Em um negócio, é fundamental ter acesso a diferentes dados para que a gestão seja feita de forma mais eficiente e as tomadas de decisão sejam acertadas. Uma ferramenta é o Relatório de Conciliação iFood, que traz as informações de eventos faturáveis.
Na prática, a conciliação financeira consiste em analisar, comparar e entender o detalhamento dos lançamentos financeiros iFood e Loja.
Portanto, tudo o que compõe o seu faturamento é analisado no Relatório de Conciliação. Esse é o motivo pelo qual você precisa entender esse documento e saber como usá-lo. Vamos explicar neste artigo. Continue lendo!
O que é o Relatório de Conciliação iFood?
O Relatório de Conciliação iFood é um arquivo com todas as informações dos eventos faturáveis que ocorreram em determinado período de apuração. Assim, são reunidos os dados de vendas, cancelamentos, ressarcimentos, taxas, frete e mais.
A partir desses dados, você consegue interpretá-los e obter informações sobre cada lançamento do seu faturamento. Desse modo, você tem mais visibilidade sobre os detalhes de cada valor, o que permite estruturar melhor a gestão financeira do seu negócio.
Como consequência, você tem mais confiança e transparência sobre o Painel Financeiro disponível no iFood. Especialmente, porque o Relatório de Conciliação integra o Compromisso de Melhoria Contínua, que visa à melhoria da experiência dos parceiros.
Quais são os eventos faturáveis do iFood:
- Vendas.
- Cancelamento total ou parcial.
- Ressarcimentos (pedidos cancelados e reembolsados ao parceiro).
- Ocorrência de venda (situações de débito ou crédito geradas para um pedido).
- Cobrança de taxas relativas a determinado pedido.
- Cobranças de frete referente à entrega de um pedido.
- Comissão cobrada sobre um pedido.
- Ocorrência avulsa (débito ou crédito gerado para uma competência).
- Retenção (valores devidos ao iFood e retidos no repasse).
- Carregamento de saldo devedor de outros meses e que não foi possível reter por saldo insuficiente.
- Processamento manual (qualquer ajuste necessário).
Como baixar o Relatório de Conciliação iFood?
- Entre no Portal do Parceiro iFood e faça seu login.
- Clique em “Financeiro”, disponível no menu.
- Selecione “Notas fiscais e documentos financeiros”.
- Escolha “Documentos financeiros”.
- Verifique “Relatório de Conciliação” e clique em “Baixar arquivo”.
O documento será gerado e ficará armazenado na pasta Downloads. Você pode ver mais detalhes desse processo na imagem a seguir.
Frequência de atualização
A cada semana, o arquivo mensal existente é atualizado, sendo incrementado com os lançamentos do período semanal anterior.
O período semanal compreende de segunda-feira à domingo e a apuração ocorre na segunda-feira seguinte ao término do período. O arquivo é atualizado com o incremento deste período sete dias após a apuração, na próxima segunda-feira.
Considere o seguinte exemplo:
- Período de apuração: 01/07/2024 à 07/07/2024 (segunda-feira à domingo)
- Apuração: 08/07/2024 (segunda-feira)
- Atualização do arquivo da competência de Julho, com incremento referente à essa apuração, ocorre em 15/07/2024 (segunda-feira)
- Após este incremento, o arquivo da competência de Julho ainda estará incompleto, pois continuará recebendo incrementos nas semanas seguintes.
- Após os incrementos semanais seguintes, o arquivo da competência de Julho possuirá todos os lançamentos financeiros contidos no período de 01/07/2024 à 31/07/2024.
Importante: o arquivo vai incorporando mais dados a cada atualização semanal, mas os dados já contidos no arquivo são imutáveis, uma vez que ele é incrementado somente após a apuração, e nenhum novo lançamento financeiro pode incidir em um período após seu encerramento e apuração semanal.
Caso dentro de uma semana de apuração haja quebra de mês, cada lançamento financeiro contido dentro desta semana irá ser incrementado no arquivo da sua respectiva competência.
Como utilizar o Relatório de Conciliação do iFood?
Para utilizar o Relatório de Conciliação do iFood, você deve analisar as duas abas disponíveis:
1- Aba “Resumo”
Essa aba do arquivo traz uma listagem com lançamentos mais frequentes do faturamento do Painel Financeiro, assim é possível identificar cada linha e entender a composição desse valor com os dados do Relatório.
