceiros no iFood.

Caso a sua dúvida permaneça, basta clicar em “Fale com a gente” e abrir um chamado ou falar pelo chat, dependendo da sua necessidade.

Assinei o contrato e agora?

Após assinar o contrato, você terá acesso ao Portal do Parceiro.

Esse canal será o seu grande aliado na experiência iFood. Lá, você encontrará dicas para configurar o seu restaurante dentro do iFood, adicionando seu horário de funcionamento, formas de pagamento, área, taxa e tempo de entrega.

Em seguida, você precisará digitar o seu cardápio com os itens que deseja vender no iFood. Depois, você poderá agendar a data de início de vendas e baixar o Gestor de Pedidos.

No dia agendado, você receberá um tour pelo Gestor de Pedidos e sua loja estará pronta para receber pedidos no iFood.

Agora que você tirou as principais dúvidas de como fazer o iFood cadastro, aproveite a sua visita para tornar a sua loja em parceira do iFood!

Picture of Por iFood

Por iFood

103 respostas

  1. Estou tentando cadastrar minha loja porém informei email errado e o código tockem está indo pra esse email e não consigo finalizar a assinatura do contrato já acionei preciso de ajuda já fiz de tudo e não consigo colocar o e-mail correto pra mim poder finalizar a assinatura do contrato pois estão enviando o código tockem para o e-mail errado já tentei de tudo e não consigo corrigir isso pra poder finalizar a assinatura do contrato e começar a vender pelo Ifood me ajudem por favor

    1. Oi João! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  2. Ao tentar cadastrara minha loja/cnpj, dói informado que já existe um cnpj cadastrado, porém, não fiz o cadastro e nem assinei o contrato.

    Neste momento preciso fazer o cadastro para impulsionar o iFood parceiro e montar meu cardápio e não consigo.

    Preciso urgente de ajuda.

    Fico grata!

    1. Olá, Luma! Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Por lá conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  3. Eu trabalho somente com sobremesas trufas no cone trufas tradicionais bolo de pote bolo de aniversário tortas doces e salgada etc não tenho ponto trabalho em casa quero abri uma firma mais no momento vou continuar na minha casa eu consigo mi cadastra no ifood

    1. Olá, David. Tudo bem?
      Se você tem alguma dúvida ou dificuldade para montar o cardápio, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Assim, nossa equipe interna vai ajudar você.

    1. Oi, Elisangela. Tudo bem? Aqui no iFood temos diferentes planos para atender a diferentes necessidades dos nossos parceiros. Acesse o seguinte link para consultar os planos e valores de cada um: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante/planos. A mensalidade será cobrada apenas quando o seu restaurante tiver movimentações financeiras, ok?

  4. boa tarde, quero cadastrar o meu restaurante só que o antigo dono já estava cadastrado, fiz a alteração do CNPJ e gostaria de saber como posso mudar o titular da conta ????

    1. Olá, Adriano. Tudo bem?
      Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

  5. nao consigo concluir o cadastro da como me mei estar inativo , e nao consigo falar com nenhum responsavel do Ifood parceiros.

    1. Olá, Carolina. Tudo bem? Envie uma mensagem pelo direct do Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso? Assim conseguiremos ajudar melhor.

  6. Boa noite, me chamo Ronaldo vou começar a fábricar salgados em casa, eu posso me cadastrar no Ifood.

  7. já fiz o cadastro da minha loja, assinei o contrato, mas não consigo ter acesso ao portal parceiro para configurar minha loja, preciso de ajuda @ifoodparaparceiros .

    1. Olá, Jeovane. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

  8. ola tenho uma distribuidora de cosmeticos aqui em Serra es e possivel cadastrar para atender o varejo se sim pode me explicar onde procu

  9. Fiz um cadastro, porém não utilizei, agora quando entro da erro e não consigo prosseguir. Deve refazer o cadastro ou há como reativar o antigo?

    1. Olá, Marcelo. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

  10. fiz meu primeiro cadastro no portal, me pediram para aguardar 48 horas para avisar se tinha aprovado ou não o cpf, ja faz mais de 7 dias e até agora nada, en quanto isso estou perdendo vendas

    1. Olá, Otávio. Tudo bem?
      Se você continua sem retorno, recomendamos que entre nesse link para acessar o chat de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/. Os primeiros passos são automatizados, em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

  11. tem 5 meses que tento me cadastrar e fico recebendo falando que a conta bancaria esta errada, ja abri 3 contas em bancos diferentes o povo do atendimento sabe menos que eu, e ninguém consegue ajudar, sempre pedem pra fazer um novo cadastro que da errado.

    1. Olá, Lucas. Tudo bem?
      Para que nosso time possa ajudar você, recomendamos que entre nesse link para acessar o chat de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/. Os primeiros passos são automatizados, em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

  12. Eu minha irmã queremos começar hambúrguer juntas com doces bolos mais não temos ponto no casou seria em casa como agente faz pra trabalhar com APP do ifood

    1. Olá, Elizabete. Tudo bem?
      Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Inclua a sua documentação e a documentação do restaurante. Logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! 🤩

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery