Os restaurantes temáticos são aqueles que trabalham com um tema específico, seja nos seus pratos, seja para o espaço físico. Tanto restaurantes que trabalham somente com delivery, quanto aqueles que atendem no espaço físico, podem se posicionar como um restaurante temático. Essa personalidade do negócio se apresenta, por exemplo, na decoração, cardápio, embalagens, atendimento e peças de comunicação.
Esse pode ser um diferencial essencial e chamar a atenção dos potenciais clientes, principalmente em mercados de restaurantes que estão cada vez mais disputados. Além disso, cria uma relação afetiva com quem vai consumir no seu negócio, fidelizando o consumidor.
Quer abrir um restaurante temático? Confira 7 ideias que vão inspirar você nessa jornada!
1. Piratas
Um dos temas de restaurante com maior potencial de sucesso que você pode criar é com a temática pirata. Essa categoria de negócio pede pratos com frutos dos mar. Então, tenha refeições com peixes, camarões, polvos, lulas, entre outros. O mesmo vale para os drinks, que podem ser feitos com rum e hidromel.
E para manter a identidade de marca, é bem interessante criar pratos e drinks feitos com nome de piratas famosos ou elementos do mar. Para complementar, construa uma decoração com elementos que façam referências a piratas. Isso pode ser utilizado, por exemplo, também, oferecendo fantasias para os colaboradores trabalharem uniformizados conforme a temática.
Para manter os clientes engajados, faça ações de “caça ao tesouro” nas redes sociais, ofereça cupons relacionados à temática que podem ser aplicados na sacola de delivery. Já no espaço físico, ofereça objetos para que seus clientes possam tirar fotos fantasiados e dê algum prêmio/desconto para quem postar e marcar o restaurante.
2. Cultura Pop
A cultura pop é muito ampla e oferece uma série de elementos que podem ser utilizados como ideias bem estilosas para restaurantes. Por exemplo, a cultura coreana está super em alta com seriados e bandas que estão dominando o mundo. Para isso, uma estética colorida e a temática de músicas do k-pop podem fazer parte do logo e de toda a identidade do restaurante, além é claro, de toda a referência culinária.
Outro mundo da cultura pop são as séries, que estão super em alta. Elas podem ser outra inspiração para replicar pratos e fazer campanhas de marketing. Também pode-se fazer ações em lançamentos de novas temporadas e realizar dias de maratonas no espaço.
Outra ideia é homenagear ícones pop historicamente relevantes. Então que tal um restaurante com drinks inspirados em músicas da Madonna ou Michael Jackson, por exemplo, para atender os fãs dos cantores?
A chave é trazer itens para as comunicações e pratos cheios de personalidade. Após determinar a temática, basta planejar o cardápio e a decoração — aqui vale usar bastante da criatividade, para que as pessoas interajam com o espaço e engajem numa divulgação digna de uma estrela pop!
3. Nerd
Esta é uma ideia muito divertida e cheia de referências que podem fazer parte do seu negócio, combinação perfeita para conquistar o público. Uma primeira sugestão é contar com criações já consagradas e que atraem muitos fãs das sagas (Game of Thrones, Star Wars, Star Trek, Harry Potter, Senhor dos Anéis, entre outros) para nomear os itens do cardápio ou até reproduzir pratos das telinhas.
Outra sugestão para quem quer investir em elementos da cultura nerd é criar um espaço de luderia, no qual as pessoas possam aproveitar para curtir jogos de tabuleiro, RPG, entre outras possibilidades, enquanto consomem no local. Essa é uma forte tendência, e é possível explorar pratos temáticos para comercializar também no sistema de entregas.
Mundo nerd é uma temática bem interessante para criar ações que engajem seus clientes. Por exemplo, você pode lançar desafios nas redes sociais com enigmas e promoções exclusivas para quem quer participar. Além disso, é possível aproveitar lançamentos de filmes e séries, além de datas comemorativas para oferecer itens de edição limitada do cardápio naquele período.
Por exemplo, o mês de maio conta com duas datas fortes para o público: 4 de maio o Dia do Star Wars e 25 de maio, Dia do Orgulho Nerd. E aqui também vale a dica: tenha itens e ambientes temáticos para que as pessoas possam tirar fotos e sejam incentivadas a postarem e marcar o lugar.