2- Aba “Relatório de Conciliação”
Aqui é onde estarão todos os eventos que compõem o seu faturamento, uma visão detalhada de todas as movimentações sendo acréscimos ou descontos que você pode manipular e receber os insights que mais fizerem sentido para o seu negócio.
Agora que você já viu a carinha do nosso Relatório de Conciliação, quer conhecer o que significa cada coluna desse arquivo? Vamos lá:
Muita coisa, né?
Mas é bem importante que você conheça cada uma dessas informações para saber os melhores e mais corretos caminhos para a conciliação.
E sobre ela, a conciliação, vamos te mostrar como fazer através da Competência:
Relatório de Conciliação por competência
O Relatório de Conciliação iFood por competência traz os dados do que foi faturado no mês vigente. Por exemplo, uma venda feita em 10/09/2023 pertence à competência de setembro de 2023. Isso vale mesmo que a liquidação tenha sido feita somente em outubro de 2023.
Portanto, o que vale aqui não é a data de recebimento do valor, mas sim quando a venda foi realizada. Isso porque o repasse depende do tipo de plano cadastrado pela loja parceira no iFood.
Então, para verificar os dados da conciliação por competência, filtre os eventos faturáveis realizados em determinado mês. Por exemplo, um pedido ocorreu no dia 25/09/2023. Desse modo, a competência é setembro de 2023.
Caso sua loja tenha contratado o plano de recebimento em 4 semanas, o repasse só será realizado no mês seguinte.
Vamos entender alguns casos de uso de conciliação entre portal e relatório?
É possível manipular o arquivo de conciliação para ter as melhores visões para a sua loja e entender a composição de cada lançamento. Isso permite fazer ajustes e verificar se os seus objetivos estão sendo atendidos.
Valor líquido a receber
A soma de todos os lançamentos financeiros com impacto no repasse representa o valor líquido esperado para ser recebido pela loja no período analisado.
O período escolhido para análise pode ser tanto competência (mês e ano), neste caso utilizar o campo ‘competência’ do arquivo, como pode ser alguma semana de apuração específica, neste caso utilizar os campos ‘data_apuracao_inicio’ e ‘data_apuracao_fim’.
Para os casos de uso apresentados na sequência, as análises foram realizadas por competência (Julho/2024).
- Filtrar a coluna ‘impacto de repasse’ em SIM,
- somar a coluna ‘valor’
Comparando a visão de faturamento do Painel Financeiro, temos a mesma informação já calculada.
Neste caso, o valor líquido esperado para ser recebido pela loja, decorrente das movimentações financeiras que ocorreram na competência, é de R$551.877,38.
Entrada Financeira iFood (valor pago pelo cliente)
Hoje não existe um lançamento específico no Painel Financeiro para esse dado, mas esse valor compõem também o valor bruto da venda e é extremamente importante para entender o que foi transacionado via iFood.
Para obter o valor de entrada financeira de pedidos recebido via iFood
- Selecionar o período desejado para análise;
- Selecionar o lançamento ‘descricao_lancamento = Entrada financeira’;
- Selecionar ‘impacto_no_repasse = SIM’ ou ‘responsavel_transacao = IFOOD’;
- Somar valores do campo ‘valor’;
A soma das entradas financeiras iFood será de R$605.246,83.
Valor Recebido via Loja
Esse valor não tem impacto no repasse, mas compõem também o valor bruto da venda e é extremamente importante para entender o que foi transacionado via Loja.
Para obter o valor de entrada financeira de pedidos recebido via Loja:
- Selecionar o período desejado para análise;
- Selecionar o lançamento ‘descricao_lancamento = Entrada financeira’;
- Selecionar ‘impacto_no_repasse = NAO’ ou ‘responsavel_transacao = LOJA’;
- Somar valores do campo ‘valor’;
Comparando a visão de faturamento do Painel Financeiro, temos a mesma informação.
