A palavra-chave para quem quer ter um restaurante mexicano bem-sucedido é preparação. Afinal, ao abrir um negócio é importante saber como evitar dificuldades que diminuam seus resultados e conhecer maneiras de potencializar seus lucros, incluindo os aspectos típicos de cada categoria de cozinha.
Para começar, não se deve confundir comida mexicana com a Tex-Mex. Pois, esta última apenas se limita aos elementos da culinária do México que também são usados no estado americano do Texas. Esse é só um exemplo dos cuidados a adotar para investir em um empreendimento que envolve elementos culturais de outro país.
Confira as dicas para abrir um restaurante mexicano e ter sucesso no seu negócio.
Garanta que o cardápio é realmente típico
“Existem vários fatores que estão por trás do negócio e que interferem no seu sucesso”, como afirma Otávio Costa, consultor do iFood.
Mais do que cuidar das questões burocráticas ao abrir um restaurante, em empreendimentos que evocam a cultura de um país, também é preciso fazer jus às suas características. A confusão com Tex-Mex é só uma das situações que não podem ocorrer quando ao abrir um restaurante de comida mexicana realmente típico.
Evitar falhas como essa exige estudo, mas não se limite a pesquisar na internet. Procure coletar informações com nativos e percepções de quem conhece a cultura para disponibilizar itens com o verdadeiro sabor do México.
Estude e domine as formas de preparo
Se o sabor é o carro-chefe de qualquer restaurante, é essencial conhecer profundamente as formas de preparo que caracterizam a culinária que visa representar.
Uma pesquisa cuidadosa ajuda a dominar o uso de técnicas e temperos, por exemplo. Mas são os cursos específicos que promovem um caminho seguro e eficiente. Otávio destaca que “É muito importante que você pare um momento para aprender mais.” Nesse sentido, a plataforma de cursos iFood Decola pode ajudar você.
Organize e decore o espaço
Não é só o cardápio que caracteriza um restaurante mexicano. Quando se trata de nichos de mercado como esse, o local precisa ter o clima certo. Sombreros, caveiras típicas do Dia dos Mortos, cactos, cores e ícones nacionais são só alguns exemplos de elementos para a decoração.
Com o cenário combinando com a comida, seu cliente vai se sentir realmente inserido na cultura do México, e a ida ao seu negócio vai se tornar uma ótima experiência. Aliás, esse diferencial deve ser explorado para atrair mais público.
Divulgue seu restaurante mexicano
Não cometa o erro de ignorar a divulgação, ou todo o seu esforço pode ser perdido. Hoje em dia, o marketing é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
Mesmo você que faz tudo, indo da cozinha à gestão, deve arranjar tempo para fazer a divulgação. Otávio menciona que “é preciso ter jogo de cintura para continuar equilibrando os pratos.”
As estratégias digitais, em especial nas redes sociais, são essenciais para encaixar no seu cotidiano corrido. Além disso, as divulgações online contam com ótimo custo-benefício.
Ofereça o delivery como opção ao salão
Para clientes que buscam comodidade, é preciso oferecer o delivery como opção. Além disso, essa opção gera visibilidade para um restaurante de comida mexicana. Prova das vantagens de adotar os serviços de entrega são os diversos empreendimentos que cresceram com o iFood.
Para garantir o seu sucesso, é fundamental pensar nos detalhes. Desde a qualidade da embalagem até a cordialidade na entrega fazem diferença na experiência do consumidor. Ou você acha que entregar alimentos derramados e frios não deixam sua imagem arranhada junto ao cliente?
Abrir um restaurante mexicano é uma ótima opção para investir em um segmento de mercado que chama atenção do público. Afinal, a mistura de experiência cultural com uma boa comida vai agradar em cheio quem busca novidades no universo da gastronomia.
Aproveite para baixar este material e descubra mais sobre como divulgar a comida mexicana!