4. Retrô
O conceito retrô é bem marcante e se torna uma ideia legal para restaurantes diferentes, abrangendo um público mais nostálgico que relembra outras épocas, mas também um público mais jovem, que está conhecendo esse universo. Uma das dicas para aplicar no seu negócio é a escolha uma década para remeter-se a ela. A temática dos anos 1950, por exemplo, é diferente da dos anos 1980.
Além disso, você pode criar programações temáticas, como um dia de discoteca para algumas pessoas poderem matar a saudade desse período, e trazer combinações e sabores que estavam em alta na época para compor os pratos.
5. Mundo Animal
Outra tendência de restaurante temático focada em experiência é “mundo animal”. Por exemplo, para proporcionar momentos divertidos, você pode criar grupos de pratos temáticos de acordo com o habitat dos animais (mar, terra, ar, gelo etc).
Além disso, outras questões que podem influenciar a reforçar uma identidade marcante e imponente. Uma delas é brincar com a estética animal print. Também considere personalizar o cardápio com nomes de diversos animais que representem o prato.
6. Rock
O rock é um dos ritmos mais aclamados pelo público e não é à toa. Afinal, ao longo das últimas décadas, o que não faltou foram bandas que marcaram a história. Algumas dicas para um bom restaurante temático com essa pegada é criar pratos e drinks com o nome de bandas.
E esse é um tema em que é possível explorar bastante os elementos para criar um ambiente temático. Por exemplo, você pode decorar a casa com elementos que remetam ao ritmo (guitarras, fotos de shows, vinis e CDs, pôsteres de bandas, caixas de som, pedais de distorção).
Não para por aí! Outra opção é montar uma lojinha que venda itens que chamem atenção dos fãs do ritmo, como camisas de bandas; itens de colecionador; bottons; adesivos, que podem ser distribuídos também pela sua operação de delivery.
7. Países e culturas
Mais uma ideia para restaurantes diferentes é a temática de países e culturas. Mas isso deve ir além de preparar os pratos de uma determinada cultura, como japonesa, árabe, italiana, portuguesa, argentina, entre outras. Para dar o próximo passo, você pode trazer curiosidades da cultura dos países, o que pode ajudar, inclusive, a engajar suas redes sociais.
Outra estratégia para ajudar na divulgação é comemorar datas temáticas e associar a promoções nas redes sociais. Outra dica importante é aproveitar para fazer um marketing diferenciado para seu estabelecimento como na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas.
Para destacar seu restaurante temático e conquistar um público amplo e fiel, é importante ter atenção a alguns critérios, como:
- avalie a região em que você pretende atender e o perfil do seu público. Por exemplo, se é uma região que tem bastantes eventos nerds (um exemplo bem conhecido é o bairro da Liberdade, em São Paulo), escolher o tema “Cultura Nerd” tem mais chances de ter sucesso nesse local;
- analise a concorrência na região. Tome cuidado para não escolher um tema que já conta com muitos concorrentes nos arredores, para não se tornar um “mais do mesmo”;
- veja se você tem afinidade com o tema. Não se engane: os clientes vão perceber se você montar um restaurante temático de um assunto fora do seu domínio. Por exemplo, imagine cometer o erro de colocar um item de Star Trek em um restaurante temático de Star Wars!? Isso afastaria completamente a sua clientela;
- estude sobre a gastronomia dos temas escolhidos. É interessante pensar nisso para gerar diferenciais importantes para o seu estabelecimento. Por exemplo, é sabido que piratas gostavam bastante de rum e hidromel, então, são duas bebidas que não podem faltar no seu bar.
Não deixe também de realizar um marketing diferenciado no tema. Um bom ponto de um restaurante com esse conceito é poder explorar estratégias mais criativas e com melhores resultados.
Considere o conhecimento do seu público sobre o tema! Isso é fundamental para evitar falhas e respeitar algo que pode ser muito importante para as pessoas que visitarem o local.
Fãs de rock querem ver suas bandas preferidas sendo tratadas com respeito em seu estabelecimento, portanto, leve isso tanto na definição dos pratos quanto nas ações de divulgação. É um cuidado que vai com certeza ajudar você a manter uma boa reputação online.
Tudo pronto para iniciar seu restaurante temático? Saiba como fazer um plano de negócio e tenha mais segurança na condução da sua empresa!