Promoções custeadas pela loja
É muito bom saber tudo que a sua loja custeou de promoções na plataforma, o relatório de conciliação traz esse detalhamento a nível item e entrega, veja como
Para obter o valor de promoções custeadas pela loja (item):
- Selecionar o período desejado para análise;
- Selecionar o lançamento ‘descricao_lancamento = Promoção custeada pela loja’;
- Somar valores do campo ‘valor’;
Para obter o valor de promoções custeadas pela loja no delivery:
- Selecionar o período desejado para análise;
- Selecionar o lançamento ‘descricao_lancamento = Promoção custeada pela loja no delivery’;
- Somar valores do campo ‘valor’;
Valor total investido pela loja parceira em promoções de R$4320,00 + R$395,00 = R$4715,00, assim como é mostrado no Painel Financeiro
Promoções custeadas pelo iFood
Visão de tudo que o iFood custeou de promoções na plataforma, o relatório de conciliação traz esse detalhamento.
- Selecionar o período desejado para análise;
- Selecionar o lançamento ‘descricao_lancamento = Promoção custeada pelo iFood’;
- Somar valores do campo ‘valor’;
Valor total investido pelo iFood em promoções de R$31.700,63, assim como é mostrado no Painel Financeiro
Valor bruto das vendas
O valor bruto das vendas é tudo que foi transacionado naquele período selecionado, será a soma de todas as entradas financeiras (loja e iFood) e todos os incentivos transacionados (com e sem impacto no repasse).
Para obter o valor bruto
- Somar a Entrada Financeira iFood: R$ 605.246,83
- Somar Entrada Financeira Loja; R$ 212.850,08
- Somar Promoções custeadas pelo loja: 4715,00
- Somar Promoções custeadas pelo iFood: R$ 31700,63
Assim temos o mesmo valor apresentado no Painel financeiro
Valores pagos pelo cliente devidos ao iFood
- Filtre a coluna ‘descrição_lançamento’.
- Selecione “Taxas cobradas do usuário devidas ao iFood”.
Mesmo valor apresentado no Painel financeiro:
Comissão do iFood
- Filtre a coluna ‘descrição_lançamento’.
- Selecione “Comissão do iFood”.
- Some a coluna “Valor”.
Nesse exemplo, na visão do Painel Financeiro, esse valor aparece segmentado, sendo R$67.727,89 + R$302,10 + R$23,08 = 68.053,07
Comissão pela transação do pagamento
- Filtre a coluna ‘descrição_lançamento’.
- Escolha “Taxa de transação”,
- Some a coluna “Valor”.
Mesmo valor apresentado no Painel financeiro:
Serviços logísticos
- Filtre a coluna ‘tipo_lançamento’.
- Selecione “Cobrança”.
- Filtre a coluna ‘descrição_lançamento’.
- Escolha “Solicitação de frete (iFood entrega)”.
- Some a coluna “Valor”.
Cancelamentos e reembolsos
- Filtre a coluna ‘tipo_lançamento’.
- Escolha “Ressarcimento”.
- Some a coluna “Valor”.
Nesse exemplo, na visão do Relatório, esse valor aparece segmentado, sendo R$93,42 + R$92,52 + R$32,99 = 218,93
Imposto de Renda
- Filtre a coluna ‘tipo_lançamento’.
- Acesse ”Restituição”.
- Filtre a coluna ‘descrição_lançamento’.
- Clique em “Restituição IR”.
- Some a coluna “Valor”.
Mensalidade
- Filtre a coluna ‘tipo_lançamento’.
- Acesse ”Cobrança”.
- Filtre a coluna ‘descrição_lançamento’.
- Clique em “Mensalidade”.
- Some a coluna “Valor”.
Todos esses valores são os principais para a conciliação financeira das lojas parceiras iFood mas não são os únicos, a depender dos eventos faturáveis e das movimentações realizadas no seu faturamento naquele período de apuração, você irá encontrar outros lançamentos (linhas no arquivos) mas a lógica de conciliação segue a mesma. Assim, fica mais fácil ter os dados necessários para análise e gestão financeira do seu negócio.
Por isso, o Relatório de Conciliação iFood faz toda a diferença. Afinal, ele traz transparência e acesso aos dados. Com isso, você estabelece uma cultura data-driven e toma decisões mais acertadas.
E você, quer saber mais sobre as novidades e o novo Painel Financeiro no app do iFood? Acesse o Espaço de Melhoria Contínua e conheça todas as ações desenvolvidas.
Uma resposta
Gente!!! O que aconteceu com a panilha, porque a panilha tem mais de 2000 linhas pra 500 vendas no mês? Está super poluida, campos desnecessários e valores errados.. Esta muito dificil de compreender, deveria ser algo mais facil de ler os dados!