Restaurante com espaço kids: como montar a melhor opção!

Saiba agora tudo o que você precisa levar em consideração na hora de montar um espaço kids em seu restaurante!

Investir em um restaurante com espaço kids é uma forma de oferecer mais conforto e segurança aos seus clientes, além de atrair mais gente para o seu estabelecimento. Pode parecer um detalhe simples, mas uma área infantil faz toda a diferença.

Afinal, a criançada precisa se entreter enquanto espera a comida ou depois de comer. Enquanto isso, os adultos da família podem relaxar, aproveitar uma boa refeição e conversar tranquilamente — sabendo que seus filhos não apenas estão seguros, mas também estão se divertindo.

Entenda mais sobre os espaços kids e saiba como implementar essa ideia no seu restaurante!

O que é um espaço kids? 

Não há uma regra específica para se criar um espaço kids em um restaurante. Não é necessário seguir um padrão em relação a tamanhos, formatos e atrações para o local, desde que ele combine com o estabelecimento e atenda às necessidades dos seus clientes.

Afinal, na prática, esse espaço nada mais é do que um local dedicado à diversão e ao entretenimento de crianças — e, por consequência, ao conforto dos seus responsáveis, que estão à mesa conversando, olhando o cardápio, aguardando os pedidos ou saboreando a comida.

A ideia é que o espaço kids seja bem-planejado e estruturado, de modo a oferecer segurança e atrativos para as crianças, enquanto os adultos aproveitam o momento em suas mesas.

Quais são as vantagens de um restaurante com espaço kids? 

A ideia do espaço kids é oferecer comodidade e conforto aos clientes que estão acompanhados de crianças, que muitas vezes podem ficar entediadas na mesa. Quando isso acontece, elas podem ficar de mau-humor, pedir para ir embora ou fazer travessuras em busca de diversão. Consequentemente, os adultos acabam não aproveitando a refeição e o passeio como gostariam

Criar uma área kids no restaurante é uma forma de agradar a todos e proporcionar um momento muito melhor, tanto para os adultos como para as crianças. Portanto, essa estratégia tem tudo a ver com a experiência do cliente, e pode ser um diferencial que faz com que sua clientela retorne ao estabelecimento.

Em outras palavras, alguns benefícios de incorporar um espaço infantil no seu empreendimento são:

  • mais comodidade e conforto para os clientes; 
  • entretenimento e diversão para as crianças;
  • atração de novos clientes;
  • possível fidelização da clientela;
  • diferencial competitivo em relação a outros estabelecimentos; 
  • mais satisfação para o público. 

Como montar um espaço kids no seu estabelecimento? 

Depois de saber todos os benefícios agregados e os diferenciais que um restaurante com espaço kids pode oferecer aos clientes, é hora de se inspirar para montar um local completo dedicado aos pequenos.

Invista em móveis e brinquedos 

Geralmente, os restaurantes com espaço kids investem em móveis adaptados para as crianças, tais como mesinhas, cadeirinhas e bancos de plástico ou madeira, todos em tamanho infantil. Além disso, é uma boa ideia forrar o ambiente com tatames e outros emborrachados. Além de reforçar a segurança, esse tipo de revestimento ajuda na decoração e setorização do ambiente. 

Lembre-se de disponibilizar itens como:

  • brinquedos comuns, como bonecas e carrinhos;
  • brinquedos de parque, se possível, como balanço e escorregador;
  • brinquedos infláveis como piscina de bolinhas e pula-pula;
  • papéis, lápis, giz e outros itens de papelaria para desenhar e pintar;
  • jogos (analógicos ou digitais). 

Não precisa investir uma fortuna: use sua criatividade e os recursos disponíveis para proporcionar uma ótima experiência. O diferencial não está em um número enorme de itens ou equipamentos extravagantes, mas no que o espaço e seus elementos geram para as crianças naquele momento.

Defina o local mais adequado 

A escolha do lugar em que será instalado o espaço kids deve ser estratégica. É preciso pensar em diversos fatores: por exemplo, se o local não ficará na passagem, de modo a atrapalhar os serviços; ou se é melhor que fique na área externa ou no próprio salão.

Além disso, é essencial que seja uma área facilmente visível para os responsáveis, de modo que eles possam saber o que as crianças estão fazendo e ficar mais tranquilos. Então planeje bem antes da implementação e pense em cada detalhe que possa otimizá-la e garantir que o espaço seja um bom investimento de tempo e dinheiro. 

Priorize a segurança 

Um restaurante com espaço kids precisa assumir uma responsabilidade muito importante com os seus clientes e com o bem-estar das crianças. Por isso, cada detalhe de segurança deve ser pensado antecipadamente e, claro, seguido à risca no dia a dia. 

Os emborrachados, por exemplo, têm um papel fundamental nesse quesito, já que amortecem impactos. Além disso, é recomendado cercar o espaço kids para evitar que as crianças saiam dele com facilidade, o que pode deixá-las fora de vista.

É importante também:

  • evitar objetos ou móveis pontiagudos que possam machucar as crianças;
  • não ter ou, pelo menos, tampar tomadas no local;
  • se possível, designar um profissional para gerir o ambiente.

Considere também contar com o apoio de um profissional exclusivo para cuidar e entreter as crianças no espaço kids. Além de garantir a segurança, esse profissional pode conduzir brincadeiras.

Use uma decoração lúdica 

Uma boa decoração conta muito para o sucesso do espaço kids em um restaurante. Um visual atrativo é essencial para destacar o ambiente das outras áreas do estabelecimento e cativar a criançada.

Sendo assim, aposte em cores vivas, imagens bonitas e divertidas e brinquedos variados. Garanta também a presença de atividades que prendam a atenção dos pequenos e, de preferência, agreguem conhecimento, educação e experiências positivas. 

Tenha cuidado com a higiene do local 

Lembre-se de manter o local sempre limpo e organizado, além de bem ventilado e iluminado. Tudo isso será percebido e apreciado pelos clientes adultos, além de proporcionar bem-estar para as crianças. 

Portanto, mantenha uma rotina de higienização contínua de todas as superfícies e objetos. Mas defina horários estratégicos para a limpeza: evite realizá-la enquanto o espaço está em uso. Além disso, tenha cuidado com os produtos usados e não deixe os materiais de limpeza no local. 

Comece os preparativos para ter um restaurante com espaço kids: siga as dicas apresentadas para que a implementação seja um sucesso e represente um diferencial competitivo para o seu estabelecimento — e, claro, muita diversão para a criançada!

Quer mais dicas para melhorar a experiência dos clientes e alavancar suas vendas? Aproveite a visita para conferir como montar um cardápio digital

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções